Especialista explica o que causa esse problema na pele, quais os tipos de tramamentos clínicos e caseiros e o que usar para camuflar de forma natural
A puberdade é apenas uma fase da vida e é justamente nesse período de transição que a acne resolve aparecer. Em vários casos, ela somente na fase adulta, o problema é quando isso não acontece. Muitos homens se tornam adultos e não se livram das espinhas, algo que incomoda, influencia na aparência e costuma afetar a autoestima.
Leia também: Indianos bebem urina de vaca para acabar com espinhas
A acne costuma gerar lesões na região da face, do tórax, ombro e das costas e, além de influenciar na estética, também pode causar dor. “Essas alterações na pele causam importante impacto psicológico, levando à angústia, baixa autoestima e até isolamento social”, expõe Paula Souza, especialista técnica da Extratos da Terra.
O que é?
A profissional explica que esse problema é uma afecção crônica que pode ou não ser inflamatória e é multifatorial, ou seja, as espinhas aparecem devido a fatores genéticos e hormonais. Por isso, algumas pessoas têm predisposição para ter e outras não.
Nos casos mais graves (aqueles que criam até feridas, sabe?), o indicado é se segurar e não mexer na região, pois as mãos são repletas de microorganismos que podem piorar a situação. Segundo Paula, o indicado é procurar um profissional qualificado que indicará os produtos de higiene diários específicos para o tipo de pele da pessoa.
Leia também: Limpa e com estilo! Saiba como cuidar da barba para evitar espinhas e foliculite
“Em casos mais severos, além do uso de cosméticos, é necessário o acompanhamento médico e uso de medicamento para que haja um controle, gerando um equilíbrio hormonal e hiperprodução de sebo”, alerta Paula.
Tipos de tratamento
Os tipos de tratamento são bem variados. Nas clínicas de estética, a maioria dos procedimentos são feitos com ácidos e ativos seborreguladores e antimicrobianos. Já em casa, a especialista fala que você pode optar por sabonetes anti-acne, tônicos adstringentes e géis/loções secativas para usar pontualmente naquela espinha indesejada que apareceu de repente.
“Não esqueça o uso de filtros solares , lembrando que devem ser específicos para pele oleosas/acneicas, pois a base é diferente e mais levinha, levando a um excelente resultado. Lembrando que o filtro solar é essencial para não gerar manchas pós-acne”, explica Paula.
Na hora de se barbear, é preciso tomar cuidado. "O ideal é que não passe a lâmina onde tem acne ativa para não piorar o processo inflamatório. Use um pós barba para evitar foliculite ou uma loção descongestionante", indica a profissional.
Tratamentos enganosos
Na internet, há inúmeras opções de “receitas milagrosas” para exterminar as espinhas, mas é preciso ter muito cuidado com esses métodos caseiros. Muitas pessoas usam como base materiais que facilmente são conseguidos, como alimentos.
A especialista fala que muitos ativos são sim retirados de extratos ou frutos, porém passam por diversos procedimentos químicos antes de se tornar um produto para a pele que não cause alergias, irritações e efeitos contrários.
Leia também: Maquiagem masculina é a nova tendência no mundo dos cosméticos; aprenda a fazer
“Uma receita muito comum na internet é o uso de limão para clareamento, sendo pós-acne ou de qualquer origem. No entanto, após o manuseio com esta fruta e a exposição solar pode ocorrer queimaduras e/ou manchas. O melhor mesmo é não arriscar e desconfiar desses procedimentos sem orientação”, alerta Paula.
Dando aquela disfarçada
Se você não tem paciência para tratamentos e quer só dar aquela disfarçada na acne de forma natural (sem parecer que está usando maquiagem), Paula indica usar algum tipo de BB creams . “É um produto parecido com base para maquiagem, só que proporcionam um efeito bem natural. Não geram oleosidade e são multifuncionais, hidratam, possuem filtro solar e camuflam as imperfeições”, finaliza.