Muitas empresas vêm afrouxando suas regras para trajes de trabalho, permitindo cada vez mais camisetas, calças jeans e até mesmo bermudas. Mas isso não é desculpa para você não saber como comprar um terno adequado para ocasiões mais formais, ou então para impressionar seus amigos.
Leia também: 7 dicas de como se vestir bem para virar o homem mais alinhado da vizinhança

Se você quer saber como comprar um terno sem pagar mico ou sem estragar o seu estilo, é preciso ter algumas dicas em mente e certas cartas na manga. E, segundo Guilherme Franco, sócio fundador e responsável pela parte de estilo e design da alfaiataria Sartoria San Paolo, tudo começa identificando o contexto.
Como comprar um terno - passo #1: onde você vai usá-lo?

Saber o contexto em que você vai usar o seu terno é essencial, seja com relação ao clima do lugar onde você vive, ou com relação ao nível de formalidade das ocasiões e locais que você frequenta.
Afinal, isso mudará desde as cores do terno até o estilo dele, passando até mesmo pelos tecidos. Então, se você quer um bom traje formal, responda a esta pergunta antes de pisar na loja ou ligar para a alfaiataria mais próxima e encomendar seu terno sob medida .
Como comprar um terno - passo #2: sabe a diferença entre terno e costume?
Além de saber qual o contexto no qual você usará seu terno, é preciso diferenciá-lo de outros trajes que estão espalhados pelas lojas e alfaiatarias.
Em primeiro lugar, o terno é composto por três peças, sem exceção: o paletó, a calça e o colete. Aquele que muitos chamam hoje em dia de terno é, na verdade, o costume - este, sim, constitui-se de calça e paletó.
Outros trajes formais menos usados são o fraque e o meio-fraque. Ambos são reservados para cerimônias especiais, como casamentos e formaturas, mas o primeiro apresenta abas na parte de trás do casaco.
Lembre-se também de que blazer e paletó não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro não tem conjunto, e pode ser usado com calças jeans ou de sarja, o segundo foi criado para combinar com sua calça e seu colete.
Como comprar um terno - passo #3: o que combina com você

Agora, você já sabe qual a diferença entre terno e paletó e outros trajes masculinos, mas as distinções não param por aí.
Segundo Guilherme, existem três grandes escolas de alfaiataria, com desenhos distintos, que irão mudar a percepção das pessoas a seu respeito. São elas:
- Escola Inglesa: esta é a mais formal de todas. Ela se caracteriza pelo uso assíduo de enchimento nos ombros e de entretela (que serve para dar rigidez para lapelas, punhos, colarinhos etc.). "Resulta em um caimento impecável, mas mais difícil de ser usado, pois reduz o conforto", observa;
- Escola Italiana: no extremo oposto da Escola Inglesa, esta escola é a mais arrojada das três. Os ternos desse estilo não têm enchimento nos ombros, e quase nunca têm forro, dando mais personalidade ao traje. "Alguns podem até chamar de pequenos defeitos no caimento, mas isso gera conforto e um estilo mais despojado", afirma o designer;
- Escola Francesa: para quem não gosta de extremos, a Escola Francesa é ideal. Misturando elementos das duas opções anteriores, ela traz paletós com meio forro e enchimento médio nos ombros. "O caimento fica entre o despojado e o formal, um excelente meio termo", crava Guilherme.
Sabendo disso, fica mais fácil encontrar uma roupa que realmente tenha a ver com seu estilo.
Leia também: Veja como usar os acessórios masculinos para incrementar seu estilo
Como comprar um terno - passo #4: escolha bem os tecidos

Entender quais tipos de tecidos podem ser usados também é essencial para saber como comprar um terno. Assim como o estilo, eles darão um ar mais ou menos formal para o seu conjunto, e podem ser a diferença entre passar frio ou passar calor.
Segundo Guilherme, "o tecido mais comum é a lã fria, que é 100% lã de carneiro. Os mais sofisticados são mesclas de lã com seda ou cashmere, e os mais informais são algodão, linho, ou uma mistura dos dois".
No verão, a lã fria pode ser uma opção, desde que você escolha uma trama mais aberta, como o hopsack (que lembra um saco de juta ou de tecido) ou o kid mohair , que tem um aspecto brilhante e sedoso.
Além dessas alternativas, o linho e o algodão são outros tecidos comuns durante os meses mais quentes. No caso dos meses mais frios, os ternos passam a ser fabricados com lãs mais pesadas, como o tweed ou o cashmere.
Como comprar um terno - passo #5 : qual o tamanho certo?

Seja no verão ou no inverno, seja com um terno sob medida ou com um conjunto de uma loja de varejo, é preciso garantir que o caimento das peças esteja impecável.
Para facilitar a sua vida, existem algumas regras na alfaiataria tradicional (que rege tanto os ateliês como as lojas comuns) - e elas vão do tamanho das mangas ao comprimento da calça. As principais são:
- As mangas não devem cobrir o seu punho - O correto, segundo o estilista da Sartoria San Paolo, é que os braços do seu paletó deixem entre 1 e 2 cm da camisa de fora - e terminem bem em cima do "ossinho" do punho;
- Os ombros do paletó devem ficar alinhados aos seus - se os ombros da peça estiverem arredondados e caindo no braço, significa que eles estão muito largos; por outro lado, se você sentir as axilas sendo apertadas, significa que o paletó ficou muito justo, e os ombros estão muito estreitos;
- A barra da calça não deve quebrar nem ficar curta - se a barra da calça estiver na altura dos tornozelos, isso quer dizer que a peça está muito curta; se ela ficar cheia de dobras em cima do sapato, significa que está muito grande.
Pode não parecer num primeiro momento, mas achar as medidas corretas para seguir essas orientações não é tão difícil. Segundo Guilherme, basta colocar uma calça e um paletó cujos caimentos te agradem sobre uma mesa.
Em seguida, basta usar uma fita métrica para medir o comprimento da manga e do paletó, a cintura da calça e a circunferência do paletó, abaixo dos braços.
Como se lava um terno?

Agora que você já sabe a diferença entre terno e paletó e outros trajes, e já tem todas as ferramentas para comprar um terno sob medida, basta saber como cuidar dele.
Nunca se deve lavar um terno na máquina de casa, mas isso não é desculpa para você abusar do tintureiro. "Ternos ou costumes devem ser lavados sempre à seco e no máximo duas vezes ao ano", lembra Guilherme.
Leia também: A moda masculina continua com tudo em 2019; veja o que esperar
Outras dicas incluem deixar a peça descansar fora do armário ou no sol depois do uso. Assim, além de mostrar saber como comprar um terno impecável, você mostra que também sabe conservá-lo da rotina desgastante.