Tamanho do texto

Será que tudo o que você sabe sobre a bebida é verdade? Especialista em cachaça desmentiu mitos e explicou fatos sobre a cachaça

A cachaça é uma bebida alcoólica tipicamente brasileira com diferentes sabores, aromas e cores. Muitas pessoas acham forte demais para o consumo, enquanto outras adoram degustá-la. Mas será que você sabe tudo sobre a bebida?

Leia também: Engorda? Qual tem mais álcool? Lata ou garrafa? Curiosidades sobre a cerveja

A cachaça é uma bebida tipicamente brasileira com diferentes sabores e aromas
shutterstock
A cachaça é uma bebida tipicamente brasileira com diferentes sabores e aromas

O especialista em cachaça  Rafael Araújo desmentiu alguns mitos e explicou verdades sobre a bebida alcoólica. Confira:

1. Só é boa se for amarela (Mito)

Na verdade, a cor amarela indica apenas que é envelhecida, não melhor ou pior. A bebida branca é pura e base para a amarela.  

2. Quanto mais envelhecida, melhor (Mito)

O tempo de envelhecimento não é fator para determinar se é melhor ou pior. No geral, o tempo de envelhecimento faz com que a bebida fique mais complexa no que diz respeito às notas sensoriais. 

3. Deve ser bebida em copos transparentes (Verdade) 

O copo transparente ajuda na análise visual da bebida. Assim, o degustador pode observar a viscosidade, oleosidade e pureza.  

Leia também: Qual cerveja combina com seu pai?

4. Quanto mais cara, melhor a qualidade (Mito)

O custo de produção varia de produtor para produtor e isso altera o preço final da bebida. No entanto, uma bebida mais barata pode ser tão boa quanto uma mais cara. 

 5. Deve ser tomada em pequenos goles (Verdade)

O ideal é que a bebida seja degustada devagar, passando por toda a boca para que o sabor seja sentido por completo. Por isso, micro goles são ideais. 

6. Causa dor de cabeça (depende)

A dor de cabeça será consequência de uma bebida mal produzida. Além disso, o segredo é tomar a bebida com moderação e sempre acompanhada de um copo de água. 

7. Abre o apetite (Verdade)

É comum perceber que o apetite aumento após tomar um gole da bebida. A explicação para isso está no fato da complexidade da cachaça "abrir" as papilas gustativas. 

Leia também: Aprenda a degustar uísque como um profissional

8. Quando muito forte, queima a garganta (Verdade)

Quanto maior o teor alcoólico da bebida, mais você sentirá ela queimar. No entanto, isso pode variar como você a degusta. O ideal é colocar uma pequena quantidade na boca e fazer com que ela passe por toda a região, misturando com a saliva. 

9. O prazo de validade é ideterminado (Verdade)

A cachaça possui um prazo indetermidade de validade. Se você guardá-la em um local seco, longe do sol e bem vedado, ela poderá durar por muitos anos.