7 erros comuns na musculação que prejudicam o ganho de massa muscular

É melhor malhar de estômago cheio ou vazio? Trocar sempre o treino é bom ou ruim? Fazer a série até sentir dor é necessário? Descubra e não erre mais

Resolveu que vai deixar o sedentarismo de lado e levar uma vida fitness? Isso é ótimo, mas é preciso cuidado na hora de executar os treinos. Quando se começa a fazer musculação, é comum que cometer muitos erros, ou porque não se tem orientação correta ou por desejar resultados instantâneos.

Foto: shutterstock
Especialista aponta quais são os erros comuns que as pessoas comentem na musculação


Leia também: Hipertrofia - veja dicas de exercícios e dieta para ganhar massa e "crescer"

A luta contra a balança é dura, então é preciso calma e foco para obter bons resultados e conquistar o físico que tanto sonha. Para ajudar a evitar problemas na tentativa de ser fitness, o preparador físico Fábio Aquino lista os sete erros mais comuns na musculação que podem prejudicar o ganho de massa.

1. Fazer mais sequências para ganhar mais músculos

Não adianta quer compensar tudo que não malhou de uma vez só. O especialista explica que fazer os exercícios em excesso pode provocar uma overdose de treinamento, causando esgotamento e um efeito inverso, ou seja, faz você perder massa muscular.

Quando você está treinando, o corpo libera testosterona, insulina e hormônio do crescimento. É isso que estimula o crescimento muscular, mas o corpo também libera cortisol, um hormônio pode atrapalhar a capacidade do corpo de usar a proteína de forma adequada, e isso interrompe o crescimento muscular.

2. Achar que o músculo só cresce quando sente “queimando”

Outro erro grave é achar que para obter a hipertrofia muscular é preciso fazer repetições até sentir dor. De acordo com o preparador físico, a dor é causada pela liberação de ácido lático, que desencadeia os hormônios que estimulam o crescimento.

Leia também: Vigorexia: os homens musculosos que não conseguem parar de malhar

O problema é que quando esse hormônio é liberado em excesso também proporciona um efeito contrário e é perigoso, pois além de deter o crescimento, causa rupturas no músculo. Então vá com calma!

3. Perder tempo com exercícios errados

Foto: Arquivo
Faça tudo que está dentro do limite e não fique trocando de treino toda hora


Há também quem acredite que ficar mudando as sequências de treinamento toda hora leva à hipertrofia. Porém, é justamente a repetição que faz a força e aumentar de forma significativa. Desse jeito, você consegue ganhar massa muscular de forma mais rápida. Converse com o educador físico. Ele saberá a frequência adequada para mudar o treino para obter resultados e não deixar o corpo "se acostumar". 

4. Levantar peso sem respeitar os limites do corpo

É preciso respeitar o próprio limite. Levantar muito peso pode ser muito prejudicial e causar lesões . Para cada tipo de exercício é indicado um limite de peso, então é preciso seguir isso a risca para não ficar todo quebrado no dia seguinte.

5. Se exercitar com estômago vazio

Nada de ir malhar de barriga vazia. O especialista garante que não é verdade que quem faz exercícios de estômago vazio queima mais gordura. Pelo contrário, você pode ficar sem energia mais rápido e não conseguir realizar a série de forma tão eficaz. Portanto, faça um lanche pré-treino para ter mais energia.

6. Beber pouca água

Durante o treino, é muito importante beber água . Fábio explica que a água influencia em praticamente todas as reações químicas. Por isso, é necessário ingerir esse líquido durante todo o dia para se recuperar do treino de forma correta.

Leia também: Treino para costas: aposte nos exercícios de barra fixa e na remada

7. Esperar resultados imediatos

Você não começa a fazer musculação em um dia e no outro está com o corpo sarado. Os resultados reais vêm com tempo e, para isso, é necessário fazer tudo de forma correta e entender que é preciso dar um passo de cada vez.

Link deste artigo: https://deles.ig.com.br/mundo-masculino/2017-03-27/erros-na-musculacao.html