Tamanho do texto

Moletom, jaqueta bomber, tricô e casaco são peças versáteis que estão em alta e receberam novas estampas, aplicações e modelagens diferenciadas

O inverno chegou e, durante essa estação, alguns itens seguem como tendência na moda masculina , como o popular moletom e a versátil jaqueta bomber, que prometem se manter também durante as próximas estações. Nesse momento, os casacos estruturados e os suéteres tricôs deixam de ser meros coadjuvantes e se tornaram protagonistas em looks. Conforme explica Gabriela Bio, estilista sênior no departamento de direção criativa e pesquisa da Riachuelo, a novidade é que, como estão em alta, essas roupas de inverno masculinas chegam com novas estampas, texturas e cores.

Leia também: Moda masculina: as principais tendência para os homens em 2018

Jaquetas bomber, moletons e tricôs são algumas roupas de inverno masculinas que são
Divulgação e Reprodução/Riachuelo/Pinterest
Jaquetas bomber, moletons e tricôs são algumas roupas de inverno masculinas que são "coringa" no guarda-roupa


Neste inverno, os itens com modelagem estão ganhando destaque, e algumas delas - como as peças "oversized", mais compridas e largas que o normal - contribuem não só com o estilo, mas com o conforto de quem usa. Além de serem boas opções para incrementar os looks, roupas como as citadas por Gabriela também são um bom investimento, já que, segundo ela, se tornaram peças-chave quando se fala em roupas de inverno masculinas e poderão ser usadas por muitos anos. 

O bom e velho moletom 

As blusas de moletom costumam ser consideradas mais informais, mas podem ser usadas em vários ambientes. “É uma matéria-prima muito conhecida pelo conforto e isso faz com que as pessoas pensem que ela só deve ser usada em casa”, afirma a especialista.

As peças de moletom vieram com diferentes modelagens, estampas e cores para darem mais estilo as roupas
Divulgação e Reprodução/Riachuelo/Pinterest
As peças de moletom vieram com diferentes modelagens, estampas e cores para darem mais estilo as roupas


Dentro da coleção de outono-inverno , há os modelos tradicionais, como o canguru, mas a especialista indica testar modelos diferenciados, como o "oversized" (que tem modelagem mais alongada), e o "high low" (cuja frente é mais curta e a parte de trás mais comprida). “Essa matéria-prima consegue receber vários efeitos, como estampas, polidos, lavanderia e aplicação de metais. Tudo isso deixa a peça diferente para trazer mais estilo”, explica Gabriela.

Leia também: Moda oversized conquista homens com peças largas e confortáveis; saiba usar

As calças de moletom também estão se renovando e, para se distanciarem do básico, receberam apliques, zíperes, modelagens mais modernas (afuniladas na barra, por exemplo), cadarços coloridos e outros detalhes. Para apostar no moletom, porém, é importante não combinar calça e casaco do mesmo material pois, segundo Gabriela, esse look mais esportivo não combina com determinadas situações. “Existem calças que combinam com a blusa, pode acontecer, mas é algo bem pontual”, alerta Gabriela.

Jaqueta bomber é "coringa" entre as roupas de inverno masculinas

A jaqueta bomber se tornou um coringa no guarda-roupa masculino por ser versátil e combinar com outras peças
Divulgação e Reprodução/Riachuelo/Pinterest
A jaqueta bomber se tornou um coringa no guarda-roupa masculino por ser versátil e combinar com outras peças


Outra aposta do inverno é a jaqueta bomber, que, sem dúvidas, continua como tendência nas próximas estações, já que virou uma espécie de "coringa" do guarda-roupas masculino. “É um item básico, mas diferenciado”, aponta a especialista.  

Além de ser confortável e de cair bem em sobreposições, a especialista afirma que há modelos para todos os gostos, com ou sem estampa, de cores vivas, neutras, etc. A dica que ela dá é fazer uma combinação entre, por exemplo, o moletom e essa jaqueta. “É uma sobreposição interessante porque são itens que tem volume e caimento diferentes”, diz.

Tricôs e casacos podem ser despojados

Casacos e tricôs podem compor um look despojado e com muito estilo e chegam na temporada diferenciados
Reprodução/Pinterest
Casacos e tricôs podem compor um look despojado e com muito estilo e chegam na temporada diferenciados


Peças de tricô também têm ganhando modificações e, segundo a especialista, podem ser ótimas para completar o visual. A diretora criativa ressalta que não é costume usar peças dessa matéria-prima em um look masculino, salvo aqueles suéteres mais tradicionais usados com roupas sociais, mas que isso vem mudando.  “O tricô precisa deixar de ser visto como uma peça formal, porque ele pode fazer parte de um look mais despojado. É uma matéria-prima versátil e pode ser trabalhada com distintas formas, modelagens, cores e estampas”, ressalta.

Além dos suéteres de tricô, casacos mais estruturados também fazem parte das coleções dessa temporada. A principal novidade é que, agora, eles aparecem em comprimentos diferentes, estampados e alguns têm como matéria-prima a lã. “Ele pode ser usado em sobreposição com outras peças para deixar o inverno mais rico”, explica a especialista.

Leia também: Confira o que está em alta na moda masculina e como usar tudo isso a seu favor

Apesar das tendências, Gabriela diz que nenhuma peça precisa ser evitada no inverno e que o principal ainda é satisfazer as próprias preferências e o estilo. Na hora de adquirir novas roupas de inverno masculinas para incrementar o armário, também é essencial ficar de olho na qualidade das peças e fazer boas escolhas para que elas durem por muitas outras estações.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.