Tamanho do texto

Kit criado por Marie-Claire Springham é um coquetel de hormônios e os homens devem tomar os remédios durante a gestação da parceira

Homens podem amamentar, sabia? Bom, isso é o que indica uma inventora de um kit de amamentação para homens. Pode parecer algo surreal, mas isso é aparentemente possível se o homem tomar um coquetel de hormônios durante a gravidez da parceira e pelo período que deseja amamentar. Esse kit pode estar disponível no mercado em menos de cinco anos.

Leia também: Pai cria método bem simples para "amamentar" a filha, e ideia viraliza

Homens podem amamentar se tomarem hormônios específicos durante a gestação da parceira, afirma empresa
shutterstock
Homens podem amamentar se tomarem hormônios específicos durante a gestação da parceira, afirma empresa


Embora a descoberta esteja nos estágios iniciais e ainda não foi testada, a designer Marie-Claire Springham, de 24 anos, acredita no sucesso do kit de amamentação para homens . “Não consigo ver motivos que impediriam os casais de usarem o kit. Parece incomum, mas as mulheres têm usado hormônios no corpo desde que a pílula anticoncepcional foi desenvolvida”, fala a criadora ao portal britânico “Daily Mail”.

A inventora acredita que, como muitas mulheres lutam para amamentar , esta é uma ferramenta de empatia, com a qual o homem pode ajudar de uma forma realmente útil e solidária sua parceira, mesmo sabendo que esses hormônios podem causar efeitos colaterais, como o crescimento do seio em casos de ginecomastia, ou seja, quando os níveis de estrogênio de um homem excedem sua testosterona.

Hormônios do kit amamentação para homens

O kit pode ajudar as mulheres que sofre com a amamentação porque os homens podem amamentar e ajudar nisso
shutterstock
O kit pode ajudar as mulheres que sofre com a amamentação porque os homens podem amamentar e ajudar nisso


O kit de amamentação surgiu como um projeto universitário de conclusão de curso e já ganhou prêmios. Embora ainda seja apenas um conceito, o kit propõe ao homem tomar o hormônio progesterona - que atuaria na produção de glândulas produtoras de leite - uma vez por dia, assim que descobrir que será pai. Depois, nas últimas seis semanas da gestação da mulher, o homem tomaria domperidona quatro vezes por dia. 

Leia também: Pai de menina é criticado por postar vídeo em que "amamenta" a bebê

Esse remédio, que costuma ser receitado às mulheres que estão com dificuldade para amamentar por falta de leite, estimula a produção de prolactina, hormônio que faz o corpo da mulher produzir o leite materno. Segundo Marie, para o homem precisaria continuar tomando esse coquetel de medicamentos hormonais durante todo o período que desejar amamentar.

O kit também está sendo tratado como uma forma de ajudar a liberar o leite e poderá ser usado por mulheres que estão na luta para amamentar.


Os homens podem amamentar, mas ainda não se sabe se o leite masculino tem os mesmos nutrientes que o feminino
shutterstock
Os homens podem amamentar, mas ainda não se sabe se o leite masculino tem os mesmos nutrientes que o feminino


O estudo de Marie foi baseado nos efeitos colaterais que pessoas transexuais relataram ter ao tomarem medicamentos com hormônios similares. Ainda não está claro se essa produção de leite ocorreria se um homem começasse a tomar o coquetel por menos de nove meses, então se o homem quiser amamentar ele provavelmente terá que se preparar antes.

Segundo a consultora de lactação Katherine Fisher, a lactação masculina é clinicamente possível e levanta interessantes questões sobre o que a paternidade significa no século atual. A especialista também lembra que não está claro se o leite de um homem pode ser tão nutritivo quanto o da mulher.

Leia também: Homem usa simulador para sentir "dores do parto" em chá de bebê

O kit de amamentação para homens que Marie criou contém, além dos hormônios, um colete de compressão que funciona como um sutiã de amamentação. Ela realmente deseja comprovar que os homens podem amamentar e espera que os outros efeitos colaterais disso sejam semelhantes aos da pílula anticoncepcional, que causam inchaço, dores de cabeça e alterações de humor. O plano é desenvolver a descoberta para ela estar disponível para os homens nos próximos anos.