Tamanho do texto

Pesquisa ainda é precoce, mas um tratamento originalmente desenvolvido para ajudar com a osteoporose pode ser solução para tratar a calvície

Aproximadamente dois a cada três homens começam a notar os primeiros sinais de perda de cabelo quando estão na casa dos 35 anos. Existem vários tipos de tratamento que buscam reverter à situação, mas nem sempre são totalmente eficazes. A boa notícia é que pode haver uma nova esperança para quem anda preocupado com a calvície.

Leia também: Shake de proteínas pode ser solução para tratar a perda de cabelo

Durante pesquisas para tratamentos de osteoporose, pesquisadores fizeram descobertas que podem ajudar na calvície
shutterstock
Durante pesquisas para tratamentos de osteoporose, pesquisadores fizeram descobertas que podem ajudar na calvície


De acordo com uma pesquisa publicada na revista "PLOS Biology", um tratamento originalmente desenvolvido para ajudar pessoas com osteoporose pode ser usado para tratar a calvície . O estudo foi realizado em um laboratório usando amostras de cabelo humano, mas, de acordo com o co-autor do estudo, Nathan Hawkshaw, da Universidade de Manchester, no Reino Unido, é preciso mais testes antes de garantir que o tratamento é viável para pessoas com perda de cabelo.

Em pesquisas anteriores sobre o tratamento da osteoporose, também conduzidas por Hawkshaw e sua equipe, foi descoberto que a Ciclosporina A estimula o crescimento do cabelo ao inibir uma proteína chamada SFRP1, que causa a queda dos fios. O problema é que poderia causar vários efeitos colaterais.

Substância semelhante foi encontrada

Tendo esse conhecimento, os pesquisadores procuraram por compostos semelhantes à proteína SFRP1 e se depararam com outro composto usado no tratamento da osteoporose conhecido como WAY-316606.

Leia também: Cevada nos cabelos ajuda no crescimento e volume dos fios

Os especialistas fizeram testes em amostras de cabelo de 40 pacientes que se submeteram à cirurgia de transplante capilar. Os pesquisadores descobriram que o WAY-316606 inibiu a proteína SFRP1 de maneira semelhante a Ciclosporina A  e promoveu o crescimento do cabelo em apenas dois dias.

Descoberta promissora? 

Os resultados parecem promissores, mas, por mais que o estudo indique que o WAY-316606 tenha o potencial para tratar distúrbios relacionados à perda de cabelo humano, ele só foi testado em amostras de cabelo – não em seres humanos vivos.

O dermatologista do Hospital Universitário Stony Brook, David Silverstein, que não está associado à pesquisa, disse, após analisar os resultados do estudo, que tudo ainda é muito preliminar. "De uma perspectiva clínica, não estou muito animado com isso", afirma em entrevista ao “Men’s Health”.

Leia também: Cientistas podem ter descoberto a causa da calvície e do cabelo branco

Já existem medicamentos para tratar a calvície , mas eles certamente não são drogas milagrosas. O medicamento chamado Propecia, usado pelo presidente americano Donald Trump, por exemplo, causa efeitos colaterais inconvenientes, incluindo uma perda na libido. Já outro chamado Rogaine não é tão eficaz.