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Nutricionista fala de benefícios, suplementação e para quem é indicado esse tipo de alimentação. Veja também um exemplo de um cardápio completo

É comum ouvir de especialistas que o ganho de massa muscular  é otimizado se a prática da atividade física estiver aliada a uma alimentação bem orientada. E uma dieta que pode trazer bons resultados é conhecida como nutrição esportiva. Sim, você pode seguir essa dieta sem ser um atleta profissional! Os benefícios são muitos, mas é preciso cuidado antes de começar a seguir esse cardápio.

Nutrição esportiva auxilia no ganho de massa muscular
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Nutrição esportiva auxilia no ganho de massa muscular


A nutrição esportiva é um estudo que aplica os conhecimentos da alimentação às necessidades de uma pessoa que pratica esportes ou atividades físicas. “Dentre os principais objetivos da nutrição esportiva estão a promoção da saúde, a melhora do desempenho e otimização da recuperação pós-exercício”, afirma a nutricionista esportiva funcional Thaliane Dias Mack.

Essa prática muitas vezes é feita junto com uma suplementação , mas a especialista salienta que não é algo essencial. “O importante é ofertar o que o indivíduo precisa contemplando o requerimento nutricional que a atividade física que ele pratica necessita, isso pode ser feito tranquilamente utilizando apenas alimentos”.

Quando é indicado?

Adotar uma dieta dessas é indicado para quem pratica atividades físicas de forma regular e tem o desejo de melhorar o desempenho e a performance nos treinos. Já quem realiza atividades físicas esporadicamente de forma recreativa deve optar pela nutrição clínica, que já será eficaz, de acordo com a nutricionista.

A dieta busca atender as necessidades pessoais dos indivíduos
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A dieta busca atender as necessidades pessoais dos indivíduos

“A prática de atividade física gera demandas específicas e por meio da nutrição esportiva é possível reconhecer quais são elas. Então é ofertado os nutrientes que terão efetividade e eficiência em contemplá-las”, esclarece Thaliane.

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Agora diferente das pessaos ativas, as que são totalmente sedentárias ou que fazem exercícios esporadicamente não gastam tanta energia e não precisam repor muitas calorias, por isso, as dietas são diferentes.


Exemplo de cardápio

A nutricionista elaborou um cardápio para demonstrar como seria uma nutrição esportiva. Vale lembrar que a dieta a ser seguida vai depender da modalidade praticada e do objetivo do paciente e esse é apenas um exemplo bem específico.

O cardápio montado é para um homem que faz musculação e natação concomitantemente e que deseja perder percentual de gordura.

Refeição 01 – Farofa de ovos cozidos ou mexidos em panela de teflon (se possível, caipiras) com flocos de aveia ou flocos de quinoa + café preto (orgânico se possível) sem açúcar;

Natação – 45 minutos;

Intra-treino – Sanduíche de pão integral ou wrap com pão folha integral + frango desfiado ou carne moída magra + ricota + azeite a gosto;

Musculação – 60 minutos;

Refeição 02  – Tapioca (com grãos) + pasta de amendoim + Shake- Proteina hidrolisada com gelo e banana prata congelada (ou, se não quiser bater tudo junto pode comer separado);

Refeição 03 – Vegetais e folhas a vontade + Azeite extra virgem – consumo de azeite com acidez menor do que 0,3% + Arroz integral + feijão preto ou carioca + Carne Magra Assada/Cozida;

Refeição 04 – Mini escondidinho de carne moída com mandioca (sem creme de leite);

Refeição 05 – Mix de oleaginosas + Fruta com casca;

Refeição 06 – Tilápia ou Filé de frango grelhado + Vegetais a vontade;

Refeição 07 – Abacate - doce (com cacau em pó) ou salgado (com cebola, tomate e ervas finas) + porção pequena de biscoitos de arroz.

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Thaliane ressalta que o ideal é sempre procurar um profissional para que ele possa calcular as necessidades pessoais do paciente e partir dessas informações montar o tipo de nutrição esportiva ideal.

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