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A barra fixa é um dos mais clássicos exercícios para as costas. Educador físico dá dicas para desenvolver os músculos e monta série para você treinar

A mulherada geralmente gosta de homem de costas largas e barriga definida. E não há milagre, se quiser fazer parte desse perfil é preciso cuidar da alimentação e partir para o treino. Mas nem precisa ser fechado em uma academia. Uma tarde de sol no parque já rende uma ótima sessão de exercício. 

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Barra fixa é um dos mais clássicos exercícios para as costas
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Barra fixa é um dos mais clássicos exercícios para as costas


Para trabalhar as costas , um aparelho clássico é a barra fixa . Você a encontra nas academias ou naqueles espaços dedicados a atividade física em parques ou mesmo em praias. Nela você usa o peso do próprio corpo para se exercitar ou turbinar o movimento com canaleiras com peso nos tornozelos, por exemplo. 

Variações de exercícios

Dependendo da pegada, muda o enfoque do exercício, como explica Anderson santos de Paula,  profissional de educação física da rede Just Fit academias. "Com pegada larga [como na foto acima], coloca ênfase na parte superior do músculo latíssimo do dorso [aquele que fica na lateral das costas]. Pode fazer de 3 a 4 séries, com 10 repetições cada uma". 

É possível também fazer o exercício invertido. Escolha uma barra mais baixa e fique embaixo dela, com o corpo inclinado, com os calcanhares apoiados no chão. Eleve o corpo em direção à barra. " A  remada é um exercício que aciona boa parte da musculatura das costas", diz Anderson. Ele também recomenda 3 a 4 séries de 10 a 12 repetições. 

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A remada pode ter inúmeras variações e ser feita não apenas na barra fixa. Há aparelhos dedicados a trabalhar os músculos das costas e também pode fazer a chamada "remada curvada", na qual o aluno posiciona a barra entre as pernas e movimenta, trazendo o aparelho para perto do perto. Nesse movimento, os cotovelos deve ficar próximos ao corpo e a coluna, reta. A dica é manter o abdômen contraído. 

Músculos em evidência

O educador físico lembra que para ter músculos em evidência e ficar mais definido é preciso se dedicar à musculação e também fazer um trabalho de cardio. "Tanto dieta quanto exercício aeróbicos são importantes para queimar gordura e assim deixar os músculos mais aparentes", resume. De nada adianta ter músculos e uma camada de gordura por cima. 

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E seja para um treino de costas ou para um mais amplo, que envolva todo o corpo, é sempre importante consultar um profissional para aprender os movimentos de maneira correta e evitar lesões. Conhecendo o exercício, o treino no parque ou na praia será mais muito mais proveitoso, por exemplo. 

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