Tamanho do texto

A máquina possui o tamanho de um micro-ondas e automatiza 80% do processo de fabricação. Ainda tem ligação com plataforma de receitas online

Passar no mercado e comprar a cerveja favorita para tomar com os amigos pode estar com os dias contados. Isso porque a invenção de uma máquina compacta garante que cervejeiros amadores e profissionais façam a bebida com até 80% da produção automatizada, sem perder o caráter artesanal. Já imaginou você pegando uma receita e produzindo a própria cerveja em casa?

Invenção de máquina promete automatizar 80% do processo de produção da cerveja
Divulgação
Invenção de máquina promete automatizar 80% do processo de produção da cerveja


Cerveja artesanal sem glúten? Sim, isso existe e já testamos

A invenção foi batizada de Bravo!Machine e tem tamanho aproximado de um micro-ondas. A principal função da máquina é automatizar a etapa de brassagem, fase em que os insumos são processados. "Esse é o momento de maior trabalho na hora de fazer cervejas, pode durar até dez horas e geralmente envolve uma ‘bagunça’ na cozinha", conta o designer Ricardo Dantas, sócio da empresa.

Amadores e profissionais

O ponto positivo é que essa inovação não é destinada apenas a profissionais, assim, qualquer amante de cerveja pode se aventurar em produzir a bebida em casa, já que o equipamento é pequeno e acelera a forma de fabricação. 

Receitas digitais

Agora você deve estar imaginando porque você teria uma máquina dessa se você não sabe produzir uma cerveja. Para Ricardo, isso não é problema já que um dos grandes diferencias da invenção é que ela é conectada com uma plataforma online que contém mais de 100 receitas de cervejas . O cadastro e o acesso para esse acervo digital é gratuito.

Conhece cerveja de butiá? Frutas exóticas fazem sucesso nas receitas da bebida

“Além de servir como fonte de informações, é por meio dessa ferramenta que a máquina é programada: o usuário escolhe pela internet a receita que deseja fazer", explica o designer.

Cada produção rende cerca de 15 litros (bastante, né?) e as receitas contam os ingredientes encontrados no mercado. Na máquina, essa produção é fermentada e envasada.

Financiamento

Quando você organiza aquele churrasco, cada um leva uma caixinha de cerveja para não ficar pesado para ninguém, não é verdade? Para conseguir produzir essa tecnologia em larga escala foi usado o mesmo principio: um financiamento coletivo em um modelo próximo ao de pré-venda. Ou seja, a pessoa que contribuir com um valor de R$ 4,9 mil a 5,3 mil adquire uma unidade.

Descubra mitos e verdades sobre a cerveja

O objetivo da empresa é vender dez unidades da invenção e passar a comercializar em torno de seis unidades por mês no próximo ano. E você, ficou com vontade de comprar uma e  virar um mestre cervejeiro?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.