Tamanho do texto

Pesquisa indica que 53% dos homens frequentam um dermatologista regularmente e isso, além de ser um bom sinal, indica mais preocupação

Você sabia que a pele masculina tem uma composição diferente da feminina? E isso vale tanto para o rosto quanto para o resto do corpo, então nada de ficar usando os produtos dermatológicos e de beleza da parceira. Para quem buscar um efetivo, o aconselhável em produtos personalizados para atender às necessidades da pele masculina e manter uma aparência saudável e natural.

Leia também: Rosto masculino merece cuidados especiais; veja quais

Os homens estão frequentando cada vez mais os dermatologistas, algo importante já que pele masculina é diferente
Shutterstock
Os homens estão frequentando cada vez mais os dermatologistas, algo importante já que pele masculina é diferente


De acordo com a companhia farmacêutica Galaderma, o que determina as diferenças entre  pele  dos homens para a das mulheres é a testosterona, hormônio masculino que também influencia em características como o crescimento de pelos. De modo geral, a epiderme dos homens é mais áspera e oleosa, sofre um processo de envelhecimento diferenciado por ser 20% mais espessa em comparação com a da mulher e tem um aspecto mais firme por conter mais colágeno que a feminina.

Conforme o homem vai envelhecendo, ele começa a perder  colágeno , e, por isso, os sinais de envelhecimento mais notáveis começam a aparecer lá para os 50 anos. Já nas mulheres, a concentração dessa proteína começa a diminuir assim que elas passam dos 30 anos, algo que se torna ainda mais intenso na menopausa – fase em que a mulher chega perder cerca de 75% do total de colágeno do corpo.

Segundo especialistas da  companhia, vale lembrar que, mesmo os sinais de envelhecimento aparecendo mais tarde no homem, a mudança na aparência ocorre de maneira bem rápida. Isso acontece porque eles são mais afetados pela perda de massa muscular e firmeza na epiderme, além das rugas profundas que, misturadas com inchaço e olheiras, podem trazer uma aparência cansada.      

Mais idas ao dermatologista 

Os homens, em geral, parecem estar cada vez mais vaidosos e preocupados com a saúde, e isso é confirmado pelo fato de que as clínicas dermatológicas brasileiras estão cada vez mais cheias deles. É isso que indica um estudo sobre as preferências masculinas na hora de se cuidar encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Leia também: Adeus acne! Saiba como tratar e disfarçar as espinhas

A pesquisa contou com participação de 425 homens de diferentes faixas etárias (dos 13 aos 20 anos e dos 35 aos 45) pertencentes às classes A, B e C de todas as regiões do País. De acordo com os resultados, 45% dos entrevistados se consideram vaidosos e 51% acreditam que, além do bem-estar, ter uma boa aparência é um investimento que pode até trazer oportunidades profissionais.

Os tratamentos estão na rotina da maioria, tanto que 53% dos participantes afirmam frequentar o consultório do dermatologista regularmente. Se você faz parte desse time ou quer passar a se cuidar mais, veja algumas etapas que não podem faltar na sua rotina de cuidados com o rosto:

Limpeza

Segundo especialistas da companhia, boa parte dos homens não usa um  sabonete facial  específico para o rosto e, além de isso poder desencadear reações a determinados componentes químicos (já que o sabão corporal é agressivo demais para essa parte do corpo), também pode não trazer resultados positivos em termos estéticos. O mais aconselhável a se fazer é visitar um dermatologista para que ele identifique o tipo de pele do homem e indique os produtos de higiene apropriados.

Leia também: Clarear o pênis é nova tendência estética; saiba detalhes da técnica

Proteção solar

Vivendo em um país tropical como o Brasil, usar  protetor solar diariamente é essencial, pois raios UVA e UVB podem causar manchas, queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer. Aqui, a dica é prestar bastante atenção na hora de escolher o produto já que há protetores diferentes diferentes tipos de pele (mais oleosas, mais secas, mistas, etc).