
O criador de conteúdo chinês Andy Hao Tienan chamou atenção nas redes sociais após revelar ter gasto US$ 560 mil (R$ 2.956.800 na cotação atual), em injeções de ácido hialurônico para ter um abdômen artificial de “oito gominhos”.
As informações são da South China Morning Post. O influenciador, que soma mais de 100 mil seguidores e é conhecido por postar sobre moda e beleza, afirma ser “o primeiro caso desse tipo na China”.
Natural da província de Heilongjiang, no nordeste do país, Hao diz que cerca de 20% do seu corpo contém ácido hialurônico, substância natural que ajuda a reter a umidade e lubrificar articulações.
Segundo ele, o objetivo é aplicar um total de 10 mil doses, e já atingiu 40% da meta.
Há alguns meses, Hao viralizou por injetar 40 doses da substância nos ombros, clavículas, peito e abdômen, esculpindo artificialmente os músculos. Os detalhes do procedimento não foram divulgados.
Ele afirma que recorreu a procedimentos estéticos por não conseguir atingir o físico musculoso ideal através de exercícios.
“Concordo plenamente que músculos não crescem em covardes”, disse ele.
“Mas você precisa entender, eu já tomei tantas injeções. Não sou mais covarde. Você teria coragem de fazer o mesmo?”
Hao ainda conta que planeja transformar a façanha em recorde. "Se meus músculos abdominais não desaparecerem em três anos, vou me inscrever no Guinness para o recorde de abdômen artificial mais duradouro feito de ácido hialurônico. Farei uma transmissão ao vivo quebrando nozes no meu abdômen para todos verem".
Em um vídeo publicado no final de outubro, quase cinco meses após o procedimento, ele compartilhou que está satisfeito com os resultados.
“Você nunca tem inchaço muscular, é exatamente como eu gosto. Muitas pessoas dizem que o ácido hialurônico se dissolve em alguns meses, e os médicos dizem que ele pode se deslocar ou formar grumos”, disse Hao.
"Na verdade, fica mais natural e com melhor aparência com o tempo. Até mesmo as linhas entre os músculos abdominais continuam distintas e não se fundiram em uma única protuberância".
Riscos acerca do procedimento
Apesar da meta de Hao, especialistas alertam para os riscos do procedimento.
Li Jialun, médico assistente no Departamento de Cirurgia Plástica do Hospital Union, em Wuhan, região central da China, expressou ao jornal chinês preocupação com as ações de Hao.
“Injetar 40 doses de ácido hialurônico muito provavelmente esmagaria a pele, podendo causar necrose dos vasos sanguíneos”, disse Li.
“Em segundo lugar, embora os músculos possam parecer realistas em estado estático, a aparência dinâmica certamente será distorcida, pois todos os músculos são unidades dinâmicas”.
“Em terceiro lugar, após a injeção, seus músculos naturais podem, na verdade, diminuir, porque o ácido hialurônico e os preenchimentos podem corroer o osso e exercer pressão sobre os músculos, tornando-os mais finos”, pontuou o especialista.
Ele ainda complementa dizendo: “Quando o preenchimento se dissolve, seus músculos originais podem parecer ainda mais fracos. E, em quarto lugar, o deslocamento é um efeito colateral muito provável”.
Comentários nas redes sociais
Os internautas das redes sociais não perderam tempo em comentar sobre o feito de Hao. Um deles comentou: "Meu Deus, é assim mesmo que os ricos gastam dinheiro? Quatro milhões poderiam me comprar proteína em pó para a vida toda e me ajudar a ganhar massa muscular".
Enquanto outro brincou com a situação: "Você teria que andar sem camisa todos os dias para exibir isso, ou os quatro milhões seriam um desperdício."