Tamanho do texto

"Muitas das vezes, saía de casa pela manhã e ela ainda estava dormindo. Fazer aula com ela foi uma tentativa de ficarmos um pouco mais de tempo juntos", afirma Raphael Najan que é pai dos pequenos Luana e Miguel

Mesmo com uma rotina bem definida, Raphael Najan não estava encontrando tempo de ficar com os filhos e isso passou a incomodá-lo. Ao perceber que seria difícil conciliar a rotina dele com a das crianças, o pai tomou uma atitude inusitada para se tornar mais presente. Foi uma ideia simples, mas que significou muito para família unida pelo balé.

Leia também: Pais superam o preconceito e optam por ficar em casa para cuidar dos filhos

Raphael Najan resolveu fazer aula de balé com a filha para ficaram mais tempo juntos
Arquivo pessoal
Raphael Najan resolveu fazer aula de balé com a filha para ficaram mais tempo juntos


O pai é personal trainer, professor de dança e alongamento, faz aulas de violão, canto, balé, jazz e dança de salão. Além disso, faz faculdade de teatro e ainda costuma ensaiar para apresentações de dança. A filha Luana estuda e faz balé todos os dias, participa de alguns concursos aos finais de semana e faz aula de jazz duas vezes por semana. Já o pequeno Miguel estuda e faz natação.

Em meio a tantos afazeres, Raphael começou a ver cada vez menos as crianças. “Comecei a sentir muita falta dos meus filhos e vi que queria estar mais presente. Na verdade, a saudade tomou conta de mim e comecei a perder a vontade de fazer as aulas porque queria só ficar com eles”, afirma o pai em entrevista do Deles.

Ficando mais próximo

Raphael e Luana na aula de balé com a professora que gravou o vídeo que ganhou grande repercussão
Arquivo pessoal
Raphael e Luana na aula de balé com a professora que gravou o vídeo que ganhou grande repercussão

Como a dança é uma paixão em comum que fortalece principalmente a relação entre o pai e a filha, Raphael teve a ideia de fazer aulas de balé com Luana. “Estudamos na mesma escola de dança, onde me formei. Muitas das vezes, saía de casa pela manhã e ela ainda estava dormindo. Fazer aula com ela foi uma tentativa de ficarmos um pouco mais de tempo juntos”, conta.

A garota simplesmente amou, afinal de contas, ela era a única aluna da escola que fazia aula com o pai. Admirando o gesto do aluno inusitado, a professora Andrea Sales resolveu filmar um pedacinho da aula e depois mandou para Raphael. “Minha esposa amou ver! Durante todo esse tempo que faço aula com Luana, ela nunca tinha nos visto fazendo aula justos”, lembra.

Leia também: "Tudo o que faz com o filho é importante", diz pai sobre compartilhar tradição

Em entrevista ao Deles, a bióloga Renata Labanca confirma o que foi dito pelo marido. “Fiquei muito emocionada quando vi o vídeo de pai e filha juntos fazendo aula. Se um dia dançarem em uma apresentação, vai faltar lenço pra tanta lágrima”, fala aos risos.  

Repercussão

Eles gostaram tanto do vídeo que resolveram postar nas redes sociais e a repercussão foi tanta que a família foi convida para participar do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. Raphael fala que os filhos adoraram a exposição, mas ele e a esposa estão agindo de forma natural.  

“Eu e a Renata rimos dos comentários maldosos e preconceituosos e adoramos receber mensagens de pessoas apoiando, falando que sou exemplo de pai! Logo eu, que achei que não ia dar conta”, brinca o pai. “É muito bom ver que o que eu faço tem valor. Me refiro ao fato de me dividir em mil, pra poder sustentar minha casa, minha família e correr atrás dos meus sonhos”, completa.


Raphael acredita que a atitude tomou ganhou grande repercussão porque se trata de um pai fazendo algo inusitado por um filho e não uma mãe. “Infelizmente a sociedade é muito machista e preconceituosa. Se fosse minha esposa fazendo boxe com nosso filho, não teria chamado tanta atenção”, aponta.

A dança que une a família

A família significa tudo para o paizão e, por isso, ele sempre busca uma maneira de permanecer unido a esposa e aos filhos. “Na minha vida, ou estou trabalhando ou estou com minha família. Tento dar para os meus filhos a base sólida de família unida que eu não tive”, completa Raphael.

Leia também: Pai musculoso compartilha treino com filho de 3 anos e faz sucesso na web

O balé, sem dúvidas, se tornou uma paixão em comum dessa família e é justamente isso que ajuda a fortalecer a relação deles. “A dança me deu essa família linda, a minha família. Ela sustenta nossa casa, educa nossos filhos e trouxe vários momentos felizes pra gente”, acrescenta Renata.