Tamanho do texto

Os cortes foram buscar inspiração nos estilos vintage para se reinventar

Homem barbudo segurando uma tesoura na mão direita e uma navalha na mão esquerda
shutterstock
As tendências de penteados masculinos para a temporada outono/inverno 2019 já estão aí - cuidado para não se perder

Conhecer as tendências de penteados masculinos é essencial tanto para quem gosta de se manter na moda como para quem está procurando por inspiração para inovar no estilo. E isso também vale para não fazer feio na temporada outono/inverno 2019.

Leia também: Cortes de cabelo masculinos para 2019: confira as principais tendências

Afinal, engana-se quem pensa que as tendêndias de  penteados masculinos mudam somente quando o ano começa: a cada estação, novos cortes chegam para fazer a cabeça dos homens.

E com o outono já em andamento, e o inverno logo ali, é hora de ver os seis estilos de cabelo que vão dominar esta temporada em 2019. As indicações são de André Marques, hairstylist e técnico da Taiff.

Quais os penteados masculinos mais populares da temporada?

undefined
shutterstock
Antes de escolher qual dos penteados masculinos você vai usar, lembre-se de levar em conta o seu estilo

Tenha em mente que os cortes de cabelo masculinos não precisam seguir à risca as sugestões dessa lista. Quando estiver construindo um estilo pessoal, é importante adaptar as escolhas à sua personalidade e descobrir o que mais combina com você.

1. Corte Militar

undefined
shutterstock
Penteados masculinos: o corte militar pode assumir várias formas e tamanhos, mas sempre estará entre os mais curtos

O corte militar é, na verdade, um conjunto de cortes curtos e de fácil manutenção. Por esta razão, se estabeleceram como um clássico nas barbearias de todo o mundo - e por aqui não podia ser diferente.

Do  buzz cut , que é o corte raspado na máquina por completo, ao  high and tight , um estilo mais quadrado, com o topo levemente mais comprido que as laterais, passando pelo  flattop (aquele clássico dos sargentos em filmes de guerra), o corte militar não deve em nada para os estilos mais longos.

"É uma escolha atemporal, que deixa o visual sempre moderno, e pode ser realizado em todos os tipos de texturas e fios", lembra André.

2. Side Part

undefined
shutterstock
Penteados masculinos: de comprimento mediano, o side part é caracterizado pela divisa na lateral da cabeça

O side part , cujo nome pode ser traduzido para algo com partido no lado, é outro corte clássico nas barbearias. Neste estilo, as laterais são mais curtas que o topo, onde os fios do cabelo assumem um tamanho mediano.

Uma variação mais arrojada do corte é o hard part, no qual a linha que divide o cabelo é delineada com navalha ou com a máquina zero. De toda forma, é um daqueles estilos de cabelo que se adequa melhor a quem é adepto de visuais dapper , mais tradicionais ou "engomados".

3. Coque Samurai

undefined
Divulgação
Penteados masculinos: o coque samurai continua relevante em 2019, e você pode dar alguns retoques para modernizá-lo

Depois de virar febre há alguns anos, outro dos penteados masculinos que deve se manter popular na temporada outono/inverno 2019, segundo André, é o coque samurai.

Este estilo requer um cabelo razoavelmente comprido, já que você terá de fazer um coque no topo da cabeça, para ficar igual aos icônicos guerreiros feudais japoneses.

A sugestão do hairstylist para quem quer um visual mais alinhado e moderno, sem ter de abandonar o cabelo comprido por completo, é raspar as laterais e caprichar no acabamento.

Leia também: Mechas quiff em clima de carnaval! Veja o passo a passo de como fazer em casa

4. Crew Cut

undefined
Divulgação
Penteados masculinos: o crew cut é um mini pompadour, com o topete levemente mais comprido que o resto do topo

Parente do corte militar, o crew cut ganhou este nome como uma alusão aos membros das equipes de remo de universidades como Yale, Princeton e Harvard. Embora não sejam os criadores do estilo - que já era usado em vários países desde século XIX - eles o popularizaram como um corte prático, que exigia pouca manutenção e não atrapalhava durante as competições.

O sucesso por lá foi tanto que a variação mais longa dos estilos de cabelo derivados do  crew cut  foi apelidada de Ivy League, nome dado ao cinturão formado pelas principais universidades americanas. O corte básico apresenta laterais raspadas rente ao couro cabeludo, e um corte que aumenta gradativamente de tamanho no topo, culminando com um pequeno topete na frente.

5. Fade (degradê)

undefined
shutterstock
Penteados masculinos: o high fade (foto) é a técnica de degradê que mais ajuda na hora de afilar o seu rosto

Os cortes de cabelo masculinos com fade (termo em inglês que pode ser traduzido para degradê) têm diversas variações. Inclusive, esta técnica pode ser aplicada a todos os cortes da lista.

A característica distintiva entre cada modalidade destes penteados masculinos é a altura em que elas começam. No high fade , o degradê só começa a engrossar próximo ao topo da cabeça, afilando melhor as laterais do rosto.

O mid fade começa a aumentar de comprimento numa altura intermediária, próximo às orelhas. O low fade é um pouco mais comprido, com o degradê começando a aumentar logo depois que começa, na altura das orelhas.

Por fim, há também o taper fade , que é o mais comprido de todos. Segundo André, ele pode ser realizado com a tesoura mesmo, ou com a máquina de corte.

6. New Pompadour

undefined
shutterstock
Penteados masculinos: o new pompadour usa o degradê nas laterais para assumir um tom mais leve e descontraído

No final da lista de cortes, está uma releitura do clássico pompadour, estilo com topete arrojado que fez sucesso na cabeça de astros como Elvis Presley, James Dean e James Brown.

Leia também: Boné prejudica? Proteína ajuda? Mitos e verdades sobre a calvície na juventude

O new pompadour é um estilo que traz as laterais em degradê, em contraposição com as laterais compridas dos penteado original. Para André, isso dá a ele um ar mais moderno e descontraído - então não tenha medo de se sentir "quadrado" ao adotar o último dos penteados masculinos da lista.