Tamanho do texto

Um estudo aponta que os homens começam a tomar algumas atitudes a partir dos 40 anos e passam a pensar mais na saúde e em cuidar do corpo

Acredite no que você quer, mas aparentemente decidir se tornar vegano pode ser um sinal da crise de meia-idade nos homens. Segundo o portal britânico "Metro", um estudo realizado pela Bupa Health Clinics, no Reino Unido, descobriu que os homens de 40 a 50 anos que optam por mudar drasticamente a dieta podem estar, na verdade, com  um conflito interno devido o avanço da idade.

Decidir se tornar vegano pode ser reflexo da crise de meia-idade que costuma aparecer no homens aos 40 anos
shutterstock
Decidir se tornar vegano pode ser reflexo da crise de meia-idade que costuma aparecer no homens aos 40 anos


A pesquisa contou com a participação de três mil adultos e aponta que, quase a metade (47%) dos homens, quando se sentem consideravelmente mais velhos passam a se preocupar com a saúde, já as mulheres tendem a sentir esse impacto da idade bem mais. E, para os homens, especificamente, o ponto que costuma determinar o peso da meia-idade é optar por mudar a alimentação e, para isso, 24% dos entrevistados adotaram um estilo de vida vegano .

Muitos homens também buscam provar para eles mesmos que ainda são capazes de enfrentar desafios , prova disso é que 31% dos homens passaram a participar de eventos competitivos como maratonas. Aparentemente, envelhecer também leva os homens a mais consultas médicas e a mudar o estilo de vida, como exemplo, a pesquisa indica que 53% dos entrevistados reduziram ou deixaram de consumir bebidas alcóolicas.

No geral, as pessoas geralmente começam a se preocupar com sua saúde quando chegam aos 30 anos, mas quando se trata somente dos homens, o desejo por mudanças que sejam benéficas para a saúde e a ideia de adotar um estilo de vida mais saudável só costuma aparecer aos 40 anos. Vale acrescentar que para 6% dos homens, melhorar a aparência se tornou uma prioridade por possuírem uma parceira mais jovem.

Aniversário costuma ser uma boa época para virar vegano

Uma época que costuma ser decisiva para decidir se tornar vegano é perto do aniversário, pois a data simboliza nova etapa
shutterstock
Uma época que costuma ser decisiva para decidir se tornar vegano é perto do aniversário, pois a data simboliza nova etapa


As mulheres tendem a começar na academia ou a contratar um personal trainer após passarem por um aniversário que consideram marcante, mas isso não é uma exclusividade delas. “Entrar em uma nova década é um dos muitos gatilhos que podem nos levar a pensar sobre a nossa saúde”, explica Jake Williams, conselheiro de saúde e estilo de vida na Bupa Health Clinics.

Williams também fala que percebeu que, muitas vezes, os pacientes costumam aparecer para fazer um check-up geral pouco antes ou pouco depois de fazer aniversário, pois essa data costuma simbolizar um novo começo para as pessoas. Seguindo essa lógica, é nesse mesmo período que muitos homens cogitam a hipótese de ser tornar vegano e de começar a praticar uma atividade física.