Tamanho do texto

Escolher a melhor roupa é fundamental para não passar vergonha e fazer feio em um ambiente que você não está acostumado a frequentar

Sabe quando surge aquela situação mais formal e você não faz ideia de que roupa usar? Isso é muito comum. Dentre as muitas opções, fica difícil saber em qual ocasião fica melhor o terno , o blazer ou o smoking. Por esse tipo de roupas masculinas ter uma essência parecida, é comum não saber quais são suas diferenças. Para não fazer feio, saiba em que situações cada modelo se encaixa melhor.

Existem diferenças entre terno, smoking e blazer
Pinterest
Existem diferenças entre terno, smoking e blazer


 Além de escolher qual tipo de roupa social é a mais indicada, também é importante ficar atento a cores, tecidos e acessórios que combinam com esse tipo de roupa e quais sapatos são os mais indicados. As diferenças entre essas roupas masculinas  mais formais existem e, para manter elegância e estilo, é necessário fazer a escolha certa.

Terno

O terno é uma peça clássica usada em momentos formais
Pinterest
O terno é uma peça clássica usada em momentos formais


É um traje formal composto por paletó, calça e, em alguns casos, o colete, sendo todos do mesmo tecido e estampa. Ao optar por essa combinação, é necessário usar camisa e gravata, mas as cores de ambos podem variar. A forma mais clássica é usar camisas brancas, porém é possível brincar com cores e estampas. Vale lembrar que a cor da gravata também precisa estar de acordo com todo o visual. E o sapato deve ser social.

O terno é muito usado em casamentos, ambientes de trabalho mais formais e em entrevistas de emprego, dependendo da vaga. O que diferencia os ternos são os tipos de corte: o italiano é acinturado e justo, porém não fica colado ao corpo e cai melhor em homens mais magros; o britânico fica melhor nos gordinhos e deixa o paletó mais largo, levemente acinturado e a parte dos ombros fica pouco estruturada; o americano tem corte reto e é pouco acinturado, fica bem em qualquer tipo físico.

Smoking

O smoking é a roupa masculina mais formal
Pinterest
O smoking é a roupa masculina mais formal


Esse traje é extremamente formal e também é conhecido como Black Tie. Normalmente possui cores escuras e é formado por paletó, calça e gravata borboleta e pode ser usado com uma faixa – na mesma cor da gravata – ou com colete.

O smoking  geralmente é usado em eventos importantes e noturnos, por isso é comum ver essa peça em astros do cinema em premiações como o Oscar. Também pode ser usado em casamentos e formaturas. Como é utilizado em situações que pedem mais elegância, o paletó do smoking possui uma lapela feita de ceda ou cetim, diferente do terno.

Blazer

O blazer pode ser combinado com calça jeans e camiseta
Pinterest
O blazer pode ser combinado com calça jeans e camiseta


É a peça mais informal. Pode ser encontrado em diversos tecidos, modelos e cores. É o único que pode ser usado com calça jeans e sapatênis e, combinado dessa forma, o visual fica mais jovem e descolado. Ideal para ser usado em eventos que exigem como traje o esporte fino.

Pode ser usado aberto e fechado, se preferir a segunda opção é comum deixar o último botão aberto. Também dá para brincar com outras peças de roupas masculinas, um dica é combinar com camisetas ao invés de usar as tradicionais camisas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.