Tamanho do texto

Saiba como diferenciar o couro animal do sintético e qual a forma correta de guardar e lavar essa peça que nunca sai de moda

Já parou para pensar que a jaqueta de couro nunca sai de moda? A popularidade da peça começou com os filmes de motoqueiros há algumas décadas e foi se expandindo no cinema, conquistou celebridades e estrelas do rock e chegou aos nossos armários. 

A jaqueta de couro tem modelos e cores variadas, o que torna a peça fácil de ser combinada com qualquer estilo. Além disso, é uma roupa que vai durar por diversos invernos.  Confira algumas dicas para escolher sua jaqueta  e conversar por mais tempo a peça de couro. 

Jaqueta de couro é uma peça que bem conservada tem boa durabilidade
Pinterest
Jaqueta de couro é uma peça que bem conservada tem boa durabilidade


Essa jaqueta pode ser feita de couro de origem animal ou de materiais sintéticos. A diferença dos materiais refletem no preço e na durabilidade da peça então, quando for comprar, vale a pena ficar esperto para saber que produto você está levando para casa.

+ Moda: 10 tendências de outono e inverno para colocar no seu guarda-roupa

Diferenças

O couro animal , como o próprio nome já indica, é feito de pele animal, que é endurecida e, depois, tinginda. As principais características que diferenciam esse tipo de couro do sintético são textura, impermeabilidade e deformações. O odor também pode ser um modo de identificar esse material.

A de materiais sintéticos são popularmente como jaquetas de  couro sintético , porém essa terminologia é errada e é proibido classificar o produto como couro na hora da venda.  Esses materiais sintéticos são um laminado misturado com algum tipo de substrato, normalmente um derivado de petróleo.

Para as jaquetas, o material mais usado é o poliuretano (PU). Quando a base para a produção é derivada de seringueiras, é conhecido como ecológico , uma variação do sintético.  

James Dean usou e abusou das jaquetas de couro no cinema
IMDB
James Dean usou e abusou das jaquetas de couro no cinema

+ Inverno geek: veja 20 blusas para fãs de games, animes e ficção científica

Limpeza e conservação

Para conservar sua jaqueta de couro animal, é preciso deixá-la frequentemente em locais que sejam arejados e que tenham sombra. Evite passar a peça, mas se for preciso, coloque um pano de algodão sobre a jaqueta antes de passar o ferro.

O especialista Alexandre Camelo explica que para limpar, utilize água e sabão neutro e nada de produtos químicos. Depois de lavar, pode deixar um pouco no sol, mas não exagere para não ressecar a peça. Você também pode hidratar o couro com água misturada com um pouco de óleo de amêndoa e aplicar com uma esponja.

Quando a jaqueta estiver com manchas de mofo, uma orientação é ferver peça em uma mistura de água e bicarbonato de sódio seguindo uma proporção de quatro colheres por litro de água. Depois de fazer esse processo, lave a roupa normalmente.

A jaqueta de material sintético possui uma durabilidade menor do que a jaqueta de couro. A dica dada para a maioria dos especilistas nesse tipo de roupa é não colocar muito peso sobre a jaqueta. Também nunca a coloque na máquina de lavar. Prefira fazer a limpeza à mão, com água e sabão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.