Tamanho do texto

Pesquisa mostra que danos nos pulmões causados pelo tabagismo podem ser minimizados com a ajuda de três alimentos; veja quais são

Deixar de fumar é fundamental caso você queira proteger seus pulmões dos danos causados pelo tabagismo. Mas, além de abrir mão dos cigarros, o que você coloca em seu prato também pode ajudar a reverter os problemas de saúde. Segundo um novo estudo publicado no jornal científico "European Respiratory Journal", comer certos tipos de alimentos pode ajudar a melhorar a saúde do pulmão. 

Leia também: Antes de emagrecer 170kg, pai grava vídeo de despedida para filho de 8 anos

O tabagismo causa danos nos pulmões que podem ser minimizados com o consumo de alguns alimentos
Creative Commons
O tabagismo causa danos nos pulmões que podem ser minimizados com o consumo de alguns alimentos

De acordo com os pesquisadores, os resultados foram considerados muito importantes, já que o envelhecimento e o tabagismo são os maiores fatores responsáveis ​​pelo declínio da função do pulmão. Eles entraram em contato com 680 indivíduos, incluindo pessoas que nunca fumaram, ex-fumantes e indivíduos que fumam, para analisar seus hábitos alimentares e, em seguida, realizaram uma espirometria - um teste que mede a função pulmonar com base na inalação e expiração - neles.

O teste foi repetido dez anos depois e descobriram que quanto mais maçãs, bananas e tomates os ex-fumantes comeram neste período, menos deteriorados estavam seus pulmões.

Leia também: Gripe é mais forte nos homens, sim, segundo pesquisa de canadense

Antioxidantes

Então, por que esses alimentos são tão importantes para a saúde pulmonar? Os pesquisadores acreditam que é por causa dos antioxidantes destas frutas como, por exemplo, o tomate, que é uma fonte rica em licopeno, um antioxidante que pode ajudar a reduzir a inflamação das vias aéreas, potencialmente aumentando a saúde pulmonar.

Outro grupo de antioxidantes conhecido como flavonóides também pode ser responsável pela recuperação do orgão. Estes compostos são encontrados em grandes quantidades em muitas frutas e vegetais, como bananas e maçãs, também podem ter efeitos anti-inflamatórios, ajudando o ex-fumante a respirar mais facilmente.

Leia também: Homens com alergia ao sexo sentem sintomas de gripe após ejaculação; veja

A associação entre a preservação da saúde pulmonar e o consumo de tomate, banana e maçã foi mais evidente em ex-fumantes em comparação com aqueles que nunca fumaram. Isso sugere que esses antioxidantes podem contribuir para a restauração do pulmão, ajudando a diminuir o dano ao tecido pulmonar causado pelo tabagismo.