Tamanho do texto

Há muitos tratamentos e até cirurgia para não deixar a careca a aparecer, mas pesquisadores desenvolveram uma bebida que pode ser muito eficiente

Um dos maiores dramas estéticos de um homem é perceber que está ficando careca. Os implantes capilares são uma solução, porém o custo é alto. Pensando nisso, pesquisadores britânicos desenvolveram um shake de proteínas que estimula o crescimento do cabelo e evita a calvície.

Leia também: Cevada nos cabelos ajuda no crescimento e volume dos fios

Proteínas encontradas no shake podem ajudar a reverter a calvície e a queda dos fios
shutterstock
Proteínas encontradas no shake podem ajudar a reverter a calvície e a queda dos fios


O produto foi aprovado pelo cirurgião de transplante de cabelo Edward Bal que garante que há provas convincentes de que o shake realmente funciona. O produto está prestes a ser lançado no Reino Unido, local em mais da metade dos homens possui algum tipo de calvície , segundo indica um estudo recente.  

O especialista fala ao portal britânico “Daily Star” que as pessoas estão cada vez mais pensando no corpo e frequentando academias, e, por isso, essa seria uma bebida prática para inserir na rotina e que muitos homens já estão acostumados a tomar shakes do gênero.

Bom ou ruim?

Beber algo tecnicamente gostoso para evitar a queda de cabelo pode parecer muito bom para ser verdade, e Bal confessa que assim que a ideia foi lançada, ele e outros profissionais do meio ficam com um pé atrás.

Leia também: Cientistas podem ter descoberto a causa da perda dos fios e do cabelo branco

Mas há um bom motivo para os cirurgiões de transplante de cabelo, principalmente dos Estados Unidos e Bélgica, ficarem receosos. No ano passado foi divulgado que os homens que tomam misturas proteicas para ter mais ganhos na academia poderiam ter perda de cabelo.

Substâncias que fazem a diferença

O problema é que algumas dessas bebidas contêm substâncias como a creatina e são feitos de isolados de soro fortemente processados. O especialista explica que um shake com essas substâncias estimula o crescimento muscular e aumenta os níveis de testosterona.

“Esta testosterona é convertida no corpo em di-hidrotestosterona, também conhecida como DHT, e essa é uma má notícia para aqueles que esperam evitar a calvície padrão”, afirma Bal. “A DHT irá se unir às células receptoras do cabelo de uma pessoa, o que, por sua vez, bloqueia a absorção de nutrientes essenciais e faz com que o folículo encolhe e morra”, completa.

Leia também: Calvície afeta autoestima e vida sexual; saiba como evitar e tratar o problema

No entanto, este novo tipo de shake de proteínas promove o crescimento do cabelo com ingredientes como niacina, ácido fólico, vitamina B12, biotina, ácido Pantotênico, clorofila e uma série de outras vitaminas e minerais, incluindo zinco e iodo. “A bebida fornece vitaminas e proteínas que compõem o suporte nutricional para a perda de cabelo e a calvície”, finaliza o cirurgião.