Tamanho do texto

Descubra técnicas para ter uma alimentação saudável sem gastar horas na cozinha e sem disperdiçar alimentos

Morar sozinho não é fácil! Depois de um dia cheio de trabalho, estudo e outros afazeres, é complicado chegar em casa e ainda ter de limpar, arrumar as bagunças e  ter de ir para o fogão  e cozinhar só para você. Pensar em fazer uma comida mais elaborada, na maioria das vezes, é algo fora de cogitação, e apelar para comidas prontas e industrializadas é sempre uma opção tentadora.

Morar sozinho e ter boa alimentação é possível
Pinterest
Morar sozinho e ter boa alimentação é possível


É fato que encarar uma cozinha para fazer algo só para você pode ser muito desanimador, mas a chef de cozinha Alejandra Faúndez afirma que esse pensamento pode mudar aprendendo algumas técnicas simples que facilitam a vida de quem mora ou quer morar sozinho .

Menos de 15 minutos

Pensar na alimentação é fundamental para ter uma boa qualidade de vida. Você já imaginou, por exemplo, fazer uma moqueca em 15 minutos ? Para realizar tal feito, a chef de cozinha explica que é necessária uma técnica chamada "papillote", que nada mais é do que cozinhar o alimento no seu próprio vapor. Isso é possível embrulhando o alimento em papel alumínio ou no papel manteiga. Ela afirma que a técnica é ótima para o preparo de peixes e legumes .

“Coloque uma posta de peixe branco temperado com sal e pimenta do reino branca na base do papel alumínio. Adicione cebola, tomate,  pimentões em rodelas, raspas de limão e coentro. Regue com um fio de azeite de oliva, leite de coco e azeite de dendê. Aí é só cozinhar por aproximadamente 15 minutos e você terá o sabor da Bahia”, ensina Alejandra.

Alimentos essenciais

Por não ter uma motivação para cozinhar, os homens que moram sozinhos acabam optando por comidas prontas , enlatados e alimentos com muito conservantes . A chef de cozinha alerta que alguns alimentos não podem faltar na dispensa , entre eles as massas artesanais, que são saborosas e mais naturais; ovos, que podem ser usados para um omelete ou uma “crepiocas” – ovo misturado com tapioca; carnes; algo para uma salada, seja legumes ou verduras; frutas e temperos, como azeite e especiarias diversas.

+ As dificuldades e oportunidades de morar sozinho: "Internet é seu melhor amigo"

Conservação, quantidades e utensílios

Outra dificuldade de que vive sozinho é saber como conservar os alimentos . “Picar frutas demora no máximo uma hora e bem armazenadas podem durar até três dias na geladeira. As carnes podem ser cortadas e separadas em porções, assim você descongela apenas a quantidade que irá consumir. Isso evita o desperdício e é uma excelente forma de economia”, diz a chef.

Na hora de fazer as compras, não seja exagerado e fique atento às quantidades . Alejandra fala que, em uma semana, uma pessoa consome em média 200g de queijos e frios, de 150 a 200g de massas e 200g de carne e peixes. O feijão pode ser cozido e congelado em pequenas porções. E uma medida de arroz é suficiente para dois dias, em média. A profissional conta que muitos alimentos já vêm em porções individuais, o que traz agilidade ao dia-a-dia.

A chef também lembra que em uma cozinha é preciso ter frigideiras e panelas antiaderentes, para preparar alimentos com menos gordura, faca e tábua de corte, tabuleiro, peneira, ralador e descascador de legumes. Se você já tem esses utensílios em casa, já é um bom começo.

Recebendo visita

Se seus amigos são daqueles que aparecem de surpresa, não se desespere! Alejandra afirma que não precisa ser nenhum chef de cozinha para servir algo legal. “Pães, pastas e queijos são não podem faltar! Disponha em bandejas ou louças os quitutes já cortados, isso sempre facilita na hora de servir. Você pode fazer canapés de queijo brie com geleia de damasco se quer servir algo mais chique ou apenas torradas, queijo e duas opções de geleias”, orienta.

Os ingredientes citados são fáceis de serem encontrados e possuem prazo de validade relativamente longo. Para a chef de cozinha, é possível, sim, morar sozinho e ter uma boa alimentação, que poder ser feita em casa sem precisar gastar horas na cozinha .  

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.