Tamanho do texto

Veja dicas do que você precisa abandonar agora mesmo e o que você deve adotar um visual mais moderno e atraente

Ter barba não é para qualquer um. Isso exige, muitas vezes, cuidados extras que vão além de atitude e ousadia. Entre uma modinha e outra, às vezes o estilo que está em alta pede que você tenha uma atenção redobrada para não fazer feio por aí.

Leia também: Especialista responde as maiores dúvidas dos homens sobre barba

Ter alguns cuidados com a barba  é fundamental para não acabar com um visual desleixado e até esquisito. Para fugir de uma catástrofe nos pelos, o especialista da Grecin, Eduardo Machado, conta quais são os 7 maiores erros em cada tipo de barca e como cuidar da aparência barbuda . Veja:

1. Cuidado com desenhos

Barba desenhada pede manutenção constante
Reprodução
Barba desenhada pede manutenção constante

Muitas vezes o mundo da ficção, com personagem Seneca Crane (Wes Bentley) da série de filmes "Jogos Vorazes", pode influenciar na escolha de nosso visual. Mas se o profissional não souber direito o que está fazendo, usar os pelos do rosto para formar desenhos acaba em tragédia estética. Se isso combinar muito bem com seu estilo, tudo bem, agora se é algo que gera dúvidas, fique no simples. Essa é sempre uma opção segura

2. Nem todos podem apostar no estilo "bode"

Estilo bode não combina com rostos longos ou para homens com queixos marcados
Reprodução
Estilo bode não combina com rostos longos ou para homens com queixos marcados

A barba bode foi um grande sucesso nos anos 90, mas o look não cai bem para a maioria dos homens. Esse detalhe vira o centro das atenções no rosto – nem o galã Brad Pitt ficou bem o bodinho. Se seu rosto for longo e o queixo bem marcado, por exemplo, essas características ficarão ainda mais em evidência. Os pelos do rosto têm de manter o equilíbrio natural com os outros elementos para que eles não se sobressaiam além do normal.

Leia também: Rapaz supera bullying por estar acima do peso e faz sucesso com dicas de estilo

3. Só parte do rosto com fios? Nem sempre é uma boa ideia

Deixar o queixo liso, sem pelos, pode não ser a melhor ideia ao pensar em visual com barba
Reprodução
Deixar o queixo liso, sem pelos, pode não ser a melhor ideia ao pensar em visual com barba

Essa ideia não é muito recomendada para homens que buscam um visual atraente.  Deixar a parte do queixo sem nenhum pelo, enquanto o restante do rosto tem a barba, cheia é um dos erros de quem quer inovar. Muitas vezes, a uniformidade é a alma do look.

4. Volume e comprimento 

Ator Matthew McConaughey já foi adepto de uma barba selvagem
Reprodução
Ator Matthew McConaughey já foi adepto de uma barba selvagem

Quem quer usar uma barba com bastante volume e um comprimento maior, tem que pensar nos cuidados que esse visual exige. Além de aparar, produtos para cuidar dos pelos são fundamentais para deixar tudo no lugar e sem aquela aparência salvagem - como chegou a fazer o ganhador do Oscar, Matthew McConaughey. Ou seja, não basta apenas deixar crescer, tem que cuidar!

5. E raspar só o bigode, pode?

Barba sem bigode
Reprodução
Barba sem bigode

Esse tipo de barba, sem bigode, acaba desenhando a parte inferior do rosto e pode diminuí-lo. Dependendo do estilo e formato da face, usar esse estilo pode causar um estranhamento e até a impressão de que algo ficou de fora na hora de montar o visual. Na dúvida, siga a regra: melhor sobrar do que faltar.

6. Muuuitos pelos

Pescoço peludo
Reprodução
Pescoço peludo

Ahhh... muitas mulheres adoram pelos, mas pescoço barbado é algo que elas não acham atraente em um cara. Isso demonstra uma falta de cuidado com o corte final. O ideal é tirar esse excesso de pelos com a maquininha e, para quem quer ter um aspecto mais formal, finalizar com a lâmina de barbear, para um resultado ainda mais limpo.

Leia também: Barba feita no vapor? Conheça a técnica e os benefícios

7. Melhor estilo barbudão

Naufrago
Divulgação
Naufrago

Quem teve a paciência, o cuidado e a dedicação de deixar os pelos faciais crescerem por anos também precisa seguir algumas regras básicas. O look se torna uma marca registrada, o que pode ser um problema caso... Não, na verdade, se alguém conseguir chegar nesse estágio, não há nada que outros mortais possam opinar: ele é o Senhor da Barba. Mas, claro, lembre-se de manter os pelos sempre limpos e bem cuidados! 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.