Tamanho do texto

A imagem mostra o quanto a falta de trocador no banheiro masculino é ruim

A foto de um pai trocando fralda viralizou nas redes sociais, tudo porque, pela falta de fraldário , ele precisou improvisar e fazer a troca ajoelhado no banheiro. Quem está na foto é o americano Donte Palmer, de 31 anos, que, em entrevista ao Yahoo Lifestyle, afirma que essa imagem reflete uma das dificuldades diárias que ele encontra na sua rotina como pai de três garotos, um de 12 anos, um sete anos e outro de um ano.

Um pai trocando fralda chamou atenção nas redes sociais por ter que fazer isso ajoelhado por falta de trocador
Reprodução/Instagram
Um pai trocando fralda chamou atenção nas redes sociais por ter que fazer isso ajoelhado por falta de trocador


“Nós tínhamos parado no Texas Roadhouse para almoçar e enquanto minha esposa pedia comida, meu filho Liam começou a se agitar, então já entendi que era hora de trocar as fraldas dele”, lembra o americano que foi para o banheiro masculino com o filho mais velho, Isaiah, seu “ajudante com as fraldas” e, como não tinha fraldário no local, ele precisou se virar, mas deixa claro que é um absurdo as pessoas ainda acharem estranho ver um pai trocando fralda .

“Eu costumo colocar Liam em cima das roupas que guardo na bolsa de fraldas ou coloco ele na própria bolsa. Já Isaiah me entrega os lenços umedecidos e joga fora a fralda suja”, conta Palmer. Enquanto se contorcia para fazer a troca no banheiro do restaurante, o pai não percebeu que o filho mais velho tinha tirado uma foto dele. Só depois ele viu a imagem e resolveu postar no Instagram.

Na legenda, o pai faz um apelo : “Esta é uma postagem séria! Qual é o problema de ter trocadores no banheiro masculino? É como se nós [pais] não existíssemos! Claramente, fazemos isso com tanta frequência que olha como isso se tornou ‘confortável’ para o meu filho. É rotina para ele! Precisamos resolver esse problema!”.

Logo, o post recebeu inúmeras reações. “As pessoas comentaram que minha esposa é 'preguiçosa' por não trocar a fralda do bebê ou que eu poderia ter trocado ele no carro, mas por que eu deveria fazer isso?”, indaga o pai que recebeu críticas, mas também recebeu apoio de pais que já passaram pela mesma situação. 

Pai trocando fraldas é inspiração

Outro caso de pai trocando fralda da filha no chão de lanchonete viralizou nas redes sociais junto com relato feito por ele
Reprodução/Facebook
Outro caso de pai trocando fralda da filha no chão de lanchonete viralizou nas redes sociais junto com relato feito por ele


O americano  Chris Mau viveu algo parecido com o que Palmer passou, a foto da sua filha recém-nascida deitada no chão de um restaurante e o desabafo dele viralizaram há alguns meses.

“É uma loucura imaginar, eu sei, mas há homens que também cuidam de seus filhos. Se é um lugar público com banheiros públicos, na geração de igualdade entre gêneros e raças, que tal garantir que nós, pais, possamos trocar as fraldas dos nossos filhos em um fraldário? Estou pedindo demais?”, escreveu Chris no post viral.

Em agosto, a cafeteria Tim Hortons, no Canadá, pediu desculpas e prometeu instalar um fraldário em todos os banheiros masculinos depois que o pai Chris Webb precisou pedir permissão para os funcionários do local para usar o banheiro feminino para poder trocar fralda da filha.

Webb chegou a desabar no Twitter: “Estou chocado e humilhado por ter que usar o banheiro feminino para trocar minha filha em um restaurante nos dias de hoje. A equipe realmente fez de tudo para permitir que eu usasse o banheiro, mas estamos em 2018 e ambos os banheiros deveriam ter um trocador”.

Leia também: Pais superam o preconceito e optam por ficar em casa para cuidar dos filhos

A hashtag “squat for change” (agachamento por mudança) começou a ser usada para mostrar o quanto essa situação é difícil e também para mostrar que um pai trocando fralda não deveria ser tratado como algo tão impressionante ou surreal.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.