Tomar vinho tinto tem mesmo efeito que treinar na academia, diz estudo

Os pesquisadores encontraram na bebida um composto que melhora o desempenho físico e a função cardíaca e ainda garante mais força muscular

O que você faz para entrar em forma? Provavelmente pega pesado na academia e aposta em uma alimentação saudável, não é mesmo? Mas, pesquisadores da Universidade de Alberta, do Canadá, descobriram que uma taça de vinho tinto tem o mesmo efeito que fazer academia. Será mesmo que essa bebida alcóolica tem todo esse efeito?!

Leia também: 5 dicas para entender melhor de vinho

Foto: shutterstock
Pesquisa aponta de taça de vinho tinto tem mesmo efeito que treino na academia


Durante o estudo, os pesquisadores notaram que o vinho tinto contém um composto natural chamado "resveratrol", algo que também é encontrado em nozes. Quando testada em ratos, a substância melhorou o desempenho físico, a função cardíaca e a força muscular dos animais.

Adeus academia? 

Aparentemente, esse composto estimula a saúde e pode fazer maravilhas com corpo humano. O pesquisador que conduziu o estudo, Jason Dyck, afirma que a bebida pode ser comparada a um treinamento na academia. “O resveratrol mostrou resultados semelhantes ao que você teria em um treinamento de exercícios de resistência extensiva”, diz o cientista ao portal americano "Science Daily".

Leia também: 10 exercícios físicos que ajudam a melhoram o desempenho sexual

O composto pode ajudar as pessoas que querem se exercitar, mas são fisicamente incapazes. Jason explica que o resveratrol pode imitar os resultados dos exercícios ou melhorar os benefícios das pessoas que por algum motivo só podem se exercitar muito pouco.

Ajuda, mas não faz milagre

A conclusão do estudo é que beber um copo vinho por dia pode melhorar a saúde, os músculos e os ossos do coração de forma semelhante a um treino. Com moderação, a bebida à base de uva também reduz as chances de desenvolver câncer de colón, diabetes tipo 2, colesterol ruim e coágulos sanguíneos.

Leia também: Troque a academia por exercícios físicos ao ar livre e sinta a diferença

No entanto, isso não significa que você pode simplesmente cancelar o plano na academia, sentar no sofá, abrir uma garrafa de vinho tinto e ficar na frente de algum aparelho eletrônico comendo e bebendo, pois essa é uma ajuda e não uma bebida mágica. Os efeitos positivos só se aplicam a um copo da bebida, mais do que isso e é provável que você faça você ganhar peso.

Link deste artigo: https://deles.ig.com.br/mundo-masculino/2017-11-15/vinho-tinto-academia.html