Tamanho do texto

"Minha vida melhorou drasticamente. Costumava ser notado apenas por piedade ou quando me achavam ridículo, agora é por admiração ou respeito", diz Luis Trigo, que conta sua história e dá dicas para quem quer emagrecer

"Mesmo se você perder peso, ainda terá flacidez e a pele ficará solta", "Como você consegue sentar nos aviões?", "Olhe para ele, deve ficar sentado em o dia todo jogando vídeo game", "Você não é ninguém".

Leia também: Sem dieta e academia, advogado sedentário perde 27 kg em 6 meses

Esses foram alguns dos insultos que o americano Luis Trigo ouviu boa parte da vida por chegar a pesar quase 200 kg. Porém, ele deu a volta por cima, entrou em forma, se especializou e hoje trabalha como personal trainer ajudando outras pessoas que lutam para perder peso .

Luis Trigo conta ao Deles como foi a luta para perder peso e se tornar um personal trainer
Reprodução/Facebook
Luis Trigo conta ao Deles como foi a luta para perder peso e se tornar um personal trainer



“Minha vida melhorou drasticamente. Costumava ser notado apenas por piedade ou quando me achavam ridículo, agora é por admiração ou respeito. Tenho muita energia e com 30 anos tenho mais disposição do que a maioria dos rapazes de 18 anos. Decidi emagrecer  e agora sinto os benefícios nas tarefas que realizo no dia a dia”, conta Luis Trigo em entrevista ao Deles.

Brigando com a balança

A briga contra e peso foi algo que começou ainda na infância, quando o americano tinha por volta de 10 anos. Chegando ao ensino médio, notou que a balança já marcava mais de 90 kg. Depois, ingressou na faculdade começou a trabalhar, e a rotina pesada em tempo integral fez com que ele ganhasse mais 70 kg.

Durante todo o período escolar e no trabalho,  sofreu bullying , ouviu diversas piadas por estar acima do peso e ganhou diversos apelidos ofensivos. Tudo isso foi sendo acumulado e chegou uma hora que Luis não aguentou a pressão. Precisou parar de trabalhar, pois além das ofensas, o sobrepeso começou a causar mudanças de humor e ataques de ansiedade. Fora que o americano estava em um relacionamento longo e bem nessa época foi largado pela noiva.


“Comecei a beber e comer compulsivamente devido à depressão . Isso fez o meu peso subir de 158 kg para 181 kg no período de dois meses, até que fui levado para atendimento de emergência devido a palpitações cardíacas”, lembra Luis. “Percebi então que poderia morrer naquele momento ou tentar lutar para mudar minha vida e finalmente matar meus demônios. Fui ao fundo do poço, mas resolvi me reerguer”, completa.  

Foco, determinação e persistência

Saindo dessa situação, o americano percebeu que teria que superar um caminho longo, lento e cheio de obstáculos. Os primeiros 45 kg foram fáceis de perder, tudo o que ele fez foi remover da alimentação açúcar, fast foods e carboidratos processados. No entanto, após essa conquista, percebeu que ainda precisava eliminar 65 kg e começou a desanimar.

“Foi muito humilhante, mas eu precisava aceitar que a paciência era necessária para eu me tornar um vitorioso. Fui me moldando e passei a ser paciente e honesto comigo mesmo”, expõe Luis. “Se errei ou cai, dei a volta por cima e reconheci meus erros. Resolvi os problemas ao invés de dar desculpas. Esse processo ajudou a me tornar extremamente disciplinado quando quero alcançar algo”, acrescenta.

Personal trainer: ajudando o próximo

Para ter um resultado mais assertivo, o americano começou a buscar informações de nutrição e o que era preciso fazer para o corpo funcionar de forma adequada. Começou a ficar obcecado por esses assuntos, passou a fazer cálculos de calorias e a ficar de olho na procedência dos alimentos que ingeria. Só depois de perder todo o peso que precisava, começou a malhar para ganhar músculos .

Nessa jornada, Luis descobriu que poderia ajudar outras pessoas que estavam na mesma situação. “Decidi me tornar um personal trainer porque senti que muita gente se concentra apenas no exercício físico, mas não dá a mínima para a alimentação e o mais importante: não foca em uma mudança mental para conseguir bons resultados”, afirma.


Leia também: Homem emagrece mais de 7 kg em um mês com uma dieta de apenas torta e cerveja

Além de querer trabalhar esses três pilares – esforço mental, nutricional e físico – também queria mudar o pensamento das pessoas, tornando esse processo de perda de peso uma paixão e não uma obrigação. O americano queria passar o conhecimento para frente, ajudando a evitar dietas da moda, suplementos e métodos milagrosos que prometem resultados rápidos, e conseguiu isso se especializando.

Passou a ajudar os outros de diversas formas. “As pessoas me perguntam como eu comecei e pedem dicas básicas de nutrição. Às vezes, sou como um terapeuta e escuto o desabafo de quem luta com esse e outros problemas”, diz Luis. “Forneço coaching on-line, por Skype, e lá ajudo semanalmente a trabalhar aspectos mentais da perda de peso, como a forma de vencer o vício em alimentos . Também elaboro treinos personalizados com exercícios adequados para os clientes atingirem seus objetivos”, completa.

Dicas para iniciar o processo

Quem está passando por uma situação semelhante sabe o quando é difícil eliminar os quilos que estão sobrando. Para ajudar a dar o primeiro passo, Luis fala quatro dicas para ter sucesso nesse processo de emagrecimento:

1. A lição mais importante para quem tenta perder peso, especialmente quando é mais de 20 quilos, é: se jogar nessa jornada e entender que é algo demorado e não uma batalha rápida. Luis demorou três anos e meio para alcançar o corpo que tem hoje. "Encontre o que funciona para você e se agarre a isso. Ah, e sempre que cair, dê a volta por cima e não desanime".

2. Você pode perder peso comendo direito e deixando os exercícios de lado (não que isso seja correto), mas você não conseguirá um resultado satisfatório se fizer os exercícios físicos e manter maus hábitos alimentares. O caminho é olhar para a alimentação.

In the spirit of #transformationtuesday I want to give a humble thank you to @legions_production and the founder @king_khieu for giving an unexpected shout out. It snowballed into a massive avalanche of many other wonderful pages that give inspiration and motivation to others in the world(tagged in my picture), which is my ultimate goal. Now I have many people with messages from around the globe asking for tips, tricks or just somebody who can relate to the struggles. It warms my heart to make a difference and I'll be the best man I can be for it, still not satisfied! I'm currently shredding again for spring and summer to reveal the muscle mass I've added. Let's be fit together! Strive for your full potential! #wls #weightloss #bodytransformation #trainer #fitfam #fitness #weightlossjourney #fatloss #workout #muscle #fit #motivation #inspire #fattofit #transformation #igfitness #weightlosstransformation #igfitfam #handsome #pose #igfit #gains #healthy #bodybuilding #wlscommunity #looseskin

A post shared by Luis Trigo (@savageresolve) on


3. Prepare a própria alimentação e evite comer na rua. Você só deve fazer as refeições fora de casa em ocasiões especiais, como um aniversário. Não saia para comer fora só porque é fim de semana, pergunte a si mesmo: “Qual o meu objetivo?”, “O que quero conquistar?”.  

4. Abrace essa jornada e tenha paciência. Vai ser um caminho difícil, mas você se tornará um indivíduo mais disciplinado. Luis sempre diz aos clientes: “Disciplina é a verdadeira liberdade”. Não há soluções rápidas, a nutrição deve estar alinhada aos exercícios. Escreva regularmente por que você está perdendo peso e leia esses objetivos na frente do espelho todas as manhãs nu, porque o espelho nunca mente. Sempre faça da saúde uma prioridade.

Sentido o reflexo da mudança

Todo esse processo foi enriquecedor para o americano, que está feliz com a conquista que teve, mas ainda não está satisfeito com o corpo que possui. “Eu me sinto absolutamente confiante com minha forma física e o excesso de pele será eventualmente removido por motivos de saúde. Eu treino regularmente para os músculos crescerem e só estarei satisfeito quando alcançar o potencial máximo do meu corpo”, fala.

Leia também: Ex-policial perde 23kg em um ano com aplicativo de dieta dos pontos

Na atual fase, muitas mulheres passaram a demonstrar interesse por Luis. Isso pode até aumentar a autoestima do personal trainer, mas o coração dele já tem dona. “Elas passarem a me tratar diferente, porém felizmente já encontrei o amor da minha vida, Emira. Ela esteve ao meu lado em parte do meu processo e me amava antes mesmo de eu perder peso e estar em forma”, finaliza.