Tamanho do texto

Profissional fala sobre a diferença do undercut zero e o undercut baixo, em que tipo de cabelo o corte fica legal e como deve ser feita a manutenção

O corte de cabelo é sem dúvidas um diferencial no visual de um cara, então é preciso estar antenado nos cortes do momento. A tendência da vez é o undercut, que já foi adotado por famosos como Brad Pitt, David Beckham, Neymar, Luan Santana e Alexandre Herchcovitch. O corte pode ser feito de duas formas e é indicado para quem busca um visual moderno e despojado.

Leia também: Adeus calvice ou falhas na barba! Conheça técnicas de implante capilar

Brad Pitt é um dos famosos que já fez uso do corte undercut
shutterstock
Brad Pitt é um dos famosos que já fez uso do corte undercut


Se você nunca ouviu falar do undercut , não se sinta só! É comum ir ao cabelereiro sabendo o corte que quer fazer, mas sem ter ideia de como explicar isso para o profissional. Para simplificar, o cabelereiro das celebridades Celso Kamura fala de todos os detalhes dessa tendência.

“Explicar sobre esse corte é fácil! O undercut é quando o cabelo é mais curto na parte de baixo e não da cima, ele também pode ser mais curto em degrade nas áreas laterais da cabeça e deixar o volume para o topo da cabeça”, fala o especialista.

Zero ou baixo?

Existem duas formas de fazer esse corte , conhecidas como zero e baixo, e as diferença entre eles está basicamente na altura do cabelo. “O zero é quando ele é realmente raspado na navalha, deixando o couro cabelo praticamente à mostra”, diz Kamura. “Já o baixo é deixar os fios em degrade, bem curtos, porém sem aparecer muito o couro cabeludo. O que mais se vê é o corte com os fios curtos e não o raspado”, completa.

Para todos os cabelos

Para escolher qual dos dois fazer não tem uma indicação, é algo que vai muito do estilo e do gosto do homem. O problema é que normalmente esse tipo de corte é visto em caras com o cabelo liso, que deixam a parte de cima bem cheia para fazer um topete, mas isso não é regra. Caso você tenha um cabelo cacheado ou crespo, por exemplo, também pode aderir a essa tendência.   

O corte undercut pode ser feito em qualquer tipo de cabelo
Men's Market
O corte undercut pode ser feito em qualquer tipo de cabelo


Leia também: Cevada nos cabelos ajuda no crescimento e volume dos fios

“Não é necessariamente preciso ter o cabelo liso. O bacana desse corte é o mix de textura, o cabelo em cima e nada embaixo, ele pode ter um topete mais alto ou mais baixo, deixar os fios mais desarrumados. Definitivamente é um corte para um homem de muito estilo”, afirma o hairstyle.

Produtos indicados

Para finalizar o penteado , é indicado usar algum produto que deve ser escolhido de acordo com o resultado que deseja, podendo ficar mais liso, cacheado, seco, molhado e assim por diante.  

“Sempre use algum produto: pomada, gel, spray de volume, shampoo a seco, mousse... depende do tipo de cabelo e da finalização que o homem gostaria de dar para o corte. Se não tem ideia do que usar, conte com o auxilio de um profissional”, indica o cabelereiro.

Manutenção

Manter o corte não é algo difícil, Kamura fala que a manutenção é praticamente mensal se você usar o zero, pois o cabelo cresce rápido, mas dependendo do crescimento dos fios e de como você gosta de manter o visual dá para cortar a cada 45 dias.

Leia também: Especialista responde as maiores dúvidas dos homens sobre barba

A manutenção pode ser feita uma vez por mês ou a cada 45 dias
Shutterstock
A manutenção pode ser feita uma vez por mês ou a cada 45 dias

O undercut pode ser aderido por qualquer tipo de homem, mas o Kamura ressalta que por ser um corte mais despojado é bom ficar atento se ele é algo apropriado para o seu ambiente de trabalho. Se não há problemas quanto a isso, aposte nessa tendência e deixe o cabelo bem moderno.