Tamanho do texto

Creme de barbear ou sabonete? Lâmina ou máquina elétrica? Cera quente ou fria? Especialista esclarece dúvidas e fala sobre foliculite

Durante muito tempo, ter pelos pelo corpo era sinônimo de masculinidade, mas hoje muitas mulheres preferem os homens lisinhos. Cuidar da pele e da aparência não é mais uma exclusividade do universo feminino, então, se estiver insatisfeito com os pelos do corpo, a melhor opção é eliminá-los. Para realizar esse processo, conheça os tipos de depilação masculina e escolha a que combina com você.

Saiba quais são os tipos de depilação masculina
Thinkstock/Getty Images
Saiba quais são os tipos de depilação masculina


Depilação masculina é tendência mundial, diz estudo

São diversos os cremes, espumas, tipos de lâminas, ceras e máquinas elétricas, tornando difícil saber qual o melhor método para a depilação masculina . “Os tipos de depilação no homem são basicamente os mesmos disponíveis para as mulheres”, conta o dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Hospital Israelita Albert Einstein, Claudio Wulkan. Mas vale lembrar que os pelos masculinos costumam ser mais grossos que os femininos.

Temporário ou definitivo?

Antes de escolher o melhor tipo de depilação é preciso saber se busca um resultado temporário e ou definitivo . “Existem depilações temporárias que podem ser feitas com cremes depilatórios, giletes, cera quente ou fria e também os métodos mais prolongados ou definitivo com lasers, por exemplo”, fala Claudio.

Cremes de barbear

Para a depilação, é necessário pensar nos cuidados com a pele . O especialista afirma que é recomendado usar cremes específicos para o processo. “Os cremes de depilação possuem componentes calmantes e anti-inflamatórios. Quando for utilizar a gilete ou máquina de barbear, esse item é indispensável”, explica. “É melhor usá-los do que fazer uma depilação a seco ou com sabonete”, alerta.

Lâmina

A técnica mais prática e fácil para fazer em casa é com a lâmina de barbear . Nesse método, o corte é feito na altura da pele, o que significa que logo os pelos irão aparecer novamente, pois não são eliminados desde a raiz.

Esfoliantes: por que eles são fundamentais no grooming masculino?

Cera

Já com a cera , os pelos são extraídos pela raiz, então demoram mais para crescer. Como possuem o pelo mais grosso que as mulheres, essa técnica costuma ser mais dolorosa para os homens. Quem possui tendência a ter pelos encravados é melhor evitar esse método, já que ele pode causar a foliculite.

Foliculite

Escolher o melhor tipo de depilação pode evitar a foliculite
Pinterest
Escolher o melhor tipo de depilação pode evitar a foliculite

“O aparecimento da foliculite após a depilação é uma característica individual. Algumas pessoas têm um pelo que tende a encravar ou a inflamar se retirado completamente ou quando a depilação é feita muito rente à pele”, esclarece o dermatologista.

O especialista explica que existem dois tipos de foliculite:  um é causado por bactéria, fazendo aparecer no rosto bolinhas com pus, o outro é causado pelo próprio pelo do indivíduo. “No segundo caso, ao remover ou cortar muito rente à pele é causado um processo inflamatório que dificulta o pelo a atravessar a epiderme e crescer novamente”, conta.

Máquina de barbear

A máquina elétrica é mais indicada para quem quer aparar os pelos e não tem a intenção de removê-los completamente. Se optar por essa técnica, não esqueça que o gel ou creme de barbear também são necessários.

Oito tratamentos de beleza que elas querem que a gente faça

Eliminar definitivamente

Agora se tem vontade de eliminar definitivamente os pelos, o método de depilação masculino mais indicado é o laser , que atinge os pelos mais grossos e faz com que eles não cresçam mais. Outra opção que pode interessar é a fotodepilação , que afina os pelos, porém não os elimina completamente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.