Tamanho do texto

Saiba quais são as causas e tratamentos para esse problema tão desconhecido e rodeado de mitos nas rodinhas de conversas masculinas

Em algum momento de sua vida vai se deparar com alguma mulher "naqueles dias", ou seja, vai sofrer com os efeitos da famosa TPM (tensão pré-menstrual). Mas já parou para pensar que poderia ser você? Existe uma versão masculina também dessa tensão e o nome é SHI. 

Leia mais: 13 curiosidades sobre o sêmen que você precisa saber

SHI: a TPM Masculina existe e tem tratamento
Pixabay/Creative Commons
SHI: a TPM Masculina existe e tem tratamento

Se não menstruo, o que seria esse tal de SHI ? Essa TPM masculina é a sigla para Síndrome do Homem Irritável , descoberta a partir de um estudo feito pelo pesquisador Gerald Lincoln, do Conselho de Pesquisa Médica da Escócia, através de testes feito com carneiros. Os animais tinham mudanças comportamentais durante o inverno - ficavam mais agressivos, emotivos e até mesmo confusos - porque o nível de testosterona tinha reduzido em 90% em alguns deles.

Supreendentemente, isso despertou o interesse em muitos cientistas. Até o momento, muitos acreditavam que o fator irritação e/ou agressividade estava ligado aos altos níveis do hormônio. 

Época certa?

Direfente da TPM feminina, que ocorre em um certo período do mês, a SHI pode acontecer quando o homem passa por algum situação traumática. Isso acontece em eventos relacionados a perdas (de pessoas queridas), conflitos e stress durante a rotina. Tudo isso podem causar uma baixa no nível de testosterona.

Sintomas

Aqueles os que foram diagnosticados com a TPM masculina mostraram um quadro de alterações de humor e de apatite, irritabilidade, dificuldades para dormir e desânimo.

Leia mais: Falta de ereção? 10 maneiras simples para escapar desse problema (agora!)

Impotência

Um dos maiores medos masculinos (até hoje) é a impotência sexual. Felizmente, o assunto vem deixando de ser um tabu entre as rodinhas e as procuras ao médico quando algo acontece estão mais frequentes, indentificando quais os motivos para a disfunção sexual. Fique sabendo que uma das causas, pode sim, ser a SHI. A testosterona, agregada a um fator psicológico, pode interferir (significamente) em seu prazer.

Há tratamento?

Pode ficar tranquilo, se você suspeita que pode ter a SHI é só procurar o tratamento com seu médico. É tudo muito simples, por sinal. Basta fazer uma reposição hormonal acompanhada por terapia ou, até mesmo, mudar seu dia-a-dia - uma qualidade de vida maior vai ajudar a aliviar os sintomas. Tudo deve ser acompanhado por um especialista, para que ele possa indicar o processo mais adequado para você.

Leia mais: Cueca errada e má alimentação podem afetar fertilidade; saiba o que evitar