Veja dicas do que você precisa abandonar agora mesmo e o que você deve adotar um visual mais moderno e atraente
Ter barba não é para qualquer um. Isso exige, muitas vezes, cuidados extras que vão além de atitude e ousadia. Entre uma modinha e outra, às vezes o estilo que está em alta pede que você tenha uma atenção redobrada para não fazer feio por aí.
Leia também: Especialista responde as maiores dúvidas dos homens sobre barba
Ter alguns cuidados com a barba é fundamental para não acabar com um visual desleixado e até esquisito. Para fugir de uma catástrofe nos pelos, o especialista da Grecin, Eduardo Machado, conta quais são os 7 maiores erros em cada tipo de barca e como cuidar da aparência barbuda . Veja:
1. Cuidado com desenhos

Muitas vezes o mundo da ficção, com personagem Seneca Crane (Wes Bentley) da série de filmes "Jogos Vorazes", pode influenciar na escolha de nosso visual. Mas se o profissional não souber direito o que está fazendo, usar os pelos do rosto para formar desenhos acaba em tragédia estética. Se isso combinar muito bem com seu estilo, tudo bem, agora se é algo que gera dúvidas, fique no simples. Essa é sempre uma opção segura
2. Nem todos podem apostar no estilo "bode"

A barba bode foi um grande sucesso nos anos 90, mas o look não cai bem para a maioria dos homens. Esse detalhe vira o centro das atenções no rosto – nem o galã Brad Pitt ficou bem o bodinho. Se seu rosto for longo e o queixo bem marcado, por exemplo, essas características ficarão ainda mais em evidência. Os pelos do rosto têm de manter o equilíbrio natural com os outros elementos para que eles não se sobressaiam além do normal.
Leia também: Rapaz supera bullying por estar acima do peso e faz sucesso com dicas de estilo
3. Só parte do rosto com fios? Nem sempre é uma boa ideia

Essa ideia não é muito recomendada para homens que buscam um visual atraente. Deixar a parte do queixo sem nenhum pelo, enquanto o restante do rosto tem a barba, cheia é um dos erros de quem quer inovar. Muitas vezes, a uniformidade é a alma do look.
4. Volume e comprimento

Quem quer usar uma barba com bastante volume e um comprimento maior, tem que pensar nos cuidados que esse visual exige. Além de aparar, produtos para cuidar dos pelos são fundamentais para deixar tudo no lugar e sem aquela aparência salvagem - como chegou a fazer o ganhador do Oscar, Matthew McConaughey. Ou seja, não basta apenas deixar crescer, tem que cuidar!
5. E raspar só o bigode, pode?

Esse tipo de barba, sem bigode, acaba desenhando a parte inferior do rosto e pode diminuí-lo. Dependendo do estilo e formato da face, usar esse estilo pode causar um estranhamento e até a impressão de que algo ficou de fora na hora de montar o visual. Na dúvida, siga a regra: melhor sobrar do que faltar.
6. Muuuitos pelos

Ahhh... muitas mulheres adoram pelos, mas pescoço barbado é algo que elas não acham atraente em um cara. Isso demonstra uma falta de cuidado com o corte final. O ideal é tirar esse excesso de pelos com a maquininha e, para quem quer ter um aspecto mais formal, finalizar com a lâmina de barbear, para um resultado ainda mais limpo.
Leia também: Barba feita no vapor? Conheça a técnica e os benefícios
7. Melhor estilo barbudão

Quem teve a paciência, o cuidado e a dedicação de deixar os pelos faciais crescerem por anos também precisa seguir algumas regras básicas. O look se torna uma marca registrada, o que pode ser um problema caso... Não, na verdade, se alguém conseguir chegar nesse estágio, não há nada que outros mortais possam opinar: ele é o Senhor da Barba. Mas, claro, lembre-se de manter os pelos sempre limpos e bem cuidados!