Tamanho do texto

Entender como comprar um terno da forma correta pode te ajudar - e muito - a se destacar em meio à multidão, seja no trabalho ou nas ruas da sua cidade

Muitas empresas vêm afrouxando suas regras para trajes de trabalho, permitindo cada vez mais camisetas, calças jeans e até mesmo bermudas. Mas isso não é desculpa para você não saber como comprar um terno adequado para ocasiões mais formais, ou então para impressionar seus amigos.

Leia também: 7 dicas de como se vestir bem para virar o homem mais alinhado da vizinhança

Homem escolhendo ternos numa arara
shutterstock
Saber como comprar um terno vai te ajudar a se destacar na multidão - e essas são as dicas para não errar

Se você quer saber como comprar um terno sem pagar mico ou sem estragar o seu estilo, é preciso ter algumas dicas em mente e certas cartas na manga. E, segundo Guilherme Franco, sócio fundador e responsável pela parte de estilo e design da alfaiataria Sartoria San Paolo, tudo começa identificando o contexto.

Como comprar um terno - passo #1: onde você vai usá-lo?

Jovem usando traje formal dando de ombros
shutterstock
Antes de mais nada, você precisa definir as situações nas quais irá usar o seu terno, para não ter com problemas depois

Saber o contexto em que você vai usar o seu terno é essencial, seja com relação ao clima do lugar onde você vive, ou com relação ao nível de formalidade das ocasiões e locais que você frequenta.

Afinal, isso mudará desde as cores do terno até o estilo dele, passando até mesmo pelos tecidos. Então, se você quer um bom traje formal, responda a esta pergunta antes de pisar na loja ou ligar para a alfaiataria mais próxima e encomendar seu terno sob medida .

Como comprar um terno - passo #2:  sabe a diferença entre terno e costume?

Além de saber qual o contexto no qual você usará seu terno, é preciso diferenciá-lo de outros trajes que estão espalhados pelas lojas e alfaiatarias.

Em primeiro lugar, o terno é composto por três peças, sem exceção: o paletó, a calça e o colete. Aquele que muitos chamam hoje em dia de terno é, na verdade, o costume - este, sim, constitui-se de calça e paletó.

Outros trajes formais menos usados são o fraque e o meio-fraque. Ambos são reservados para cerimônias especiais, como casamentos e formaturas, mas o primeiro apresenta abas na parte de trás do casaco.

Lembre-se também de que blazer e paletó não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro não tem conjunto, e pode ser usado com calças jeans ou de sarja, o segundo foi criado para combinar com sua calça e seu colete.

Como comprar um terno - passo #3: o que combina com você

Araras de uma loja de ternos masculinos
shutterstock
Quem sabe como comprar um terno respeita as diferenças das principais Escolas de Alfaiataria que regem a moda formal

Agora, você já sabe qual a diferença entre terno e paletó e outros trajes masculinos, mas as distinções não param por aí.

Segundo Guilherme, existem três grandes escolas de alfaiataria, com desenhos distintos, que irão mudar a percepção das pessoas a seu respeito. São elas:

  • Escola Inglesa: esta é a mais formal de todas. Ela se caracteriza pelo uso assíduo de enchimento nos ombros e de entretela (que serve para dar rigidez para lapelas, punhos, colarinhos etc.). "Resulta em um caimento impecável, mas mais difícil de ser usado, pois reduz o conforto", observa;
  • Escola Italiana: no extremo oposto da Escola Inglesa, esta escola é a mais arrojada das três. Os ternos desse estilo não têm enchimento nos ombros, e quase nunca têm forro, dando mais personalidade ao traje. "Alguns podem até chamar de pequenos defeitos no caimento, mas isso gera conforto e um estilo mais despojado", afirma o designer;
  • Escola Francesa: para quem não gosta de extremos, a Escola Francesa é ideal. Misturando elementos das duas opções anteriores, ela traz paletós com meio forro e enchimento médio nos ombros. "O caimento fica entre o despojado e o formal, um excelente meio termo", crava Guilherme. 

Sabendo disso, fica mais fácil encontrar uma roupa que realmente tenha a ver com seu estilo. 

Leia também: Veja como usar os acessórios masculinos para incrementar seu estilo

Como comprar um terno - passo #4: escolha bem os tecidos 

Prateleira com diversos tipos de tecidos
shutterstock
Os tecidos são parte importante na hora de comprar o seu terno, tanto na questão do estilo como na questão do clima

Entender quais tipos de tecidos podem ser usados também é essencial para saber como comprar um terno. Assim como o estilo, eles darão um ar mais ou menos formal para o seu conjunto, e podem ser a diferença entre passar frio ou passar calor.

Segundo Guilherme, "o tecido mais comum é a lã fria, que é 100% lã de carneiro. Os mais sofisticados são mesclas de lã com seda ou cashmere, e os mais informais são algodão, linho, ou uma mistura dos dois".

No verão, a lã fria pode ser uma opção, desde que você escolha uma trama mais aberta, como o hopsack (que lembra um saco de juta ou de tecido) ou o kid mohair , que tem um aspecto brilhante e sedoso.

Além dessas alternativas, o linho e o algodão são outros tecidos comuns durante os meses mais quentes. No caso dos meses mais frios, os ternos passam a ser fabricados com lãs mais pesadas, como o tweed ou o cashmere.

Como comprar um terno - passo #5 : qual o tamanho certo?

Homem com terno pequeno à esquerda e criança com terno do pai à direita
shutterstock
Nem muito grande, nem muito pequeno: seu terno sob medida deve servir como uma luva, tanto em cima como em baixo

Seja no verão ou no inverno, seja com um terno sob medida ou com um conjunto de uma loja de varejo, é preciso garantir que o caimento das peças esteja impecável.

Para facilitar a sua vida, existem algumas regras na alfaiataria tradicional (que rege tanto os ateliês como as lojas comuns) - e elas vão do tamanho das mangas ao comprimento da calça. As principais são:

  • As mangas não devem cobrir o seu punho - O correto, segundo o estilista da Sartoria San Paolo, é que os braços do seu paletó deixem entre 1 e 2 cm da camisa de fora - e terminem bem em cima do "ossinho" do punho;
  • Os ombros do paletó devem ficar alinhados aos seus - se os ombros da peça estiverem arredondados e caindo no braço, significa que eles estão muito largos; por outro lado, se você sentir as axilas sendo apertadas, significa que o paletó ficou muito justo, e os ombros estão muito estreitos;
  • A barra da calça não deve quebrar nem ficar curta - se a barra da calça estiver na altura dos tornozelos, isso quer dizer que a peça está muito curta; se ela ficar cheia de dobras em cima do sapato, significa que está muito grande.

Pode não parecer num primeiro momento, mas achar as medidas corretas para seguir essas orientações não é tão difícil. Segundo Guilherme, basta colocar uma calça e um paletó cujos caimentos te agradem sobre uma mesa.

Em seguida, basta usar uma fita métrica para medir o comprimento da manga e do paletó, a cintura da calça e a circunferência do paletó, abaixo dos braços.

Como se lava um terno?

Homem retirando terno na tinturaria
shutterstock
Cuide bem do seu terno: tintureiro só duas vezes por ano, e sempre deixe arejar depois que usá-lo - o sol pode ajudar

Agora que você já sabe a diferença entre terno e paletó e outros trajes, e já tem todas as ferramentas para comprar um terno sob medida, basta saber como cuidar dele.

Nunca se deve lavar um terno na máquina de casa, mas isso não é desculpa para você abusar do tintureiro. "Ternos ou costumes devem ser lavados sempre à seco e no máximo duas vezes ao ano", lembra Guilherme.

Leia também: A moda masculina continua com tudo em 2019; veja o que esperar

Outras dicas incluem deixar a peça descansar fora do armário ou no sol depois do uso. Assim, além de mostrar saber como comprar um terno impecável, você mostra que também sabe conservá-lo da rotina desgastante.