Tamanho do texto

Especialista dá dicas simples de como você pode treinar a céu aberto e os cuidados que deve tomar para garantir mais benefícios para a saúde

A primavera chegou e o clima ameno da estação é excelente para você fazer exercícios físicos ao ar livre. Além de deixar o sedentarismo de lado e conseguir entrar em forma, fazer atividades a céu aberto garante outros benefícios para a saúde.

Leia também: 10 exercícios que ajudam a melhoram o desempenho sexual

Aproveite a primavera para fazer exercícios físicos ao ar livre
shutterstock
Aproveite a primavera para fazer exercícios físicos ao ar livre


“O treino junto à natureza pode ser bem mais divertido e menos monótono do que o feito na academia. Por isso, é indicado principalmente para os homens, que costumam gostar de exercícios físicos com circuitos mais dinâmicos”, afirma a atleta e criadora do Desafio VIP 60, Cris Senna.

Se fizer os exercícios durante o dia, uma das grandes vantagens é a vitamina D que corpo recebe com o sol. “Nas grandes cidades, é crescente o número de pessoas com deficiência dessa vitamina”, explica a profissional, que dá dicas para dos homens aproveitarem ao máximo os treinos ao ar livre:

1. Desenferruje os músculos

No inverno é comum ficar com preguiça de se exercitar, já que friozinho combina com coberta, filminho e muita comida. Como consequência, vem aquela sensação de que você está “enferrujado” por ter deixado a rotina de exercícios de lado. “Para quem ficou a estação inteira sem fazer atividade física, a volta aos treinos deve ser gradativa. Nada de se esforçar demais no primeiro dia”, recomenda Cris.

Leia também: Como definir o abdômen: veja dicas e 5 sugestões de exercícios

A atleta indica começar com caminhadas e alongamentos. “É possível notar que perdeu flexibilidade e força muscular ao realizar atividades corriqueiras, como subir um lance de escadas. Por isso, mexa-se o quanto antes”, incentiva.

Ao voltar a se exercitar, comece com alongamentos e caminhadas ou corridas leves
shutterstock
Ao voltar a se exercitar, comece com alongamentos e caminhadas ou corridas leves


2. Leve um protetor solar

Mesmo que você faça os exercícios em parques com muitas árvores e sombra, o uso de protetor solar é indispensável, principalmente se o dia estiver ensolarado. “Protetor solar não é frescura. Alguns homens resistem em usar esse produto, mas ele é essencial para proteger a pele de eventuais danos devido à exposição solar”, aponta Cris.“Mesmo aquele sol do início da primavera, que parece inofensivo, pode causar danos à saúde, como câncer de pele”, alerta.

3. Hidratação é fundamental

Independente da estação, o corpo precisa de líquido durante os treinos, então não se esqueça de sempre levar uma garrafinha de água quando for se exercitar. “O clima mais ameno da primavera pode enganar, mas é importante repor os líquidos eliminados com os exercícios. Dê preferência à água mineral, que é a ‘melhor amiga’ de quem se exercita”, aconselha Cris.

Durante os exercícios não esqueça de se hidratar
shutterstock
Durante os exercícios não esqueça de se hidratar


A atleta ressalta que o excesso de bebida alcoólica desidrata e a ressaca compromete o desempenho, portanto não abuse no happy hour com os amigos. “Álcool e exercícios físicos não combinam, por isso, é sempre importante evitar, ou ao menos beber com muita moderação, nunca mais do que dois drinques”, diz.

4. Invista no conforto

Também é importante pensar na roupa que vai usar durante as atividades físicas. Aposte em peças confortáveis, assim o treino fica mais prazeroso e os resultados não são comprometidos. “Já existem várias linhas de roupas fitness voltadas para o público masculino que são ‘comfort’, com tecidos que não irritam a pele nem incomodam na hora de treinar. Vale a pena investir”, indica Cris.

Leia também: Exercícios físicos podem aumentar contagem e qualidade do espermatozóide

Fora as roupas, você precisa ficar atento ao calçado, que costuma ser um grande vilão dos exercícios físicos, pois a escolha errada pode provocar lesões graves nos pés e tornozelos. “É preciso ficar atento, principalmente nas atividades ao ar livre. Com o terreno irregular, o cuidado na escolha do tênis precisa ser redobrado”, finaliza.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.