Tamanho do texto

2019 chega como um ano que promete para os cortes de cabelo masculino, e a tendência que vai dominar as barbearias no Brasil é expor quem você é

Os cortes de cabelo masculinos muitas vezes se basearam nos penteados dos famosos para atrair adeptos. Em 2018, coques samurai, undercuts e penteados mais compridos fizeram a cabeça dos homens - literal e metaforicamente.

Leia também: Costeletas voltam a ser tendência! Conheça tipos e saiba como aderir

Cabeça raspada, crew cut, comprimento médio, dreads com as laterais raspadas, franjas e o undercut: estes são alguns dos penteados no topo da lista dos principais cortes de cabelo masculinos para 2019, um ano para ser você mesmo
shutterstock
Cabeça raspada, crew cut, comprimento médio, dreads com as laterais raspadas, franjas e o undercut: estes são alguns dos penteados no topo da lista dos principais cortes de cabelo masculinos para 2019, um ano para ser você mesmo

No entanto, no ano que entra daqui a poucos dias, a tendência começa a se reverter. Estilos mais curtos iniciam suas jornadas pela supremacia dos cortes de cabelo masculinos.

Mas, como lembra Lincoln Briniak, dono do blog e canal do YouTube de mesmo nome, há uma movimentação cada vez maior no sentido de adotar o estilo que mais te faz feliz, seja com as roupas, barbas ou cabelos.

"Eu acredito que cada ano que passa as pessoas estão mais seguras de expôr quem elas são", comenta, antes de acrescentar que "obviamente as tendências são importantes para movimentar esse segmento, mas acredito muito que as pessoas estão cada vez mais levando em conta o seu bem-estar".

Os cortes de cabelo que vêm por aí

Topetes mais texturizados são cortes de cabelo que também vão fazer sucesso em 2019. Usar o produto certo é a chave
Lincoln Briniak
Topetes mais texturizados são cortes de cabelo que também vão fazer sucesso em 2019. Usar o produto certo é a chave

Para o digital influencer, que também é consultor para a marca de cosméticos Go. Man, embora essa onda de aceitação venha com cada vez mais força, os principais parâmetros para os homens serão, de fato, os cortes mais curtos como o crew cut , que tem laterais mais baixas e o topo curto, feito na tesoura.

Também virão com força as cabeças raspadas totalmente na máquina. Esses dois estilos requerem menos trabalho para o dia a dia, mas têm de ser reforçados com mais frequência no barbeiro para não ficarem com um ar desleixado.

"Hoje em dia os homens estão cada vez mais preocupados com o tempo, então a gente tem uma tendência muito forte de cabelos mais curtos", complementa. E para contrabalancear, Lincoln lembra do papel das barbas - quanto mais longa ela for, mais ela compensa a "falta de cabelo".

Leia também: Veja quais são as tendências dos cortes de barba para 2019

Mas os cortes masculinos não ficarão só na simplicidade e praticidade no ano de 2019. "A gente vai ter muito topete, um pouco mais baixo dessa vez, com uma textura e um movimento no topo", avalia Lincoln.

Quem prefere estilos mais longos também vai ter seu espaço, já que quanto maior o seu cabelo, mais opções você tem de penteados . Para Lincoln, o ideal é que o comprimento seja médio - em torno de 4 ou 6 dedos. Isso te dará versatilidade suficiente, sem perder muito tempo em frente ao espelho para modelar e fixar.

E outra tendência que vem com tudo em 2019, segundo o digital influencer, são as franjas, que já fizeram diversas aparições na moda masculina em épocas passadas. Por último, Lincoln aponta os dreads com as laterais raspadas ou mais curtas como uma tendência boa para o ano que vem.

Os que vão e os que ficam

As franjas também virão com tudo em 2019. Dos cortes de cabelo, é um dos que mais teve releituras nos anos recentes
Lincoln Briniak
As franjas também virão com tudo em 2019. Dos cortes de cabelo, é um dos que mais teve releituras nos anos recentes

Um dos penteados mais famosos dentre o público brasileiro é o undercut . Com as laterais raspadas e o topo comprido, este corte masculino fez muito sucesso no século XIX, principalmente dentre a população menos abastada: o barbeiro simplesmente passava a navalha nas laterais, o que despendia menos tempo e recursos.

E depois de voltar das cinzas para popular as cabeças de homens em todo o mundo há cerca de 5 ou 6 anos, este corte deve continuar forte em 2019, o que é um feito notável nos dias de hoje, já que as tendências têm menos vida útil. Mas não é só o undercut que deve sobreviver à virada do ano.

"Qual deve ser abandonado? Acho que nenhum", reflete Lincoln. Para ele, "é mais questão de você buscar um bom profissional, marcas legais de produtos, para que você consiga não só um corte, mas um penteado muito bem estruturado, que imprima a sua identidade".

Mesmo assim, algumas modas estão em maus lençóis. Uma tendência que vem perdendo força é a dos degradês agressivos, aqueles feitos na navalha ou que acabam bruscamente. O digital influencer explica que as laterais mais compridas ganham força por permitirem uma maior variedade de estilos.

Até por que, existem outras formas de deixar as laterais do cabelo mais curtas. O uso de pomadas e cremes modeladores, por exemplo, "abaixam" o volume do cabelo, sem que você precise cortar e ficar com opções limitadas.

Beleza em ciclos

Cortes de cabelo médios permitem uma maior versatilidade, que você pode usar para mudar seu estilo todos os dias
Lincoln Briniak
Cortes de cabelo médios permitem uma maior versatilidade, que você pode usar para mudar seu estilo todos os dias

O mais importante do mundo dos cabelos masculinos - e da moda em geral - é que as tendências vêm e vão. É o que Lincoln define como os ciclos desse segmento.

"Eu acredito que a beleza como um todo é cíclica. Conforme os anos vão passando, a gente vai retomando o que já foi tendência", comenta, e justifica que isso ocorre para nos lembrarmos de épocas passadas e tentar resgatar momentos passados.

Então, como já foi dito anteriormente, sempre há a chance de o seu corte favorito ir do limbo para o estrelato. Mas o digital influencer reforça que, com os avanços nos cosméticos masculinos, não há por que ter medo de assumir quem você é.

Estilos menos agressivos e um tanto mais compridos vão te ajudar a ter mais versatilidade no dia a dia, e por isso surgem como uma boa opção para 2019. E os cortes mais curtos, que vão ajudá-lo na missão de poupar tempo, também estarão prontos para assumir a liderança nas barbearias.

Leia também: A moda masculina continua com tudo em 2019; veja o que esperar

Portanto, para o ano que vem, a principal regra é: na hora de escolher seus próximos cortes de cabelo , vá a um barbeiro que saiba qual o melhor estilo para o seu rosto. Também fique de olho nos melhores produtos para fazer o penteado dos seus sonhos sem ter que se preocupar em retocá-lo ao longo do dia.