Tamanho do texto

Especialista explica que a barba precisa de mais atenção que o cabelo de dá dicas de como manter os fios limpos, macios e sem a aparência de ressecados

Se engana quem pensa que só os cabelos precisam de atenção especial; os cuidados com a barba também são necessários, pois os fios, quando mal cuidados, podem deixar o homem com uma aparência desleixada. Para evitar isso e manter os fios limpos, macios e hidratados, é importante não apenas corrigir alguns hábitos de limpeza que são totalmente errados , mas também buscar produtos específicos para a barba.

Saiba quais são os erros mais comuns dos homens nos cuidados com a barba e confira dicas de como evitá-los
shutterstock
Saiba quais são os erros mais comuns dos homens nos cuidados com a barba e confira dicas de como evitá-los


Na correria do dia a dia, é comum cometer deslizes e deixar os cuidados com a barba de lado, e isso pode comprometer não apenas o aspecto dos fios, mas também a saúde da pele. Veja quais são os erros mais comuns e saiba como corrigi-los para melhorar a aparência dos pelos.  

Não lavar

A barba , da mesma forma que o cabelo, precisa ser lavada regularmente, mas só água não é o suficiente. "Por terem fios mais grossos e espessos, as barbas necessitam de tratamentos e cuidados contínuos", explica Vinicius Danieli, proprietário da rede O Barbeiro da Esquina. Por esse motivo, o especialista considera fundamental o uso de xampus e condicionadores próprios para a barba. Segundo ele, esse cuidado simples garante que os fios fiquem mais limpos, cheirosos e macios.

Lavar a barba com sabonete ou produtos para os cabelos

O sabonete até limpa os pelos, mas isso não é o suficiente para mantê-los saudáveis. Como os fios são mais grossos que os cabelos, é necessário buscar produtos específicos, pois, além de cuidar da barba, eles ajudam a desfazer os nós e a reparar a fibra capilar. Os shampoos usados no cabelo também devem ser evitados, porque podem ressecar os fios, deixando-os mais ásperos.

"Os fios masculinos são naturalmente mais espessos e, graças à testosterona, produzem mais sebo junto à raiz, tornando o cabelo naturalmente mais oleoso", diz Danieli, reforçando que os produtos desenvolvidos especialmente para a barba dão toda a diferença no visual e na textura dela.

No caso das barbas grisalhas, o especialista indica o uso de xampus matizadores (aqueles roxos) para afastar o amarelado e deixar os fios brancos com um tom prateado, garantindo um grisalho perfeito. Já para as barbas ruivas e loiras, o indicado é usar xampus com bases de ervas, que deixam os fios mais sedosos.

Além de xampus e condicionadores próprios, é possível encontrar "balms" (ceras), óleos hidratantes, escovas e outros produtos que contribuem com os cuidados com a barba. Uma dica de Danieli para o inverno, que, segundo ele, vale para todos os tipos de barba , é secar os fios com um secador logo após o banho, principalmente à noite.  

Esquecer de aparar a barba regularmente

Assim como ocorre com os cabelos, mesmo quem deseja deixar os fios crescerem precisa cortá-los de vez em quando, pois só assim barba continuará forte e saudável. Danieli alerta ainda que quem tem barbas mais cheias precisa ter um cuidado redobrado, pois a chance de errar na hora de aparar é grande - e consertar a falha em uma barbearia pode custar caro. "Já tivemos casos de clientes que tiveram de diminuir muito a altura da barba por conta de erros cometidos em casa", afirma o especialista.

Leia também: Especialista responde as maiores dúvidas dos homens sobre barba

Não hidratar a barba

Entre os cuidados com a barba , não pode faltar a hidratação . Os pelos grossos da barba ficam ressecados mais facilmente que os cabelos, e os condicionadores podem ajudar na hora de reverter isso. Os óleos capilares também ajudam e, segundo o especialista, tendem a fazer efeito mais rápido por terem alta capacidade de nutrição, mas nada de exagerar! Segundo Danieli, uma pequena quantidade já é suficiente para transformar a aparência e a textura da barba.