Tamanho do texto

Dieta, porém, é cheia de riscos, já que consiste em reduzir ou até eliminar o carboidrato e em aumentar a quantidade de gordura em todas as refeições

Após perder 22 kg, o norte-americano Vinny Guadagnino resolveu criar uma conta no Instagram para expor como conseguiu tal feito mudando seus hábitos alimentares. “Descobri a fonte da juventude”, escreveu ele em uma de suas publicações. Mas será mesmo? A dieta que ele segue é a conhecida como Keto ou dieta cetôgenica e consiste em diminuir drasticamente o consumo de carboidrato e aumentar o de gordura.

Leia também: Americano perde mais de 150 kg e dá dicas de como emagrecer a seguidores

Vinny Guadagnino é adepto da dieta cetôgenica e conseguiu emagrecer 22 kg  e agora que influencias outras pessoas
Reprodução/Instagram
Vinny Guadagnino é adepto da dieta cetôgenica e conseguiu emagrecer 22 kg e agora que influencias outras pessoas


A dieta cetôgenica ganhou popularidade depois que passou a ser aderida por celebridades, chegando a ser elogiada pela atriz Halle Berry e pela socialite Kourtney Kardashian. Conforme explicado no "US News Health", um relatório anual sobre dietas publicado nos Estados Unidos, a proposta da dieta é reduzir a quantidade de carboidrato, controlar o consumo de proteína e aumentar consideravelmente o consumo de gordura.

Isso fará com que o corpo crie uma espécie de estoque de gordura para servir de fonte de energia para o corpo, ou seja, busca desempenhar a função do carboidrato. Essa troca dá uma sensação de saciedade e faz com que a pessoa perca peso rapidamente.

A post shared by Vinny (@ketoguido) on


Guadagnino, que é ex-participante de um reality show da MTV chamado “Jersey Shore”, comprou essa ideia, perdeu peso e conseguiu deixar o corpo definido. “Quando eu comia açúcar e grãos possuía 22 kg a mais, me sentia mais pesado e parecia dez anos mais velho”, acredita o jovem.

Em busca de seguidores 

De acordo com o site “People”, animado com os resultados que julga positivo, ele decidiu criar um Instagram para falar sobre a dieta. O desejo dele é provar que a gordura saturada animal entope as artérias do corpo e que açúcares, grãos e carboidratos, no geral, são os verdadeiros responsáveis por causar doenças e obesidade.

Leia também: Homem de 45 anos passa por transformação e fica fitness em apenas 3 meses

“Eu olho em volta e me sinto triste e irritado pela maioria da população estar com sobrepeso e que essa obesidade existe é porque as pessoas foram ensinadas a comer grãos, usar margarinas e óleos ‘saudáveis’, beber refrigerante diet com adoçantes artificiais e ficar longe de gorduras saturadas”, aponta o rapaz que se auto intitula “Keto Guido” (uma mistura do nome da dieta com o nome dele).

A post shared by Vinny (@ketoguido) on


O americano compartilhou uma foto de antes e depois de sua transformação corporal e escreveu no post que, embora cada pessoa tenha um tipo de corpo, ele acredita que esse modo de se alimentar ajudará a maioria delas a perder peso e a ser saudável. Além de fotos que evidenciam o corpo definido, Guadagnino também costuma postar imagens das suas refeições – geralmente são à base de frango assado, abacate, tomate, cebola, brócolis e queijo de cabra.

Riscos de cortar o carboidrato

A redução de carboidrato é algo levado tão a sério que, quando vai a uma lanchonete, o americano não foge da dieta e sempre pede para remover o pão do lanche. Essa rígida restrição é o que torna a dieta tão perigosa. Segundo os especialistas norte-americanos que elaboraram o relatório, consumir muita gordura e pouco carboidrato pode trazer problemas para as pessoas que tenham alguma doença nos rins ou no fígado.

A post shared by Vinny (@ketoguido) on


Leia também: Homem come apenas sorvete por 100 dias, perde 15 kg, e tem consequências

Ainda de acordo com o relatório, a dieta cetôgenica também oferece riscos para pessoas com problemas no coração e diabetes. Como reduz ou até elimina o consumo de carboidrato, é difícil conseguir seguir esse tipo de alimentação e você até pode perder peso de forma rápida, mas se resolver parar com a dieta pode recuperar todos os quilos rapidamente. E é importante lembrar que, apesar das "dicas" de Guadagnino, ele está longe de ser um especialista.

    Leia tudo sobre: dieta