Tamanho do texto

Os pesquisadores encontraram na bebida um composto que melhora o desempenho físico e a função cardíaca e ainda garante mais força muscular

O que você faz para entrar em forma? Provavelmente pega pesado na academia e aposta em uma alimentação saudável, não é mesmo? Mas, pesquisadores da Universidade de Alberta, do Canadá, descobriram que uma taça de vinho tinto tem o mesmo efeito que fazer academia. Será mesmo que essa bebida alcóolica tem todo esse efeito?!

Leia também: 5 dicas para entender melhor de vinho

Pesquisa aponta de taça de vinho tinto tem mesmo efeito que treino na academia
shutterstock
Pesquisa aponta de taça de vinho tinto tem mesmo efeito que treino na academia


Durante o estudo, os pesquisadores notaram que o vinho tinto contém um composto natural chamado "resveratrol", algo que também é encontrado em nozes. Quando testada em ratos, a substância melhorou o desempenho físico, a função cardíaca e a força muscular dos animais.

Adeus academia? 

Aparentemente, esse composto estimula a saúde e pode fazer maravilhas com corpo humano. O pesquisador que conduziu o estudo, Jason Dyck, afirma que a bebida pode ser comparada a um treinamento na academia. “O resveratrol mostrou resultados semelhantes ao que você teria em um treinamento de exercícios de resistência extensiva”, diz o cientista ao portal americano "Science Daily".

Leia também: 10 exercícios físicos que ajudam a melhoram o desempenho sexual

O composto pode ajudar as pessoas que querem se exercitar, mas são fisicamente incapazes. Jason explica que o resveratrol pode imitar os resultados dos exercícios ou melhorar os benefícios das pessoas que por algum motivo só podem se exercitar muito pouco.

Ajuda, mas não faz milagre

A conclusão do estudo é que beber um copo vinho por dia pode melhorar a saúde, os músculos e os ossos do coração de forma semelhante a um treino. Com moderação, a bebida à base de uva também reduz as chances de desenvolver câncer de colón, diabetes tipo 2, colesterol ruim e coágulos sanguíneos.

Leia também: Troque a academia por exercícios físicos ao ar livre e sinta a diferença

No entanto, isso não significa que você pode simplesmente cancelar o plano na academia, sentar no sofá, abrir uma garrafa de vinho tinto e ficar na frente de algum aparelho eletrônico comendo e bebendo, pois essa é uma ajuda e não uma bebida mágica. Os efeitos positivos só se aplicam a um copo da bebida, mais do que isso e é provável que você faça você ganhar peso.