Tamanho do texto

O velho conhecido movimento da flexão é muito eficiente para trabalhar os membros superiores. Veja os exercícios

Qualquer um já fez uma flexão de braço. Desde as brincadeiras de crianças até os treinos pesados na academia, o exercício é um clássico e não é a toa. Ele é excelente aposta para trabalhar braços , ombros e peito

Exercícios físicos podem aumentar contagem e qualidade do espermatozóide

Flexão trabalha braços, ombros e peito
shutterstock
Flexão trabalha braços, ombros e peito


Se feito com um apoio mais aberto, é voltado para fortalecer o peitoral . Se os braços ficam juntos ao corpo na flexão , a ênfase é no tríceps . Além disso, o movimento, segundo Juliana Mouffron Bittencurt, educadora física da rede de academias Smart Fit, é usado em diversos esportes como vôlei, natação, lutas e até futebol na fase de treinamentos e fortalecimento. 

Juliana é quem aponta 4 variações desse clássico. E a vantagem: você pode fazer os exercícios em qualquer lugar, basta procurar um apoio. Para todos os movimentos do alerta da professora é em relação à postura: é preciso manter sempre o abdômen contraído para evitar lesões e sobrecarregar a lombar. Dessa forma, o corpo se mantem reto durante todo o exercício, como uma prancha. 

Treino para costas: aposte nos exercícios de barra fixa e na remada

Dicas anotadas? Vamos aos movimentos: 

Apoio de mãos

A versão clássica é com as mãos apoiadas e as pontas dos pés apoiadas no solo. Aqui, a ideia é elevar o corpo e usar um apoio sob as mãos. Pode ser um par de halteres ou um step, de estiver na academia. Se estiver na praia, use um banco baixo ou mesmo o meio-fio da calçada. Estique os braços e desça em direção ao solo. 

Apoio de pés

A ideia é inverter o exercício anterior. Agora, as mãos ficam no solo e os pés são elevados. De novo, vale usar um step ou mesmo um banco. E sempre tenha cuidado de manter o corpo reto e o abdômen contraído. 

Joelho no chão

Essa posição tornará o exercício um pouco mais simples. Troque o apoio da ponta dos pés pelos joelhos e desça o corpo em direção ao solo. 

Unilateral

Mas se você já está mais treinado e condicionado, aposte na flexão unilateral. Faça a posição clássica, com os pés afastados. Apoie um dos braços nas costas e desça em direção ao solo usando apenas a força do outro. Cuidado para o corpo não inclinar. Faça uma série e troque o braço de apoio. Repita a mesma série. 

Eles trocaram barriga de cerveja por músculos em apenas 10 semanas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.