Tamanho do texto

"Eu me sentia desconfortável, tinha muita vergonha de ir à praia e tirar a camiseta", afirma Leandro que perdeu 15 kg com exercícios de 15 minutos

O técnico em soldagem Leandro Lopes, de 31 anos, vive em Fortaleza, no Ceará, e sempre teve um tipo físico magro, mas isso mudou quando engatou em uma rotina de trabalho e estudo. Com a falta de tempo, os exercícios físicos e uma alimentação balanceada deixaram de fazer parte de sua rotina. Em pouco tempo, engordou 20 kg e passou a lutar para conseguir perder peso.

Leia também: Como emagrecer de forma natural? Médico elimina 90 kg e dá dicas

Leandro conseguiu perder peso com muita dedicação após sofrer bullying  da própria família por estar gordinho
Divulgação/ Freeletics
Leandro conseguiu perder peso com muita dedicação após sofrer bullying da própria família por estar gordinho


Nesse descuido com o corpo e com a saúde, o técnico em soldagem passou de 65 kg para 85 kg e o índice de gordura corporal chegou a 25%. No período em que estava acima do peso, Leandro decidiu visitar familiares e amigos que não via há muito tempo e, como eles estavam acostumados com o tipo físico magro que o rapaz tinha, ficaram assustados com a transformação do cearense e começaram a dizer que ele precisava perder peso .

Mesmo sendo parentes e pessoas próximas, ele conta que sofreu bullying ouvindo piadas sem graça e ofensas sobre seu corpo. Essa situação, em que teve que engolir diversas críticas, fez com que Leandro começasse a sentir vergonha do físico. “Eu me sentia desconfortável, tinha muita vergonha de ir à praia e tirar a camiseta”, conta.

Essa experiência negativa se transformou na motivação que o técnico em soldagem precisava para mudar o estilo de vida. Ele prometeu para si mesmo que na próxima viagem que faria para rever seus familiares ele estaria diferente. “Ninguém mais iria me diminuir”, pensou na época.

Alternativas para perder peso

Leandro começou a fazer os exercícios para  perder peso e definir o corpo em casa, mas passou a treinar em um parque
Divulgação/Freeletics
Leandro começou a fazer os exercícios para perder peso e definir o corpo em casa, mas passou a treinar em um parque


Como ele continuava sem tempo para fazer uma academia, procurou meios diferentes para conquistar a transformação no corpo que tanto desejava. Foi então que recorreu a um aplicativo de exercícios. 

“Eu queria ter flexibilidade para treinar aonde eu quisesse e a hora que desse, sem gastar muito tempo, mas também procurava algo personalizado e com acompanhamento para focar nas minhas necessidades”, explica Leandro que passou a fazer exercícios de cerca de 15 minutos usando o Freeletics. A proposta se baseia em técnicas de HIIT, Treino Intervalado de Alta Intensidade, que usam apenas o peso corporal.

Leia também: 6 alimentos que ajudam a perder barriga e deixam o tanquinho definido

Assim que começou os treinos, Leandro teve dificuldades para executar os exercícios, algo normal para quem estava por um longo tempo sem praticar atividade física. “Como eu era sedentário, não estava acostumado a fazer exercícios de alta intensidade, achei que aquilo não era para mim, mas fui evoluindo gradativamente”, fala o cearense.

Além dos exercícios, Leandro também passou a fazer dieta para conseguir perder peso e diminuir a gordura corporal
Divulgação/Freeletics
Além dos exercícios, Leandro também passou a fazer dieta para conseguir perder peso e diminuir a gordura corporal


Junto com os exercícios, o cearense também passou a cuidar da alimentação seguindo uma dieta personalizada ao seu objetivo – principalmente para quando come fora de casa. Por várias vezes ele pensou em desistir, mas conseguiu se manter firme. “Eu tinha um objetivo em mente, eu queria mudar, eu queria mostrar para as pessoas que eu ia conseguir essa vitória”, enfatiza.

Leandro começou fazendo os exercícios em casa, mas depois de um tempo decidiu mudar o local de treinos e passou a fazer o treino no Parque da Barragem, em Fortaleza, junto com outros Atletas Livres, nome da comunidade de usuários do app de exercício  que costumam se encontrar para treinar e incentivar uns aos outros.

Com dedicação, o cearense passou a treinar quatro vezes por semana e, em seis meses, os resultados já estavam bem nítidos. Nesse período, Leandro emagreceu 15 kg e mudou completamente seu corpo, passando a ter músculos definidos e um abdômen de tanquinho. O índice de gordura corporal dele caiu de 25% para 11%.

Leia também: Jovem perde 140 kg em um ano e ganha 45 kg de músculos; confira

Mudar o estilo de vida e perder peso deixou o técnico em soldagem tão mais disposto que, hoje, ele está mais motivado do que nunca, tudo porque houve uma transformação psicológica, algo que ele afirma ser o mais importante. Com o atual físico, Leandro deixou de sentir vergonha do corpo e passou a curtir as praias do Ceará com tranquilidade.

    Leia tudo sobre: dieta