Tamanho do texto

Barbeiros dão dicas de produtos e de como deixar o visual harmonizado

Com o passar do tempo, o cabelo grisalho deixou de ser considerado um sinal de envelhecimento e algo ruim para se tornar um detalhe que traz charme ao visual masculino. Os fios brancos podem aparecer em qualquer idade, e tentar cobrir ou escondê-los nem sempre é a melhor opção. Muitos homens estão percebendo isso e assumindo de vez o grisalho.  Deixar o cabelo mais natural facilita a vida do homem, mas isso não significa que ele não precisa ter alguns cuidados especiais.

George Clooney, Otaviano Costa e Bruno Gagliasso são alguns famosos que assumiram o cabelo grisalho
shutterstock/Instagram
George Clooney, Otaviano Costa e Bruno Gagliasso são alguns famosos que assumiram o cabelo grisalho


O barbeiro Wendell Nascimento, da rede “O Barbeiro da Esquina”, explica que os fios vão ficando brancos porque com o tempo o cabelo vai perdendo melanina, o pigmento responsável por dar cor ao cabelo. Nesse processo natural, os fios também vão perdendo algumas propriedades que alteram seu aspecto. “Apesar do cabelo grisalho dar a impressão de ser brilhoso, com o tempo, os fios ficam opacos e amarelados”, explica o barbeiro.

O primeiro passo para quem deseja assumir os fios brancos , é comprar produtos específicos para isso. De acordo com Nascimento, já é possível encontrar com facilidade em mercados, perfumarias e farmácias, shampoos, máscaras de hidratação e condicionadores específicos para homens grisalhos. “Usar produtos com essas características é importante para neutralizar a opacidade e o aspecto de ‘mal cuidado’ que o grisalho pode apresentar”, diz.

A barbeira Thaís Antunes acrescenta que o shampoo roxo e o silver (cinza), geralmente indicado para pessoas de cabelo loiro ou platinado, podem ajudar a deixar os fios mais branquinhos ou com um tom mais acinzentado.

Cabelo grisalho por inteiro e o que fazer na barba

Fios brancos podem aparecer apenas em um lado da cabeça, mas existem técnicas para deixar o cabelo grisalho uniforme
shutterstock
Fios brancos podem aparecer apenas em um lado da cabeça, mas existem técnicas para deixar o cabelo grisalho uniforme


Um problema que alguns homens enfrentam é que, às vezes, os fios brancos só aparecem em determinada parte do cabelo, e o contraste que cria pode comprometer o visual. Nesses casos, ambos os profissionais indicam procurar um especialista para encontrar uma técnica para deixar o cabelo uniforme.

“O indicado é sempre procurar um profissional porque provavelmente será preciso fazer algum tipo de química, mas o mais indicado quando só uma parte do cabelo tem o efeito grisalho é buscar uma harmonização da forma natural do cabelo, pensando em algo que valorize o corte, o penteado e os fios brancos, que estão, sim, muito em alta”, diz Thaís.

Quando o homem assume os fios grisalhos, costuma surgir a dúvida se ele deve seguir o mesmo caminho com a barba. Nascimento diz que isso não é uma regra e que depende muito do momento que esse homem se encontra e o que está buscando. A dica do especialista é testar as possibilidades para ver o que deixa a imagem mais harmoniosa.

De acordo com o barbeiro, o fundamental é os homens entenderem que os  fios brancos aparecem para todos, e assumir isso pode ajudar interna e externamente. Inclusive, por terem mais confiança, muitos homens jovens estão assumindo com estilo o cabelo grisalho . “Não deixe de focar em uma rotina mais saudável, durma bem e tenha uma boa alimentação, pois há verduras, legumes e frutas que ajudam no processo celular e melhoram a condição dos fios no geral”, finaliza Nascimento.