O objetivo da campanha é acabar com a ideia de que homens depressivos são fracos e mostrar a importância de buscar ajuda de amigos e profissionais
De acordo com dados recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. Para alguns homens, assumir a doença é difícil, já que os padrões sociais os fazem acreditar que assumir o problema torna-os fracos. Pensando em como quebrar esse estigma associado aos problemas de saúde mental , a ONG “HeadsUpGuys” criou recentemente uma campanha chamada #ReachOut.
Leia também: Desespero, ansiedade, morte - como os problemas financeiros afetam a saúde mental
O objetivo da campanha é conscientizar sobre a depressão masculina e combater a ideia de que homens precisam ser fortes e não podem sofrer com a doença. “A realidade é que essa doença não tem nada a ver com a fraqueza pessoal. Ela não é diferente de outros problemas de saúde graves, como diabetes ou pressão arterial alta – pode acontecer com qualquer pessoa”, dizem os idealizadores da campanha no site oficial.
Para conseguir isso, a ONG pediu que fotógrafos e artistas retratassem as próprias lutas contra a doença e comentassem sobre a importância de procurar ajuda. A ideia é que as imagens incentivem outros homens a procurar auxilio. “Para muitos homens que superaram a doença, o ponto decisivo veio quando eles buscaram ajuda com um amigo, membro da família ou profissional de saúde”.
Leia também: Crise política pode desencadear quadros de transtorno de ansiedade
Ensaio fotográfico
"Não há vergonha alguma em pedir ajuda. Somos humanos e não devemos carregar todo esse peso sozinhos, isso causaria a nossa queda", diz o fotográfo Mike Alegado.
"A imagem reimagina a solidão não como uma forma de solidão, mas uma oportunidade para se reconectar (ou neste contexto, alcançar) consigo mesmo. Você é digno e merecedor de amor e apoio dos outros", diz o artista visual Tsoku Maela.
Leia também: Os spinners realmente ajudam a controlar crises de ansiedade?
"Sempre há alguém com quem você pode conversar sobre isso. E mais perto do que você imagina", diz o fotógrafo Adam Hague.
"Ao se aproximar das pessoas em nossas vidas, podemos permitir que elas nos proporcionem uma chance de nos ajudar e orientar através das dificuldades que podemos ter", diz o fotógrafo Joel Robison sobre a depressão.