Tamanho do texto

Deixar a seus pelos faciais crescerem requer paciência e dedicação, e saber como aparar a barba apropriadamente vai te economizar tempo e dinheiro

A "carinha de bebê" perdeu forças e deu lugar ao movimento  lenhador nos últimos anos. Mas nem todos sabem como aparar a barba da forma adequada, e o resultado pode ser desastroso.

Aparar a barba não precisa ser tarefa do barbeiro: com essas dicas, você vai se emancipar desses profissionais
shutterstock
Aparar a barba não precisa ser tarefa do barbeiro: com essas dicas, você vai se emancipar desses profissionais

Então, para que você não se decepcione e desista de deixar a barba crescer, preparamos uma lista com dicas de como aparar a barba igual a um profissional - sua carteira e sua rotina vão agradecer pelas economias.

Vale lembrar que manter um estilo barbado vai exigir paciência e dedicação. Independentemente do comprimento, sempre será preciso manter sua barba aparada, bem desenhada e limpa.

Como aparar a barba devidamente

Existem várias técnicas e vários estilos de barba para acomodarem os seus gostos. Siga essas dicas, e o céu é o limite
shutterstock
Existem várias técnicas e vários estilos de barba para acomodarem os seus gostos. Siga essas dicas, e o céu é o limite

Não faltam técnicas para dominar seus pelos faciais, e estas são as fundamentais para quem quer adotar o estilo lenhador - ou simplesmente decorar o rosto com algo diferente. A partir daí, o mundo das barbas é seu para dominar.

1.  Conheça o formato do seu rosto

Existem vários formatos de rosto, e saber qual deles é o seu é importante na hora de decidir como aparar a barba
shutterstock
Existem vários formatos de rosto, e saber qual deles é o seu é importante na hora de decidir como aparar a barba

Assim como para os cortes de cabelo, a chave para cultivar a barba ideal está em conhecer o formato de seu rosto. Os principais tipos que você deve considerar são: quadrado, triangular, redondo e oval.

Para uma descrição breve, os rostos quadrados têm medidas semelhantes em todos os lados. Os triangulares podem ser normais (mandíbula e queixo mais largos que o resto do rosto) ou invertidos (queixo mais fino que o resto).

Os ovais têm largura acentuada nas maçãs do rosto, mas são mais simétricos que os outros, pois o topo e a base da cabeça têm medidas semelhantes. Já os redondos são menos definidos, com o comprimento sendo equivalente à largura.

Em seu canal do YouTube, Alpha M. , Aaron Marino, diz que para quem tem uma mandíbula definida (como é o caso dos rostos quadrados), é possível reforçar os traços com uma barba curta e definida, ou suavizá-los com um estilo mais comprido e ameno. Cavanhaques também servem para esse tipo de rosto .

Para rostos menos definidos (como o redondo), ele recomenda uma forma mais curta e bem desenhada. Estilos com costeletas mais ralas e um cavanhaque pontudo/quadrado também ajudam a delinear melhor a face.

Já os rostos triangulares devem ser ter uma barba que fortaleça o queixo - um cavanhaque ou barba mais cheios, com bochechas e costeletas rasas. O oval é neutro: qualquer estilo cairá bem nesse tipo de rosto, devido à sua simetria.

2. Deixe crescer

Deixe sua barba crescer antes de ir para as cabeças - assim você poderá descobrir seus pontos fortes e fracos
shutterstock
Deixe sua barba crescer antes de ir para as cabeças - assim você poderá descobrir seus pontos fortes e fracos

Seu objetivo não será alcançado sem paciência. Antes de desenhar e aparar a barba, é preciso ter uma. Em seu site Teaching Men's Fashion , Jose Zuniga diz que o ideal antes de aparar é deixar que a barba cresça por duas ou quatro semanas, para que você tenha o máximo de material com o qual trabalhar.

Isso permite que você veja quais são as falhas que sua barba tem quando cresce, e se é possível adotar um estilo comprido - ou se manter as coisas curtas é a melhor solução.

De acordo com Aaron Marino, para quem tem muitas falhas na barba é bom evitar comprimentos muito grandes e optar por um estilo mais ralo, como a barba de 10 dias (que tem pouco mais de 3 mm).

Caso queira uma dica de como deixar sua barba crescer antes de chegar na temporada de "abate", leia reportagem do publicada aqui no Deles  sobre o  dono da melhor barba do mundo .

3. Delimite sua barba

Se o
shutterstock
Se o "olhômetro" não for o seu forte, existem pentes especiais para quem gosta de desenhar a própria barba em casa

Se você quiser um estilo mais curto, delimitar é essencial tanto na parte de cima da barba (linha das bochechas) como na de baixo (linha do queixo e pescoço).

A barba do pescoço deve ser eliminada, mas alguns cuidados são necessários. Como demonstra Marino, a linha ideal é logo depois da mandíbula, no ponto em que começa a parte mole do queixo. A dica é fechar a boca e erguer a cabeça para encontrar este ponto e mandar bala.

Seguindo em frente, ele explica como as bochechas devem ficar aparentes. Deve-se traçar uma linha imaginária entre o topo da orelha e o canto da boca, e tirar quaisquer pelos que estejam acima desse limite.

Caso tenha dificuldade em seguir ou achar essa linha, uma dica é usar o cabo de um pente como "régua", ou então procurar um daqueles pentes que já vêm com o contorno ideal para desenhar sua barba, como mostra a imagem acima.

4. Defina qual a sua intenção

Decida o que quer: adapte seu estilo às falhas da sua barba e ao formato do seu rosto, para não errar na hora H
shutterstock
Decida o que quer: adapte seu estilo às falhas da sua barba e ao formato do seu rosto, para não errar na hora H

Antes de passar a máquina sobre a sua lustrosa barba de quatro semanas e completar o processo de aparo, pense qual estilo você quer e quais seus objetivos com isso.

Novamente, Marino tem dicas valiosas em seus vídeos. De acordo com ele, barbas mais curtas, entre 3 e 6 milímetros, dão menos trabalho, mas dão um ar menos profissional. Segundo um estudo de 2013, conduzido pelos australianos Barnaby Dixson e Robert Brooks, esse tipo também é o considerado mais atraente pela maioria das mulheres.

Já os estilos mais cheios passam a impressão de que você é um melhor candidato à paternidade, de acordo com o mesmo estudo. Mas, como lembra Marino, eles darão mais trabalho para manter e podem dar um ar sujo para quem não cuidar da barba apropriadamente.

5. Corte a grama

Finalize o aparo com a maquininha, ou use uma tesoura e um pente se tiver medo de errar e comprometer o trabalho
shutterstock
Finalize o aparo com a maquininha, ou use uma tesoura e um pente se tiver medo de errar e comprometer o trabalho

Agora que tudo já está preparado e decidido, é hora de se livrar dos excessos. O ideal é utilizar um aparador específico para a barba - marcas como a Philips, a Philco ou a Wahl produzem aparelhos que permitem calibrar o comprimento a cada milímetro.

Se você quiser reforçar sua mandíbula, faça um degradê, com a barba ficando mais cheia conforme segue para a base do rosto. Isso vai reiterar a aparência de uma mandíbula forte, mesmo que você tenha um rosto menos definido, como o redondo.

Ainda que queira deixar a barba mais comprida, aparar continua sendo necessário. Embora um barbeador elétrico  seja bastante eficaz para esse serviço (basta ajustar o pente para uma numeração maior), é uma boa ideia pegar uma tesourinha e um pente para aparar com mais cautela - e evitar erros indesejáveis.

Leia também: Limpa e com estilo! Saiba como cuidar da barba para evitar acne e foliculite

Essas são as dicas mais básicas a serem seguidas quando tiver dúvida de como aparar a barba adequadamente. Outras técnicas podem ser utilizadas, mas para evitar riscos que podem tornar a experiência frustrante, vale memorizar esse passo a passo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.