Tamanho do texto

Barbeira dá dicas de como evitar o ressecamento e manter os fios hidratados

Cuidar da barba é sempre um trabalho a mais, não é verdade? Apesar disso, quando as baixas temperaturas do outono e do inverno chegam, os cuidados precisam ser redobrados. Isso porque, conforme a umidade do ar aumente, os fios se tornam mais propensos à queda e ao ressecamento, já que o sistema imunológico das pessoas fica mais sensível.

Leia também: Jovem emagrece, fica barbudo e vira modelo de sucesso

As baixas temperaturas podem deixar a barba mais ressecada; barbeira dá dicas de como você pode mudar isso
shutterstock
As baixas temperaturas podem deixar a barba mais ressecada; barbeira dá dicas de como você pode mudar isso


A barbeira e empreendedora Thaís Antunes explica que, para manter a barba bem cuidada, é preciso aumentar a hidratação e seguir algumas outras algumas dicas:

1. Manter a barba limpa

Ao contrário do que muita gente pensa, não adianta limpar a barba só com água, já que, segundo a especialista, os fios acumulam impurezas ao longo do dia. Para higienizar bem e de quebra hidratar e evitar o frizz, é fundamental fazer uso de xampus próprios para a limpeza das barbas.

2. Hidratação com óleo para barba e minoxidil

Um dos maiores desafios dos homens é manter os fios cheios e desenhados para não ficar com uma aparência desleixada. Se você quer acabar com falhas em regiões específicas ou dar fim naquele aspecto ralo, a indicação da barbeira é usar óleos que tenham minoxidil na composição.

Leia também: 5 coisas que você não deve fazer com os fios

"O minoxidil já é conhecido para o tratamento da perda de cabelo, mas também tem ação eficaz para as barbas, estimulando o crescimento uniforme e saudável dos fios, sendo um medicamento que possui função vasodilatadora. É recomendado utilizá-lo em óleos pós-banho", aconselha Thais.

3. Hidratar-se com bastante água

Beber água é extremamente importante para a saúde no geral e, além de manter o corpo e a pele hidratados, ingerir baste líquido ajuda a cuidar dos fios. "Nesta estação, é comum a pele ficar ressecada, por isso além de manter os cuidados com cremes e óleos para conter a descamação, é fundamental beber bastante água", indica a especialista. É importante evitar a escamação porque ela deixa resíduos nos fios, dando a sensação que há caspa na região.

4. Exercícios e boa alimentação

Uma alimentação rica em vegetais verdes, legumes e proteínas ajuda os fios a crescerem saudáveis. "Se alimentar de forma saudável, introduzindo as proteínas encontradas na carne, nos ovos e no peixe ajuda no crescimento dos pelos", afirma Thais.

Leia também: Limpa e com estilo! Saiba como cuidar dos fios e evitar acne e foliculite

5. Paciência ao lidar com a coceira

Ter coceira na região da barba é algo que geralmente acontece e os motivos que levam a isso são bem variados, indo desde a falta de higiene no local até lâminas inadequadas. A barbeira explica que o processo de crescimento, a falta de hidratação e o acúmulo de sujeira são só algumas das diversas hipóteses. "Para prevenir essas coceiras, é necessário utilizar hidratantes e óleos específicos para os fios do rosto, além disso, ajuda na hora de você pentear a região", finaliza.