Consultor de imagem fala sobre as caracterícias das camisetas, dá dicas de como usar e explica sobre os tipos de golas mais comuns
Quando se pensa em um visual básico e confortável, uma das primeiras peças que vem a cabeça é a camiseta. Mas o que poucos se atentam é que esse item possui diversas variações e a escolha pode definir o visual como algo mais básico ou cheio de estilo. Os tipos de camiseta masculina são muitos e a variação de golas também. Confira os modelos mais comuns e descubra qual combina mais com você.

O consultor de imagem Alexandre Taleb explica que as camisetas masculinas são encontradas nos modelos regular , slim e slim fit . A regular é mais larga e tradicional, a slim é mais próxima do corpo, mas não fica colada, já slim fit é a mais justa de todas.
O comprimento pode ser normal, justo ou alongado. “Camisetas oversized e longline possuem um comprimento maior, mas não costumam ser largas, e ficam bem com calças mais justas. Não são indicadas para quem está acima do peso”, afirma.
Básica

As camisetas desse estilo são fáceis de combinar com calças jeans, bermudas e até calças de sarja. É o tipo mais popular e é encontrado em várias cores e tecidos, porém as mais comuns são as de algodão. Pode ou não ter estampas, tem corte regular e as mangas e o comprimento não fogem do padrão. São leves confortáveis e podem ser usadas para passeios ao ar livre e ocasiões informais. Também podem ser usada combinadas com outras peças, como por baixo de uma camisa xadrez.
Raglan
Esse tipo de é conhecido por muitos como de camiseta de baseball, por ser parecida com os modelos usados pelos jogadores antigamente. Fora do Brasil, durante um bom tempo, o estilo raglan era usado principalmente por skatistas, roqueiros e pelos amantes do hip hop, porém essa tendência expandiu e, hoje, o modelo se popularizou e não está relacionado a nenhum estilo.

Para identificar essa camiseta é fácil: a principal característica é que as mangas possuem uma cor diferente da parte do tronco, que costuma ser branca. As mangas originalmente eram apenas em 3/4 (aquelas que cobrem até, mais ou menos, o meio do braço), mas com o sucesso da peça, as variações apareceram e é possível encontrar modelos com mangas compridas ou curtas. Pode ser usada com jeans, bermudas e calça de sarja e combina bem com boné .
“A raglan tem aquela costura que sai perto do ombro e passa por debaixo do braço. Esse tipo de camiseta sempre tem essa costura reta e perpendicular”, fala o especialista.
Regata
As camisetas regatas são aquelas sem manga e que normalmente possuem gola redonda. Por facilitar o movimentação dos braços e permitir que as axilas ventilem com mais facilidade, esses modelos são muito associados à prática de exercícios. Mas pode ser usada em festas, parques e outras atividades ao ar livre em dias de calor, por exemplo. Combina bem com bermudas e não precisa ser musculosos para abusar do modelo.

Uma tendência, principalmente nas academias, são as regatas cavadas , em que a gola e a cava da camiseta são alongadas. Alguns modelos possuem as costas no estilo nadador. O legal que é na internet existem vários vídeos ensinando como transformar uma camiseta básica ou regata nesse tipo de modelo.
+ 20 erros que os homens cometem ao se vestir
Tipos de gola
Alexandre explica que a gola mais comum e básica é a careca , aquelas com formato redondo e bem próxima ao pescoço. A gola henley é parecida com a careca, porém possui botões. Já a gola canoa é em um formato mais aberto, deixando o ombro e o peitoral mais expostos.
Para quem gosta do pescoço mais livre, o indicado é a gola V
, que como o próprio nome já diz, segue o formato da letra V.
“As golas em V mais encontradas no mercado são aquelas que não são muito profundas. São boas para quem busca as camisetas masculinas que façam o tórax aparecer maior”, diz o especialista.