Tamanho do texto

É melhor malhar de estômago cheio ou vazio? Trocar sempre o treino é bom ou ruim? Fazer a série até sentir dor é necessário? Descubra e não erre mais

Resolveu que vai deixar o sedentarismo de lado e levar uma vida fitness? Isso é ótimo, mas é preciso cuidado na hora de executar os treinos. Quando se começa a fazer musculação, é comum que cometer muitos erros, ou porque não se tem orientação correta ou por desejar resultados instantâneos.

Especialista aponta quais são os erros comuns que as pessoas comentem na musculação
shutterstock
Especialista aponta quais são os erros comuns que as pessoas comentem na musculação


Leia também: Hipertrofia - veja dicas de exercícios e dieta para ganhar massa e "crescer"

A luta contra a balança é dura, então é preciso calma e foco para obter bons resultados e conquistar o físico que tanto sonha. Para ajudar a evitar problemas na tentativa de ser fitness, o preparador físico Fábio Aquino lista os sete erros mais comuns na musculação que podem prejudicar o ganho de massa.

1. Fazer mais sequências para ganhar mais músculos

Não adianta quer compensar tudo que não malhou de uma vez só. O especialista explica que fazer os exercícios em excesso pode provocar uma overdose de treinamento, causando esgotamento e um efeito inverso, ou seja, faz você perder massa muscular.

Quando você está treinando, o corpo libera testosterona, insulina e hormônio do crescimento. É isso que estimula o crescimento muscular, mas o corpo também libera cortisol, um hormônio pode atrapalhar a capacidade do corpo de usar a proteína de forma adequada, e isso interrompe o crescimento muscular.

2. Achar que o músculo só cresce quando sente “queimando”

Outro erro grave é achar que para obter a hipertrofia muscular é preciso fazer repetições até sentir dor. De acordo com o preparador físico, a dor é causada pela liberação de ácido lático, que desencadeia os hormônios que estimulam o crescimento.

Leia também: Vigorexia: os homens musculosos que não conseguem parar de malhar

O problema é que quando esse hormônio é liberado em excesso também proporciona um efeito contrário e é perigoso, pois além de deter o crescimento, causa rupturas no músculo. Então vá com calma!

3. Perder tempo com exercícios errados

Faça tudo que está dentro do limite e não fique trocando de treino toda hora
Arquivo
Faça tudo que está dentro do limite e não fique trocando de treino toda hora


Há também quem acredite que ficar mudando as sequências de treinamento toda hora leva à hipertrofia. Porém, é justamente a repetição que faz a força e aumentar de forma significativa. Desse jeito, você consegue ganhar massa muscular de forma mais rápida. Converse com o educador físico. Ele saberá a frequência adequada para mudar o treino para obter resultados e não deixar o corpo "se acostumar". 

4. Levantar peso sem respeitar os limites do corpo

É preciso respeitar o próprio limite. Levantar muito peso pode ser muito prejudicial e causar lesões . Para cada tipo de exercício é indicado um limite de peso, então é preciso seguir isso a risca para não ficar todo quebrado no dia seguinte.

5. Se exercitar com estômago vazio

Nada de ir malhar de barriga vazia. O especialista garante que não é verdade que quem faz exercícios de estômago vazio queima mais gordura. Pelo contrário, você pode ficar sem energia mais rápido e não conseguir realizar a série de forma tão eficaz. Portanto, faça um lanche pré-treino para ter mais energia.

6. Beber pouca água

Durante o treino, é muito importante beber água . Fábio explica que a água influencia em praticamente todas as reações químicas. Por isso, é necessário ingerir esse líquido durante todo o dia para se recuperar do treino de forma correta.

Leia também: Treino para costas: aposte nos exercícios de barra fixa e na remada

7. Esperar resultados imediatos

Você não começa a fazer musculação em um dia e no outro está com o corpo sarado. Os resultados reais vêm com tempo e, para isso, é necessário fazer tudo de forma correta e entender que é preciso dar um passo de cada vez.