O que diferencia a escola americana das outras é que ela tem como principal característica a adaptação de estilos já estabelecidos por outras escolas. O processo é basicamente pegar uma cerveja
já existente e adaptar da forma que acham mais apropriado. Isso não significa que não há nada de novo nas cervejas da região.
“A India Pale Ale tradicional da escola inglesa, com a criatividade dos cervejeiros norte-americanos, deu origem à American India Pale Ale
. Posteriormente, surgiu a Imperial India Pale Ale, versão ainda mais intensa em amargor e teor alcoólico”, exemplifica o sommelier de cervejas da Mestre-Cervejeiro.com, Pedro Paranhos.
Foto: Pinterest
Teve uma época em que foi proibida a produção caseira de cerveja
A produção da bebida nos Estados Unidos, tanto doméstica quanto industrial, vem desde a época da colonização britânica. Porém, houve uma proibição na produção caseira no período de 1920 a 1933, por causa da Lei Seca
instituída na época. A revogação aconteceu por meio do presidente Jimmy Carter.
+ Escola cervejeira inglesa: por que ela possui bebidas tão marcantes?
“Com a liberação, deu origem a um grande movimento, que perdura até hoje, através dos quais os cervejeiros criam, estudam e experimentam as diversas variações da bebida e discutem como produzi-las, já que antes estavam limitados a apenas um estilo de cerveja produzido em massa pelas grandes cervejarias”, conta sommelier.
Singularidade
Cada escola cervejeira
possui singularidades e isso contribui para que exista uma enorme variedade de cores, aromas e sabores. A americana, por exemplo, possui como principal ingrediente o lúpulo, que a diferencia das outras. “Pessoalmente aprecio muito a escola americana e um dos seus grandes benefícios é o fácil acesso a exemplares de seus estilos no Brasil”, fala Pedro.
Apreciada por brasileiros
Para o especialista, as cervejas americanas
fazem muito sucesso entre os consumidores brasileiros. “As principais são as American Pale Ale (APA), American India Pale Ale (American IPA), Imperial IPA e Imperial Stout”, conta.
+ Explore a história que existe por trás de um copo de cerveja belga
O bom é que dá para desfrutar de todos os aromas
e sabores
dessa cerveja com característica única sem precisar sair do país. “Hoje temos excelentes rótulos destes estilos disponíveis no Brasil, não apenas de produtores norte-americanos, mas principalmente de micro cervejarias brasileiras que inclusive se destacam em concursos internacionais”, finaliza.
*Deu vontade de apreciar uma boa cerveja? Então fique de olho que nossa série está quase acabando. A próxima reportagem vai falar se já existe uma escola cervejeira brasileira.