Tamanho do texto

De origem japonesa, esse boi de raça também é encontrado no Brasil. Saiba os locais onde a carne geralmente é vendida e o que a torna tão especial

Você é daqueles que adora fazer um churrasco todo final de semana? Ou daqueles apaixonados por carne vermelha? Então que tal experimentar a que é considerada a mais cara do mundo? Ela bem do boi da raça wagyu, um animal japonês com características genéticas diferentes da dos outros bois.

Carne do boi wagyu é considerada a mais cara do mundo
Pinterest
Carne do boi wagyu é considerada a mais cara do mundo


Qual carne usar, tempo para assar e todas as dicas para o churrasco perfeito

Esse diferencial proporciona ao boi wagyu a capacidade de concentrar enormes quantidades de gordura entremeada às fibras da carne. “Chamamos isso de marmorização. Essa marmorização confere à carne maciez e sabor únicos”, explica e especialista do Talho Carnes, Leonardo Teixeira.

Carne especial

O boi wagyu é tão poderoso que qualquer parte dele é macia, mas Leonardo explica que no Brasil as preferências de cortes são da região da lombar, de onde vem os clássicos: filé mignon, contrafilé e alcatra.

Para o especialista, a carne é considerada tão especial porque é uma iguaria e acaba gerando curiosidade nas pessoas. No Brasil, há rebanhos com animais de raça pura, mas não é fácil encontrar a carne desse boi em mercados e açougues.

Cuidado com enganações

Para comprar a carne desse boi  é preciso procurar em açougues gourmet e butiques de carnes, mas tome cuidado com as propagandas enganosas. “Existe muito gado misturado com wagyu sendo vendido como se fossem da raça pura. Procure por carnes certificadas e questione sempre a origem”, aconselha o profissional.

Quer se aventurar como churrasqueiro? Anote as dicas e faça o churrasco perfeito

Desembolse uma grana

Se você ficou com vontade de experimentar essa iguaria, é melhor preparar o bolso. “Se o animal for 100% puro, ou seja, sem cruzamentos, o quilo pode passar dos R$ 500, dependendo do corte. Em animais cruzados o mesmo corte pode ser encontrado pela metade do preço”, conta Leonardo.

Fala sério, com esse dinheiro dá para fazer um churrasco para a família, os amigos e quem mais quiser participar da festa, não é mesmo? Mas se dinheiro para você não é problema, saiba que não é bom consumir essa carne em excesso.

“Por ser muito gorda, a carne do wagyu deve ser consumida como degustação e apreciação”, alerta o especialista.

Virar a carne seguidas vezes reduz tempo na grelha. Teste no churrasco

Preparo

Existem vários modos de preparar a carne do boi wagyu, mas a forma mais tradicional é uma receita do país de origem do animal. “No Japão , esse animal é consumido em pedaços pequenos na chapa ou em fatias muito finas tipo carpaccio, mergulhadas em caldos aromáticos”, conta Leonardo. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.