Um item obrigatório para a maioria dos homens atualmente, a barba continuará com força em 2019, e a ousadia será cada vez maior
A moda do lenhador chegou e ficou. Ela não só revolucionou a aparência dos homens, mas também deu espaço para a volta e o surgimento de vários cortes de barba diferentes - os bigodes de guidão, as barbas ralas, costeletas etc.
Em 2019, é possível esperar que os cortes de barba continuem a todo vapor, com algumas mudanças aqui e ali.
Essa continuidade da moda se deve à onda de ressurgimento de estilos retrô, que atingiu diferentes setores e que, segundo Cristiano Tonsorem, do Instituto Embelleze de Campo Grande, no Rio de Janeiro, deve impedir que as barbas saiam dos rostos masculinos nos próximos anos.
O que bombou em 2018
Talvez o mais popular dos cortes, o lenhador foi o mais utilizado de 2018, segundo Cristiano. Ele pode ser divida em duas vertentes: a urbana, mais demarcada e suave, e a rural, com um tom mais rústico. Tal estilo deve seguir em alta.
Os cortes de barba que estarão em alta em 2019
Não pense que a moda de cultivar os pelos do rosto vai passar. Pode-se esperar que as laterais das barbas continuem em alta, com bochechas cheias, mais ou menos compridas para agradar a todos os gostos. É o que afirma Cristiano.
"Também está em alta a barba que fica apenas na região maxilar, que dá um visual mais sexy ao homem", continua Cristiano, que segue com as dicas para estar em dia com o estilo atual em 2019.
Segundo ele, as principais apostas para as barbas são o estilo espartano e o próprio lenhador. O primeiro é mais rente ao rosto, mas ambos mantém os pelos da bochecha mais curtos que o resto. Além delas, estilos sombreados (as famosas barbas por fazer) também devem bombar.
A escolha do que usar vai de acordo com seu gosto pessoal e com a impressão que pretende passar. As opções mais cheias transmitem um ar mais sério, pois "por muitas décadas foram símbolo de honradez e virilidade", de acordo com Cristiano. Já as mais ralas dão um aspecto mais "jovial e contemporâneo".
Bigodes por todo o lado
O bigode é mais uma aposta para o próximo ano. O estilo, que fez sucesso desde o século XIX até mais ou menos os anos 1970, ficou praticamente 40 anos no ostracismo, perdendo espaço para cavanhaques e rostos sem barba.
Cristiano afirma que em 2019, eles não apenas vão se consolidar mais uma vez no mercado da moda masculina, como também irão se tornar cada vez mais ousados, com modelos mais chamativos.
Ele cita como exemplo os estilos mustache e handlebar , um tanto semelhantes: bigodes mais encorpados, com as pontas voltadas para cima. A diferença é que o primeiro é mais curto, enquanto o segundo lembra um guidão de fato - por isso o nome.
Barba sim, desleixo não
Há uma percepção geral de que visuais sem barba são mais profissionais/formais que aqueles com. Foi o que apontou um estudo recente da Gillette, com 500 funcionários de Recursos Humanos. 83% deles consideravam que um rosto limpo é importante para passar uma boa primeira impressão ao empregadores.
Leia também: 5 dicas de como aparar a barba sem precisar ir ao barbeiro
Mas Cristiano não acredita que as barbas sairão de cena por causa disso. "A barba já caiu no gosto masculino. O homem está mais vaidoso e estiloso, e a barba e o bigode completam o visual", avalia, dando mais um indício de que esse estilo veio para ficar.
De toda forma, o estudo da Gillette não afirma que homens sem barba são de fato os mais bem sucedidos em suas carreiras. Até porque, a resposta de 84% dos funcionários de RH foi de que homens "bem cuidados" obtém mais sucesso do que aqueles que não dedicam um tempo ao visual.
Logo, na hora de contratar, um rosto sem nada pode ser mais bem percebido, mas desenvolver uma barba bem cuidada depois disso não coloca sua carreira em risco - o que vai fazer isso é o desleixo, como adverte Cristiano.
"Hoje em dia há muitos profissionais e produtos voltados para a barba, por isso não cuidar dela é sinal de desleixo", afirma.
Sinta-se à vontade
Independente do estilo que está em alta, o momento é de liberdade. Como lembra Cristiano, "hoje em dia, o estilo é muito livre. Ninguém vai julgar um homem que resolve escolher um estilo mais particular".
Leia também: Confira os estilos de barba mais usados, quais os cuidados e tipo de manutenção
Portanto, sinta-se à vontade para deixar a barba crescer sem medo de ser feliz. Mas lembre-se de que a chave está em cuidar direito de qualquer um dos cortes de barba que você escolher para si.