Tamanho do texto

Conquistar uma mulher atualmente virou o foco principal das redes sociais e aplicativos, enquanto os homens deixam de lado a paquera cara a cara. Mas os encontros em pessoa devem continuar nos seus planos de relacionamento

Tinder, Happn, Bumble, Instagram, Facebook, Twitter - a lista é extensa. Mas todos estes aplicativos têm servido a um propósito em comum, seja esta a proposta deles ou não: criar casais ao redor do mundo e ajudar o homem comum a  conquistar uma mulher - e vice e versa.

Conquistar uma mulher pelas redes sociais e aplicativos deve ser somente um começo para a sua vida amorosa
shutterstock
Conquistar uma mulher pelas redes sociais e aplicativos deve ser somente um começo para a sua vida amorosa

Mesmo assim, diversos coaches do ramo de relacionamentos ainda acreditam na força da paquera "ao vivo" para que você consiga conquistar uma mulher . E ao contrário do que muitos podem pensar, conhecer sua pretendente online é muito diferente do que conhecê-la, por exemplo, na fila do supermercado ou em um bar.

Algumas coisas ficam totalmente fora da equação quando se "chega" em alguém nas redes sociais, do olhar ao tom de voz. Enquanto isso, é mais fácil criar uma imagem de si mesmo que seu interesse romântico talvez não veria num encontro em pessoa.

Para o coach Lucas Adriano, este processo não é necessariamente ruim. Mas ele crê que as coisas só acontecem quando se está no mesmo lugar que a mulher com quem você quer se relacionar.

"O foco tem que estar na praticidade em gerar o contato pessoal, ao invés de ficar apenas se comunicando por aplicativos", diz ele, para reforçar seu ponto.

O que mudou com a paquera online

Embora seja possível conquistar uma mulher online, é o encontro com sua pretendente que cementará seu sucesso
shutterstock
Embora seja possível conquistar uma mulher online, é o encontro com sua pretendente que cementará seu sucesso

Segundo Lucas, essa onda cresceu e se fortaleceu com base na criação de uma zona de conforto, da qual o homem passou a se sentir mais à vontade para falar o que quer, sem a pressão e a timidez causadas pelo cara a cara. Assim, é possível delimitar alguns benefícios e malefícios de se arriscar na web para encontrar sua alma gêmea ou um encontro casual.

Os benefícios giram em torno, principalmente, da facilidade de engatilhar conversas e de usar a criatividade para surpreender a pessoa. Com as redes sociais e os apps de relacionamento, você conseguirá conhecer mulheres de lugares para os quais nunca foi ou que ficam longe do seu dia a dia.

Já os malefícios são mais impactantes que os benefícios, segundo Lucas. Eles vão do vício na vivência virtual até o risco de perder experiências únicas com a pessoa que você deseja e outras a seu redor (afinal, não são só oportunidades de romance que são deixadas de lado quando nosso foco está na tela do celular).

Mundo virtual x conquistar uma mulher e viver o olho no olho

Conquistar uma mulher online pode ser mais prático, mas também é perigoso para o seu bem estar psicológico
shutterstock
Conquistar uma mulher online pode ser mais prático, mas também é perigoso para o seu bem estar psicológico

É preciso levar em conta estes dois lados da moeda na hora "H". Uma maior praticidade de conhecer pessoas pode ser desejável, mas o perigo de ficar preso numa "realidade" virtual é relativamente grande, e pode levar a algumas práticas nocivas.

Uma delas é criar uma máscara para conseguir atrair mais mulheres. Como não é preciso responder na hora, e nem prestar atenção na linguagem corporal, fica mais fácil passar uma imagem diferente do seu verdadeiro "eu". Mas, como diz o velho ditado, uma hora a máscara cai. Então vale agir naturalmente, principalmente quando estiver paquerando online. 

"Explico para todos meus alunos que as redes sociais devem ser apenas um facilitador para chegar no encontro, para se comunicar sempre focando em conseguir gerar vivência pessoal", complementa Lucas. Se essa não for a ideia, há um risco grande de ficar em um mundo à parte, criando uma ilusão completa em torno da sua vida amorosa

Como usar o online a seu favor

Apesar de tudo, flertar pessoalmente é indispensável para conquistar uma mulher - e fugir disso só vai piorar as coisas
shutterstock
Apesar de tudo, flertar pessoalmente é indispensável para conquistar uma mulher - e fugir disso só vai piorar as coisas


Tendo em mente esse equilíbrio que deve acontecer entre o online e o mundo real, é possível, sim, usar aplicativos ou redes sociais para começar uma paquera . E se está pensando em adotar essa tática, veja algumas dicas de Lucas: 

  1. Qualidade vs. Quantidade - se você quer algo mais duradouro, o coach aconselha o uso do WhatsApp, por ser mais completo; caso esteja só a procura de diversão, os aplicativos como o Tinder servirão;
  2. Saiba o que procura - "O homem de valor precisa ter clareza do que deseja e focar na qualidade", lembra o coach. Não vague a esmo pelas redes sociais, nem mande um "oi" para a primeira pessoa que encontrar - tenha sempre critérios bem definidos da mulher ideal para você
  3. Aja naturalmente - converse com a pessoa como se estivesse falando com um colega de trabalho ou alguém na fila do supermercado. Lucas lembra que ser educado e buscar assuntos que transmitam confiança e interesse é um bom começo;
  4. Escreva corretamente e evite palavrões - o coach ressalta a importância do uso do português correto, sem palavras de baixo calão e até mesmo gírias, que possam atrapalhar a comunicação;
  5. Gere interesse sem ser inconveniente - não apele na hora de conhecer a mulher, e muito menos pense em mandar "nudes" - isso só deve ser usado, segundo Lucas, para apimentar um relacionamento e quando há permissão clara da parceira. Ele aconselha que a pessoa tente desenvolver sua persuasão e fazer perguntas estratégicas para conhecer a mulher desejada melhor.

Leia também: Como seduzir uma mulher? Especialista dá dicas para você fazer sucesso

O mundo dos relacionamentos online é bastante novo, e conquistar uma mulher por lá às vezes pode ser mais simples do que no cara a cara. Só não fique preso a isso, afinal, o mundo real acontece fora da tela do celular.