Tamanho do texto

Dá para combinar o corte lenhador, que já tem seu lugar garantido entre as tendências, com a ideia de apostar em fios descoloridos e iluminados

O corte de cabelo e a coloração dos fios dizem muito sobre a personalidade de um homem. Para aqueles que buscam algo despojado e que segue em alta, a ideia é apostar no corte lenhador. Mas se o objetivo é ousar e mudar, saiba que a tendência é iluminar ou clarear os fios. 

Leia também: Quais os estilos de barba mais usados e os cuidados necessários

O Deles conversou com o hairstylist Tiago Cardoso para entender como adotar essas tendências de cabelo masculino - seja o corte lenhador ou os fios mais iluminados. O profissional também dá dicas simples para cuidar dos cabelos em casa. 

Corte lenhador já tem lugar garantido

Corte lenhador tem topete volumoso e laterais aparadas. O visual fica completo com uma barba mais comprida
shutterstock
Corte lenhador tem topete volumoso e laterais aparadas. O visual fica completo com uma barba mais comprida

Nesse corte, segundo Tiago, o cabelo fica com as laterais mais baixas e o topete mais volumoso. “Esse corte ganhou nome de ‘lumber sexual’ ou lenhador sexy. Muitos anos atrás os lenhadores usavam cabelos compridos, calças jeans e camisas mais soltas. Esse estilo foi adaptado para os dias de hoje, numa versão mais moderna para o cabelo masculino .”

Para mantê-lo é indicado cuidar das laterais, aparando os fios com uma certa frequência. Já o topete pode ser arrumado de diversas formas, e uma sugestão é apostar em gel ou pomada para deixa os fios no lugar e com o volume desejado. 

Além disso, o homem pode escolher produtos que confiram efeitos diferentes aos fios. "Se o homem gosta do cabelo com efeito molhado, aconselho o uso do gel, um gel mais flexível, mas se ele prefere um efeito mais natural (que não aparente estar molhado), ele pode usar uma cera que deixa o cabelo sem brilho e com efeito opaco. O resultado fica bem natural mesmo", indica Tiago. 

Descolorir e iluminar estão ao alta

É possível apostar no visual iluminado com o corte lenhador, fazendo reflexos no topete, ou ousar mais e descolorir tudo
shutterstock
É possível apostar no visual iluminado com o corte lenhador, fazendo reflexos no topete, ou ousar mais e descolorir tudo

Se a ideia é ousar um pouco mais, saiba que os cabelos descoloridos estão super na moda entre os homens mais jovens. Tiago fala que alguns preferem fazer o reflexo apenas nas pontas para dar aquele efeito de surfista que tem o cabelo queimado de sol. “Os jovens estão clareando cada vez mais o cabelo, com mechas, imprimindo um ar mais moderno. Hoje em dia, os jovens estão se soltando e se permitindo mais quando o assunto é iluminar o cabelo.”

Realizar esse procedimento é algo simples. O especialista explica que, dependendo do comprimento do cabelo, a coloração é feita com papel alumínio ou com o próprio pente que é utilizado para fazer luzes. “Não costumo usar touca, prefiro o papel alumínio ou a ponta do pente com descolorante para dar aquela leve clareada", explica o hairstylist.

Outra tendência é ser mais radical e clarear os fios por completo. Nesse caso, a opção é descolorir todo o cabelo usando o próprio pó descolorante. 

Em ambos os casos é preciso, entretando, redobrar o cuidado com os fios , já que eles passaram por uma química. Tiago afirma que é fundamental hidratar os cabelos e, segundo o especialista, isso pode ser feito até no mesmo dia da coloração.

Depois, para manter cor e visual dos fios, a hidratação deve ser mantida em casa, com shampoo hidratante e condicionador. Para os homens que têm raiz oleasa a opção, de acordo com o especialista, é usar apenas o shampoo hidratante. 

Ainda dá para combinar o corte lenhador com o visual iluminado, com reflexos no topete. E mesmo quem tem os fios descoloridos pode usar gel e cera para finalizar o cabelo, já que esses produtos não interferem na cor.