Marcos, participante do BBB17, é um exemplo de sabirila, com "pernas finas de sabiá e tronco forte de gorila". Até a namorada dele no reality já reclamou
Sabirila é um termo que foi criado para nomear aquelas pessoas que focam quase todo o treino de musculação nos braços e tronco e deixam os exercícios de perna de lado. É uma junção das palavras sabiá, por conta das pernas finas, e gorila, pelo tronco forte. Mas será que o treino de pernas é realmente importante para os homens?
A sister Emilly, do BBB17, deixou claro na semana passada que não gosta da aparência “homem picolé” que o brother Marcos fica por focar tanto no tronco. “É por isso que suas pernas parecem cada vez mais finas, porque tu malha muito o peito, então as pernas ficam parecendo as de um franguinho”, revelou. Mas não é só pela aparência que os homens devem dar mais valor ao treino de pernas .
Segundo Damaris Dias, professora da Smart Fit, a base de sustentação do corpo, independente do gênero masculino ou feminino, é a mesma e deve ser fortalecida. “Não apenas pela parte estética, mas sim, e principalmente, pela saúde de cada um. Nossa estrutura de membros inferiores é de extrema importância, também pela sustentação do tronco. O simples movimento de levantar-se usa a musculatura do glúteo, por exemplo. Tendo força nessa região, você ajuda a estrutura da coluna e evita lesões”, explica em entrevista ao Deles.
Leia também: Como definir o abdômen: veja dicas e 5 sugestões de exercícios
A profissional conta que a maioria dos homens prefere treinas mais os membros superiores porque eles ficam mais expostos. Felizmente, hoje em dia há uma leve mudança nesse pensamento, e Damaris percebe mais homens treinando os membros inferiores.
Exercícios
Se você é daqueles que sempre deu mais atenção ao treino dos membros superiores, mas não quer ficar com a mesma aparência do personagem Johnny Bravo, Damaris indica os exercícios básicos de perna que devem ser feitos: o Leg Press, as cadeiras flexora e extensora e também as de abdução e adução.
“Esses exercícios já conseguem trabalhar a parte de quadríceps e glúteo também. Além disso, não podemos nos esquecer das panturrilhas, que devem ser igualmente trabalhadas.”
Leia também: Veja dicas de exercícios e dieta para ganhar massa e "crescer"
Além de conseguir um corpo mais saudável e mais forte com o treino de pernas, você, de quebra, consegue uma aparência mais proporcional e agradável aos olhos das outras pessoas. “As mulheres comentam muito e reparam na parte de membros inferiores no corpo masculino, então, além de treinar para o bem-estar e saúde, vale a pena por isso também, meninos”, completa a professora.