O momento do nascimento do filho é repleto de emoções e, ao se tornar pai, a vida de um homem muda completamente, como capturado pelo fotógrafo
Tornar-se pai é verdadeiramente uma experiência que muda a vida de um homem, seja pela maturidade e responsabilidade, mas também pelos pequenos detalhes. Em um projeto, o fotógrafo inglês Tom Oldham passou 72 horas em uma maternidade em Londres para registrar os momentos emotivos de homens antes e depois de se tornarem pais.
Leia também: Vou ser pai, e agora?
O projeto ganhou o nome “Becoming a Father” (em português, “tornando-se pai”) e foi reportado por vários veículos ingleses. “Esses retratos capturam um momento muito forte nas vidas desses homens e têm a ideia de mostrar a grandiosidade de se tornar um pai”, disse o fotógrafo ao jornal “The Independent UK”.
"Becoming a Father" faz parte de uma ação de marketing da PlayStation, que está divulgando um novo jogo que traz à tona a relação entre pai e filho. As imagens apresentam os “antes” mais tensos e os “depois” mais felizes, relaxados e até surpresos.
Segundo ao jornal “Metro UK”, os pais aprenderam muito com a experiência, relatando como foi essa jornada emocional. O sentimento que definia o “antes” de Hector Adebambo, um dos pais, era “ansioso” e o que definia o “depois” era “cansado, porém animado”.
Antes do nascimento, o pai descreve que a pior parte foi ter esperado ansiosamente durante nove meses. Ele fala que sempre quis ser pai e que foi tudo muito natural para ele. “Eu sinto que isso é o certo para mim”.
Leia também: 7 pais inspiradores para acompanhar nas redes sociais
Andy West
Quando West descobriu que seria pai, nada mudou muito para ele. Ele conta que as coisas começam a mudar no primeiro ultrassom e no primeiro chute da filha na barriga da mãe. Para ele, os nove meses foram tranquilos, exceto pelo pequeno estresse de a bebê ter ficado na posição errada antes do parto.
Sobretudo, ele se sentia animado antes do parto e aliviado depois. “Eu percebi imediatamente que ter uma criança mudaria profundamente minha vida, pois vou ser responsável por outra pessoa”, diz.
Leia também: "Ele não tinha ideia de como usar um absorvente": o que pai de menina deve saber
Toan Lam
Lam estava ansioso antes do nascimento, nervoso pela esposa na hora do parto e, depois, estava bem orgulhoso. O pai é o primeiro dos irmãos chineses a ter um filho menino, que carregará o nome da família. Além disso, ele acredita que ser pai vai fazer ele ser mais responsável e pensar mais.
“Ser responsável por outro ser humano é uma experiência surreal. Não consigo colocar em palavras, mas espero que as fotografias apresentem isso”, revela.
Federico Grillo
“Após o nascimento, a adrenalina foi acabando e parece que o tempo passava em câmera lenta. Enquanto segurava meu filho, sentia uma paz muito grande. Eu sei que a paternidade me motivará a ser o melhor para a minha filha”, diz Grillo em palavras emocionadas.
Como nas imagens capturadas pelo fotógrafo
, ele estava se sentindo estressado e cansado antes do nascimento, mas bastante contente depois.