A revista americana Men’s Health fez uma lista com possíveis explicações para quem sofre com o odor da urina, e elas vão de dieta a doenças
A urina humana tem um cheiro característico de amônia. No entanto, alguns fatores podem piorar o odor do seu xixi, mesmo que você não perceba de imediato. Eles podem ser alimentares ou fruto de alguma doença que você tenha contraído ou herdado dos seus familiares - mas podem ser prevenidos e até mesmo corrigidos.
Leia também: Suco de tomate pode ajudar a prevenir infertilidade nos homens, diz estudo
Segundo a revista americana Men’s Health, existem ao menos 10 razões para a sua urina
estar cheirando mal, cada qual com uma solução. Se você se identificar com algum dos fatores, talvez seja hora de mudar a sua rotina - ou até mesmo procurar um médico.
Por que sua urina cheira mal
É claro que a maioria desses fatores (principalmente os que estão ligados a doenças) entram em jogo somente quando o seu xixi está com um cheiro muito forte ou uma coloração fora do comum. Como lembra a revista, cheiros levemente marcantes na hora de ir ao banheiro provavelmente podem ser eliminados sem uma visita ao urologista, a não ser que seja algo persistente.
Mesmo assim, vale se lembrar de todos eles, para não ter surpresas no futuro, e até mesmo se prevenir melhor quando detectar algum sintoma esquisito que venha junto com a mudança de odor.
1. Desidratação
Não ingerir a quantidade adequada de água no dia a dia pode ter consequências negativas sobre o corpo, que vão desde dores de cabeça e fraqueza até alterações do estado mental da pessoa, em casos mais graves. E um dos sinais de que você está precisando corrigir isso é justamente uma coloração e um odor mais fortes do xixi.
Essas alterações ocorrem porque, segundo a Men’s Health, a água é responsável por diluir a ureia, um subproduto do processamento proteico do organismo altamente tóxico. É ela que causa um cheiro semelhante ao de amônia em altas concentrações, e se você quiser um xixi mais claro e inodoro, é bom pegar um copo d’água.
2. Ingerir comidas diferentes
Mas não é só a ingestão irregular de água que pode comprometer o cheiro do seu número um. Comer coisas com as quais o seu organismo não está acostumado também pode alterar as propriedades do xixi.
Um dos grandes culpados disso é o aspargo, mas ele não está sozinho. À Men’s Health, o urologista Mehran Movassaghi diz que alimentos como alho, couve de bruxelas e até altas quantidades de proteína na dieta podem levar ao mau cheiro .
3. Tomar café demais
Outro hábito que pode levar a uma urina mais fedida é o consumo excessivo de café. De acordo com a revista, o café libera um composto denominado caffeol na moagem, que é insolúvel na água. Ou seja, ele passa por todo o seu organismo e sai intacto quando você vai ao banheiro - intensificando o cheiro do xixi.
4. Infecção urinária
Passando para o campo da urologia, infecções urinárias também vão deixar seu xixi mais fedido. Como diz Movassaghi à Men’s Health, as bactérias que causam a infecção são as culpadas nesse caso, deixando um cheiro semelhante ao de amônia ou de peixe. Por sorte, um antibiótico pode resolver o quadro - então se você suspeitar que está com sintomas de infecção urinária, corra para o médico.
5. Ingerir um novo suplemento ou medicação
Mas, às vezes, a solução de um problema pode levar a outro - mesmo que menos grave. É o caso de quem adota um novo suplemento, ou precisa começar um tratamento com alguma medicação.
Segundo a revista americana, os principais culpados nessa situação são os suplementos vitamínicos (principalmente se forem do complexo B) e os próprios antibióticos, os quais contém penicilina, que é derivada de fungos e pode levar a alterações no aspecto e no odor do xixi.
6. Começar uma dieta
Voltando à cozinha, quem começa uma nova dieta também pode reparar algumas mudanças no seu xixi. Os destaques, de acordo com a Men’s Health, são as dietas “low-carb". A redução do consumo de carboidratos que esses regimes propõem faz com que o organismo comece a quebrar gorduras e ácidos graxos para gerar energia e compensar a falta de glicose.
E o resultado é um aumento da concentração de cetona, um tipo de ácido produzido pelo fígado, e um cheiro mais adocicado na urina.
7. Diabetes
O diabetes também causar alterações no cheiro do seu xixi, o que pode ser usado para ajudar a diagnosticar se você sofre com essa doença.
Isso porque, segundo a Men’s Health, como o açúcar não é devidamente processado, ele vai parar no sangue e na urina. Se você sentir sintomas como vontade incontrolável de urinar, odor adocicado do xixi, cansaço, e até mesmo visão embaçada, é melhor fazer uma visita ao seu médico.
Leia também: Tenho perda de libido por conta de diabetes, e agora? Deles responde
8. Fístula na bexiga
A fístula na bexiga é uma enfermidade rara. Ela ocorre quando os tecidos que separam o intestino da bexiga são danificados, o que faz com que os dois sejam “integrados”. Dois dos sintomas são um odor de enxofre no xixi e infecções recorrentes na bexiga - então não hesite em ir para o médico.
9. Pedras nos rins
O cálculo renal (conhecido popularmente como pedra no rim) também pode levar a um cheiro estranho no xixi, bem como a dores na região da lombar. O que acontece nesses quadros é que elementos químicos orgânicos começam a cristalizar no rim, sem serem expelidos.
A solução normalmente é ir ao médico para resolver o problema - seja com soro ou com cirurgia -, então não perca tempo se estiver com algum dos sintomas de pedras nos rins.
Leia também: Quase 95% dos homens que têm tipo de DST desconhecida não sabem. Entendeu?
10. Doenças Sexualmente Transmissíveis
Por fim, doenças sexualmente transmissíveis podem alterar o cheiro da sua urina , com destaque para doenças como a clamídia ou a gonorréia. Isso porque, segundo a Men’s Health, os organismos causadores delas incentivam a produção de amônia, que é eliminada pelo xixi. A solução é ir ao médicom e buscar tratamento assim que desconfiar dos sintomas.