Tamanho do texto

De falta de higiene a doenças sexualmente transmissíveis, passando por alergias, existem várias possíveis causas para o mau cheiro no pênis

Manter os genitais livres de odores desagradáveis é algo que preocupa muitos homens - e com razão. No entanto, mesmo que em alguns casos o fedor saia depois de um banho, existem outras explicações mais sérias que podem causar um mau cheiro no pênis

undefined
shutterstock
O mau cheiro no pênis é um problema que todo homem procura evitar, mas nem sempre a solução é tão simples

Além da higiene precária, outros motivos para o mau cheiro no pênis podem ser enfermidades, como infecções urinárias, e até mesmo DSTs, como a gonorreia, cujos sintomas vão de corrimento esbranquiçado ou amarelado até queimação na hora de urinar e dores nos testículos.

Saber quais exatamente são as enfermidades que podem deixar o seu pênis com um cheiro desagradável não só deve te ajudar a se prevenir, como também pode ser o que faltava para você correr até um urologista e resolver seus problemas de uma vez por todas, caso eles sejam mais sérios.

As consequências do mau cheiro no pênis

undefined
Thinkstock/Getty Images
O mau cheiro no pênis pode deixar sua parceira desconfortável e, na pior das hipóteses, sinalizar alguma infecção

Segundo Alex Meller, urologista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, os casos de mau cheiro puro e simples - sem indicação de doença - são apenas um empecilho social, já que essa situação não é nada agradável, principalmente na hora de manter relações sexuais.

"Agora, se for uma alteração de doença causada por fungo ou alguma bactéria, isso pode ser transmitido para a parceira", alerta o especialista a respeito da importância de solucionar os problemas de mau cheiro o quanto antes.

Esmegma: a causa número 1 de mau cheiro no pênis

undefined
shutterstock
O esmegma é uma secreção que serve como lubrificante natural, e cujo acúmulo pode levar a um mau cheiro no pênis

Segundo Meller, o esmegma nada mais é do que o lubrificante natural que o organismo solta na região da glande, a "cabeça" do pênis. Embora a sua secreção seja normal e não necessariamente indique alguma doença ou infecção, quando essa substância se acumula é que vem o problema do mau cheiro.

Dessa forma, para manter essa condição longe da sua vida íntima, como lembra o urologista, é preciso fazer a higiene adequada da genitália, procurando "evitar produtos agressivos, e usar sempre um sabonete neutro, de preferência os sabonetes líquidos feitos para a mucosa genital".

Leia também: Receber sexo oral nem sempre é bom: veja 10 vezes que a prática deu bem errado

As alergias por trás do mau cheiro no pênis

undefined
shutterstock
Reações alérgicas também estão por trás do mau cheiro no pênis, já que podem resultar num aumento de secreção

Reações alérgicas a produtos eróticos, como lubrificantes e preservativos, ou então a artigos de higiene pessoal, como sabonetes e cremes, também podem causar um mau cheiro característico nos seus órgãos genitais.

De acordo com Meller, tais reações podem vir acompanhadas também de um acúmulo maior de esmegma, como uma forma do organismo de combater a irritação, além de vermelhidão e coceira.

Nesses casos, apenas limpar melhor o pênis provavelmente não eliminará o problema, como no item anterior. "Isso deve ser tratado com pomada para alergia", avisa o urologista da UNIFESP, que recomenda a consulta com um especialista.

Infecções e doenças que podem causar mau cheiro no pênis

undefined
shutterstock
Infecções e DSTs também podem ser as responsáveis pelo mau cheiro no pênis - então é melhor ir ao urologista

Por fim, além da falta de higiene e das reações alérgicas, doenças venéreas , comumente chamadas de DSTs, e outras infecções na região da genitália podem resultar num cheiro desagradável lá embaixo.

Enfermidades causadas por fungos e bactérias na região da glande são as principais culpadas nestes casos e, de acordo com Meller, "vermelhidão, pontos esbranquiçados, coceiras ou algum tipo de secreção de feridas" são outros sintomas que acompanham o mau cheiro nestes casos mais sérios.

Leia também: Apenas 31% dos homens brasileiros se previnem contra gravidez indesejada e DSTs

Segundo informações do site do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em inglês), DSTs como gonorreia e clamídia são as principais causadoras de um mau cheiro no pênis , e podem ser tratadas após o diagnóstico de um urologista - então se você notar que o odor desagradável vem acompanhado de dores ao urinar, ou de alterações na cor da urina, corra para o consultório mais próximo.