Manual da cachaça: entenda mais sobre os tipos e diferenças da bebida brasileira

Expert explica a história da cachaça e quais são as características mais marcantes de cada tipo dessa bebida tão popular no Brasil e no mundo

Ahhh, a cachaça! A boa e velha " caninha " traz em seu dna brasileiro uma das bebidas destiladas mais populares do mundo. Muitos a apreciam essa  aguardente de cana artesanalmente, mas poucos sabem como é produzida e quais são os estilos entre cada uma delas.

+ Copo de cerveja - veja o tipo certo para saborear ainda mais a bebida

Foto: Divulgação
Reserva 51 Carvalho Americano, uma cachaça extrapremium, com sabor intenso

Cachaça é tudo igual? De jeito nenhum! Tipos, cores e gostos podem diferenciar uma da outra, além de outros fatores. Para ensinar um pouco mais sobre o assunto, Simone Nakazone, gerente de P&D da Companhia Müller de Bebidas, contou um pouco da história da nossa bebida. Veja, entenda e aprecie:


A mais brasileira das bebidas

Não há um registro oficial que retrate quando e como a bebida foi inventada. Fato é que ela está presente na história, nos copos e na vida de milhares de brasileiros. Reconhecida como um produto legitimamente brasileiro nos Estados Unidos, pelo TTB (Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau), o órgão governamental do país, ela faz parte de nossa cultura.

Uma bebida alcoólica só pode ser considerada cachaça se for destilada a partir do caldo da cana-de-açúcar e produzida em solos canarinhos, com graduação alcoólica entre 38 e 48%/vol.

Atualmente, a produção segue uma rigorosa legislação, que assegura a qualidade e as características da bebida em todas as doses servidas. Em todo o Brasil, em um único dia, são servidas mais de 9 milhões de doses. São mais 270 milhões por mês. 

+ Um ano comendo só batatas e 50 kg a menos: veja como foi essa experiência

A Classificação das cachaças

Ela pode ser branca, armazenada ou envelhecida. Veja abaixo mais detalhes sobre cada tipo:

Branca

Mais tradicional e difundida, a branca é aquela que, depois da destilação, descansa em aço inox e em seguida é padronizada e engarrafada, não sendo armazenada em barris de madeira. Seu processo produtivo resulta em um líquido incolor e translúcido, com sabor e aroma que se aproximam às características da cana-de-açúcar. A cachaça branca é ideal para ser apreciada em doses, drinks e até mesmo em receitas gastronômicas. 

Armazenada

Encaixam-se nesta categoria as cachaças que ficam armazenadas em recipientes de madeira e que não se enquadram nos critérios de envelhecimento definidos.

Envelhecida

São aquelas que passam pelo processo de envelhecimento em barris de madeira apropriados, com capacidade máxima de 700 litros e que podem ser denominadas de acordo com a classificação abaixo.

Envelhecida : é a bebida que contém no mínimo 50% de cachaça envelhecida por um período não inferior a 1 ano.

Premium : é aquela que contém 100% da versão envelhecida por um período não inferior a ano.

Extra Premium : é a que contém 100% de versão envelhecida por um período não inferior a 3 anos.

Blends

As cachaças podem ser envelhecidas e armazenadas em barris e tonéis de diferentes tipos de madeiras e cada tipo atribui características de aroma e sabor à bebida. Os Blends são misturas entre esses diferentes tipos de bebida, resultando em produtos únicos e com características sensoriais diversas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a cachaça e suas diferenças, consegue dizer qual é a sua preferida?

+ Quer se aventurar como churrasqueiro? Anote as dicas e faça o churrasco perfeito

Link deste artigo: https://deles.ig.com.br/mundo-masculino/2017-01-13/cachaca-bebida-brasileira-tipo.html